Catarine Martins
Catarine Martins
27 Mar, 2020 - 12:05

5 boas dicas para cuidar do cabelo masculino em casa

Catarine Martins

Cuidar do cabelo masculino em casa, não tem que ser difícil. Para o ajudar, reunimos 5 dicas infalíveis para manter um bom ar. Descubra tudo.

Mulher a cuidar do cabelo masculino em casa

Agora que os cabeleireiros e barbearias se encontram encerrados, em virtude do declarado estado de emergência, reunimos as melhores dicas para cuidar do cabelo masculino em casa.

Se é verdade que, à primeira vista, cuidar do cabelo sozinho pode parecer uma missão impossível, saiba que não é. Por isso, aproveite o tempo livre no conforto do lar para cuidar de si e do seu cabelo.

Sim, também para os homens é importante manter a autoestima, neste período de isolamento. Pelo que, largue o pijama, deixe a preguiça de lado e faça desta fase uma aliada para ter mais tempo para si.

Cuidar do cabelo masculino em casa: 5 truques infalíveis

Homem a cuidar do cabelo em casa

1. Escolha o champô certo

Não importa se o seu cabelo é curto ou mais comprido. Escolher o champô adequado para o seu tipo de cabelo é essencial, para que consiga mantê-lo bonito e saudável.

Assim, se é dono de cabelos oleosos, escolha um champô específico para esse tipo de cabelo. Já se tem o cabelo seco, prefira um adequado para o cabelo seco. Acredite, usar o champô certo, faz toda a diferença no resultado final.

Escolhido o champô, há duas dicas importantes que deve colocar em prática na hora da lavagem.

Em primeiro lugar, nunca aplique o champô diretamente no couro cabeludo. Dilua primeiro com um pouco de água e, depois sim, aplique o champô em movimentos suaves e ritmados de lavagem.

Em segundo lugar, é crucial que passe a cabeça abundantemente por água, de forma a que não fique nenhum resíduo de champô (o que pode originar caspa e outros problemas).

2. Aplique condicionador nas pontas

Sim, leu bem. Não são só as mulheres que devem aplicar condicionador após a lavagem, muito pelo contrário.

Assim, a menos que tenha o cabelo rapado, é essencial que, após a lavagem, aplique condicionador nos fios de cabelo.

Isto porque, durante a lavagem, o champô abre as cutículas da fibra capilar. E, se apenas passar a cabeça por água, sem aplicar condicionador, a cutícula ficará aberto, o que se traduzirá num cabelo seco, crespo e sem vida.

Cabe, portanto, ao condicionador o papel de fechar a cutícula da fibra capilar e, assim, devolver ao cabelo viço, brilho e suavidade.

Ou seja, se não tem condicionador em casa, vale a pena encomendar online e começar a usá-lo.

Os 6 melhores champôs para homem por menos de 15€
Não perca Os 6 melhores champôs para homem por menos de 15€

3. Aplicar máscara

Se o seu cabelo é de tamanho médio, ou longo, é importante que uma vez por semana faça uma máscara capilar.

Isto ajudará não só a que o cabelo se mantenha bonito e hidratado, como é a certeza de um cabelo saudável e cheio de brilho.

Tal como acontece com o champô e com o condicionador, prefira uma máscara capilar adequada ao seu tipo de cabelo.

4. Cortar o cabelo em casa

Cortar o cabelo em casa, ainda mais se estiver sozinho, pode ser um desafio. Mas, não é uma missão impossível.

Consequentemente, se não faz a mínima ideia de como cortar o cabelo, o ideal é que veja primeiro alguns tutoriais.

Depois, quando já se sentir mais confiante, comece por cortar as pontas, devagar. A ideia é cortar pouco de cada vez, de forma a evitar que algo corra mal.

Na parte de baixo do cabelo, pode ser necessário aparar com um aparador de cabelo. Novamente, comece devagar e, não corte demasiado de cada vez. Vá fazendo aos poucos, com a ajuda de um espelho, para garantir que o resultado é uniforme.

Todavia, se está de quarentena com alguém, na mesma casa, pode ser uma boa aposta pedir a essa pessoa que o ajude na hora de cortar. O resultado pode até não ser profissional, mas pelo menos vai ficar com o cabelo cortado.

5. Não se esqueça do finalizador

Depois de lavar, hidratar e secar, é importante que termine com um finalizador. Tanto pode optar por gel, como cera ou até creme, consoante aquilo que já costuma usar e de que gosta.

Este é um passo essencial para modelar o cabelo, e conseguir o seu penteado habitual, sem esforço.

Agora que já sabe como cuidar do cabelo masculino em casa, do que está à espera para voltar a ter um cabelo que parece saído do cabeleireiro?

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.