ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
25 Mai, 2021 - 16:47

Decoração com centro de mesa: conheça as nossas sugestões

Catarina Milheiro

Precisa de sugestões para fazer a sua decoração com centro de mesa? Temos algumas que podem ser feitas por si próprio, sem que exijam muito dinheiro.

decoração com centro de mesa

Sempre que tem um tempo livre aproveita para espreitar as tendências de decoração com centro de mesa? Gosta de estar a par das ideias mais inovadoras e que contribuem para um mundo mais sustentável? Então, este artigo é para si.

Muitas vezes, quando pensamos em decoração associamos logo a algo dispendioso, não é verdade? Contudo, atualmente existem diversas sugestões de ideias que podem ser feitas por si a partir de materiais que já tenha em casa ou não.

No fundo, são os detalhes que fazem a diferença na decoração. É precisamente nos objetos de decoração que está o charme que determina a personalidade de cada espaço. Fique connosco e conheça algumas ideias para a decoração com centro de mesa.

Algumas sugestões para a decoração com centro de mesa

Há muito tempo que procura uma solução de decoração com centro de mesa? Está no sítio certo, temos algumas sugestões interessantes para si.

A verdade é que não existe um tipo de centro de mesa perfeito ou ideal. Cada pessoa tem um estilo e uma personalidade diferentes e esses são os aspetos que devem ser refletidos nos centros de mesas.

Dentro dos estilos mais clássicos de decoração com centro de mesa estão as travessas, as cestas ou as fruteiras. No entanto, também poderá utilizar vasos com flores, jarros simplesmente vazios, velas ou outro tipo de elemento decorativo.

1

Centro de mesa de jantar de verão

A decoração com centro de mesa de jantar pode, na verdade, ser aquela que quiser e com a qual se identifique mais no momento. Contudo, o centro de mesa de jantar é já um clássico e por isso em eventos especiais, a mesa transforma-se através dos elementos decorativos que completam o seu centro.

Se vai dar um jantar em sua casa agora no tempo mais quente, pode optar por escolher um estilo mais leve. Sabe aquelas jarras que não usa há alguns anos e que estão simplesmente parados a um canto? Experimente comprar ou colher umas flores campestres de várias tonalidades e colocá-las lá dentro – verá que a sua mesa ficará repleta de alegria.

Caso não tenha jarras em casa, poderá optar por comprar uns vasos ou jarras decorativas novas e a um preço acessível. E o melhor disto tudo é o facto de poder misturar várias cores!

Jarra cinzenta

Jarra verde

Jarra branca multiusos

Planta artificial em vaso

Esta é uma ideia para preencher os seus jarros ou vasos. Poderá optar por comprar as flores numa florista ou, então, pode ainda comprar um vaso deste género e transferir a terra para a jarra ou vaso que preferir. Verá que o resultado estará em harmonia com qualquer espaço ou decoração.

2

Centro de mesa de jantar simples

Se prefere um estilo mais simples e minimalista para o centro de mesa, poderá sempre optar por colocar apenas um elemento decorativo em cima da mesa.

Para conseguir obter um centro de mesa de jantar simples, é importante ter atenção ao tamanho. Isto porque o elemento que irá colocar em cima da mesa, tem de ser proporcional ao tamanho da mesa. Além disso, existem alguns elementos decorativos que ficam melhor com determinados materiais.

Por exemplo: se a sua mesa é de vidro ou branca, poderá optar por colocar uma jarra de vidro com uma simples flor natural. Ou se a sua mesa for de madeira, coloque um prato decorativo no centro, que seja simples mas que faça algum contraste de cor.

Ideia de decoração com centro de mesa de vidro – Jarra em vidro reciclado

Ideia de decoração com centro de mesa de madeira – Prato decorativo

3

Centro de mesa moderno (trio de vasos)

Obter um centro de mesa ideal, pode parecer uma tarefa difícil. Contudo, é importante que para cada decoração com centro de mesa, reflita sobre os materiais que vai utilizar.

Com isto, falamos de materiais e objetos que sejam duradouros, reutilizáveis e sustentáveis. Os vasos e as jarras, por exemplo, são elementos de decoração escolhidos frequentemente para centros de mesa pelo simples facto de que poderão ser utilizados facilmente para outros fins e noutras divisões da casa.

Para conseguir um centro de mesa moderno é muito simples – muito mais do que pode pensar na verdade. Basta colocar em cima da mesa um trio de vasos ou jarras grandes que combinem de alguma forma (material, texturas e cores).

Sugestões para trio de vasos

Vaso 1

Vaso 2

Vaso 3

Faça você mesmo: decoração com centro de mesa

Se preferir, poderá optar por fazer a sua própria decoração para o centro da mesa. Temos a ideia perfeita, que poderá ser utilizada no formato que preferir, utilizando o cimento.

Suporte para velas em cimento

Esta sugestão é mais fácil do que parece. Vai precisar de:

  • Um recipiente de plástico (pode ser um tupperware velho);
  • Vaselina;
  • Trincha;
  • Cimento;
  • Água;
  • Lixa;
  • 3 velas rasas pequenas (menos ou mais dependendo do tamanho do recipiente).

Num recipiente à parte, misture o cimento com a água e mexa em movimentos circulares até obter uma massa mais ou menos consistente, mas não totalmente dura (dependendo do tamanho do recipiente, coloque para cada copo de cimento, dois copos de água).

Com a ajuda da trincha, passe vaselina por todo o recipiente que vai servir como molde. No final, coloque a mistura obtida (cimento) no recipiente e mergulhe as velas de forma que só se observe a parte de cima das mesmas.

Espere dois dias e retire o recipiente em volta (que irá sair sem danos devido à vaselina) e passe uma lixa por todo o objeto. Verá que todos os seus amigos gostarão da ideia!

Esta técnica pode ser reproduzida para outro tipo de objetos decorativos: desde vasos, esculturas, jarras e muito mais! Basta que dê asas à sua imaginação.

Veja também