Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Filomena Morais
Filomena Morais
25 Jan, 2019 - 12:52

7 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

Filomena Morais

Com a chegada da época mais fria, há 7 dicas para cuidar dos cabelos no inverno que deve seguir para manter sempre o cabelo bonito e saudável. Tome nota.

7 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

Com o tempo frio, adotamos alguns comportamentos que, sem sabermos, podem estar a prejudicar o nosso cabelo. Um exemplo é o facto de aumentarmos a temperatura da água do banho ou duche, o que pode ser bastante mau para a saúde do nosso cabelo, pois vai deixá-lo mais frágil e seco. Assim, há dicas para cuidar dos cabelos no inverno que deve seguir com rigor, para fios mais saudáveis e bonitos. Se gosta de ter um cabelo brilhante e sedoso todo o ano, ponha mesmo em prática estas dicas para cuidar dos cabelos no inverno.

7 dicas para cuidar dos cabelos no inverno e mantê-los sedosos

1. Use água tépida

lavar cabelo

Ainda que esteja mais frio lá fora, usar água muito quente durante o banho pode deixar o seu cabelo mais fraco, quebradiço e seco. Com a repetição de banhos com água muito quente, ao longo do inverno, esses efeitos são realmente visíveis e deve, por isso, evitar esse hábito. A água tépida será muito mais benéfica para o seu cabelo, uma vez que não o danifica, nem promove o aparecimento de caspa. Aliás, é até bastante indicado que o último jato de água no seu cabelo seja de água fria, para que os poros fechem mais rapidamente e os fios fiquem mais brilhantes.

2. Não lave o cabelo todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias pode ser prejudicial, especialmente no inverno, porque nesta estação do ano, o cabelo demora mais tempo a secar e, por isso, lavá-lo todos os dias faz com que ele fique molhado e húmido durante mais tempo do que o desejável. Lavando o cabelo apenas dia sim dia não, ou com dois dias de intervalo, permitirá que os fios do seu cabelo sequem melhor e fiquem visivelmente mais fortes, brilhantes e, acima de tudo, resistentes.

3. Nunca durma com o cabelo húmido

Seguindo a dica anterior, é importante que não prolongue o tempo que o seu cabelo está molhado ou húmido. Se for para a cama com o cabelo húmido, isso fará com que ele não seque e passar toda a noite com o couro cabeludo húmido pode promover o surgimento de bactérias e fungos que levarão ao enfraquecimento dos fios, bem como ao aparecimento de caspa. Este hábito pode até causar queda de cabelo. Se o seu cabelo não secar até à hora de ir dormir, é sempre preferível secá-lo com o secador.

4. Use produtos protetores

pré-secagem

Antes de usar o secador, o babybliss ou as placas de alisamento, é fundamental usar protetores térmicos que possam contribuir para a manutenção da resistência do seu cabelo, protegendo-o das agressões próprias desses métodos de styling. Esses produtos são concebidos para evitar que a temperatura danifique o seu cabelo, ao mesmo tempo que promovem o brilho e vitalidade do seu cabelo.

5. Hidrate constantemente

A preocupação com a hidratação não se pode limitar à época do verão, em que já estamos mais habituadas a preocuparmo-nos com a hidratação do cabelo, por causa da exposição solar. Também no inverno a hidratação do cabelo é importante: um cabelo bem hidratado (quer através de máscaras, quer através da ingestão de água) é um cabelo mais forte e resistente. Por isso, também no inverno é importante fazer máscaras de hidratação regularmente.

6. Lave bem o cabelo

Durante o inverno, podemos cair na tentação de apressar a lavagem do cabelo, quer por estarmos com pressa para ir trabalhar, quer por querermos passar menos tempo despidos. Se não lavarmos bem o cabelo, isto é, se não retirarmos bem os produtos que lhe aplicamos durante o banho, as consequências podem ser desastrosas. É importante usar condicionador ou, até, máscara de hidratação, mas no fim deve retirá-la muito bem do cabelo. Se não o fizer, os restos desses produtos no cabelo podem causar-lhe danos e torná-los mais fracos.

7. Moderar os gorros e chapéus

usar gorro

Durante o tempo mais frio, temos tendência a usar mais acessórios no cabelo, como chapéus, gorros ou turbantes. Estes são acessórios importantes para as mulheres e pode usá-los, desde com moderação. Isto é, não ande de gorro todo o dia, pois isso pode acabar por ser prejudicial para o seu cabelo que precisa de respirar. Do mesmo modo, dê sempre preferência a acessórios de algodão ou lã e evite os materiais sintéticos.

Estamos no tempo frio e, por isso, está mesmo a tempo de aplicar já estas nossas dicas para cuidar dos cabelos no inverno. Os resultados far-se-ão sentir rapidamente e verá como o seu cabelo agradece. Aliás, todo o seu visual vai ficar mais bonito, se estiver acompanhado de um cabelo cuidado, brilhante e saudável. Portanto, não descure nestas dicas para cuidar dos cabelos no inverno e consiga um fios sedosos e bem tratados.

Veja também: