ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarine Martins
Catarine Martins
07 Dez, 2020 - 11:02

7 boas dicas para cuidar dos cabelos no inverno

Catarine Martins

Sabia que o cabelo também sofre com os dias frios? Por isso, reunimos as melhores dicas para cuidar dos cabelos no inverno.

Como cuidar dos cabelos no inverno

Reunimos algumas dicas para cuidar dos cabelos no inverno que deve seguir, de forma a conseguir ter o cabelo bonito com que sempre sonhou. Lembre-se que manter o cabelo saudável é sinónimo de fios bem cuidados e cheios de vida.

É que mais vezes do que gostaríamos de admitir, adotamos alguns comportamentos que prejudicam a saúde dos fios de cabelo, sobretudo quando os dias estão mais frios. Por exemplo, quem nunca colocou a temperatura do banho demasiado quente? Sim, a água quente deixa os fios secos e sem vida.

7 dicas para cuidar dos cabelos no inverno e mantê-los sedosos

1

Esqueça a água quente

Ainda que esteja mais frio lá fora, usar água muito quente durante o banho pode deixar o seu cabelo mais fraco, quebradiço e seco.

Com a repetição dos banhos de água quente, ao longo do inverno, esses efeitos tornam-se realmente visíveis, o que se traduz naquele cabelo “palha de aço” e sem vida.

Assim, a água tépida é muito mais benéfica para o cabelo, uma vez que não danifica a fibra capilar, nem promove o aparecimento de caspa.

Aliás, é até bastante indicado que o último jato de água nos fios seja de água fria, para fechar a cutícula capilar, deixando o cabelo saudável e brilhante.

2

Não lave o cabelo todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias pode ser prejudicial em qualquer altura do ano, mas no inverno o cabelo demora mais tempo a secar. Por isso, lavá-lo todos os dias traduz-se em que fique molhado e húmido durante mais tempo do que o desejável.

Lavando o cabelo apenas dia sim dia não, ou com dois dias de intervalo, permitirá que os fios sequem na totalidade e fiquem visivelmente mais fortes, brilhantes e, acima de tudo, resistentes.

Caso seja muito oleoso, porque não optar por usar champô seco nos dias em que não lavar? É uma boa forma de cuidar dos cabelos no inverno.

3

Nunca durma com o cabelo húmido

Seguindo a dica anterior sobre como cuidar dos cabelos no inverno, é importante que não fique com o cabelo molhado durante muito tempo.

Se for para a cama com o cabelo húmido, por exemplo, isso fará com que os fios, bem como o couro cabeludo, não sequem, o que estimula o surgimento de bactérias e fungos que levarão ao enfraquecimento dos fios, e até ao aparecimento de caspa.

Igualmente, este mau hábito pode provocar queda de cabelo, em algumas mulheres. Nesse sentido, é importante que seque bem o cabelo, antes de se deitar.

4

Use protetores térmicos

Antes de usar o secador, o babybliss ou as placas de alisamento, é fundamental que aplique protetor térmico, de forma a proteger o cabelo das agressões das temperaturas elevadas.

Nesse sentido, se não costuma usar, este é um produto que tem mesmo que comprar. O resultado é um cabelo visivelmente mais forte, saudável e brilhante.

Erros ao esticar o cabelo
Veja também 7 erros ao esticar o cabelo que deve evitar a todo o custo
5

Faça hidratações regulares

A preocupação com a hidratação não se pode limitar à época do verão, em que já estamos mais habituadas a preocuparmo-nos em virtude da exposição solar.

Também no inverno a hidratação do cabelo é crucial, por causa do frio, do vento e das agressões externas. Afinal, um cabelo bem hidratado é um cabelo mais forte e resistente.

Assim, quer prefira máscaras caseiras, quer goste de aplicar máscaras compradas, o importante é que não se esqueça de hidratar os fios semanalmente para melhor cuidar dos cabelos no inverno.

6

Lave o cabelo sem pressa

Nos dias de muito frio, é fácil cair na tentação de apressar a lavagem do cabelo, quer porque estamos com pressa para ir trabalhar, quer porque querermos passar menos tempo despidos.

Contudo, não lavar bem o cabelo, retirando com água abundante todos os produtos aplicados, pode ter consequências desastrosas. Sim, deixar resíduos nos fios de cabelo, torna-os mais frágeis, fracos e quebradiços.

Nesse sentido, passe muito bem o cabelo por água tépida, antes de sair do banho.

7

Modere o uso de gorros e chapéus

Quando o frio aperta, temos tendência a usar mais acessórios no cabelo, como chapéus, gorros ou até turbantes. Estes são acessórios importantes para manter a cabeça quente, mas não convém usá-los todos os dias. Isto porque o cabelo precisa de respirar.

Outro aspeto importante é que deve preferir chapéus e gorros de fibras naturais, como algodão ou lã, uma vez que permitem que o couro cabeludo respire, ao contrário dos sintéticos.

Acredite, faz mesmo muita diferença na saúde dos fios de cabelo.

Agora que já conhece as dicas para cuidar dos cabelos no inverno, acabaram-se as desculpas para não ter fios sedosos, macios e cheios de brilho.

Veja também