Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
25 Jun, 2018 - 00:00

Decoração de verão: tendências e ideias novas e refrescantes para 2018

Teresa Campos

Já comprou umas t-shirts e uns calções para si? Então, está na hora de também “vestir” a sua casa com a decoração de verão de 2018.

Decoração de verão: tendências e ideias novas e refrescantes para 2018

As tendências de moda 2018 não se ficam pela roupa. Saiba o que está mais in para a decoração de verão de sua casa e arrase com o novo look que vai dar às suas divisões. Crie ambientes únicos e muito frescos, priveligiando as cores alegres e os tecidos leves, para que a sua casa esteja em plena harmonia consigo e com o tempo que se faz sentir lá fora. Renove a sua casa com a decoração de verão e abra finalmente as portas ao calor.

Decoração de verão 2018: 9 coisas que não podem faltar em sua casa

Cores alegres e refrescantes

Se há coisa que combina com o verão, são tons coloridos, seja na roupa, seja na comida, seja, claro, na própria decoração. Experimente pintar uma parede do seu quarto ou da sala ou revista uma das superfície com um papel de parede de inspiração estival.

Este ano há algumas cores tendência como é o caso domillenial pink – um cor-de-rosa que faz lembrar algodão doce -, o lilás ou lavanda, o azul céu, o verde menta, o amarelo mostarda, o laranja ferrugem e o verde Nilo, entre outras. No fundo, pense em qualquer cor que consegue encontrar numa banca de gelados e, sim, escolha uma dessas!

 

Gradações

As gradações de cor são outra moda que pode pôr em prática de diferentes formas. O mais tradicional é na pintura de uma parede, mas pode também encontrar nos têxteis, tapetes, quadros e, até, mobiliário. Selecione uma cor e brinque com ela levando-a do seu tom mais claro ao mais escuro.

 

Plantas, plantas e mais plantas

O verão é, também, a estação onde se priveligia os convívios ao ar livre e em contacto com a Natureza por isso, por que não trazer um pouco de Natureza para sua casa, enchendo-a de plantas e de verde?! Isso trará cor e frescura aos ambientes, para além de benefícios para o nosso bem-estar físico e mental.

A marcar as tendências estão os catos, palmeiras e suculentas – como plantas bonitas e de fácil manutenção; há também as plantas cítricas que além de belíssimas, espalham um agradável perfume por toda a casa. Coloque flores numa jarra e distribua plantas por toda a casa. Com elas conseguirá preencher e dar vida a um espaço vazio, a uma mesa de centro, a estantes e prateleiras e, até, ao hall de entrada.

 

Estilo boémio

O estilo boémio tem tudo a ver com o verão. Descontração, mistura de influências, fusão de padrões e objetos confortáveis, são alguns traços desta tendência que pode facilmente trazer para sua casa. Abrace as cores, decore as divisões com souvenirs de viagens, peças de artesanato e produtos étnicos. Inspire-se na estética marroquina, espalhe puffs pelos espaços e utilize cortinas compridas com diferentes padrões.

 

​Macramé

Borlas, macramé, franjas e penas parecem ser outra tendência que invadiu tapeçarias, mantas, almofadas, entre muitos outros acessórios. Esta moda segue uma certa tendência também emergente que priveligia os produtos artesanais e o DIY. Se não sabe fazer, por que não aproveitar as férias de verão para aprender macramé?

 

Fique a saber mais sobre esta moda do macramé >>

​Espaço exterior

Se tem o enorme privilégio de ter um espaço exterior, por mais pequeno e modesto que seja, faça por torná-lo o ponto de encontro de família e amigos. Coloque uma mesa e cadeiras para petiscos e refeições de verão e embeleze-a com centros de mesa floridos, loiça bonita, guardanapos com padrão e copos coloridos. Misture o branco com cores e padrões alegres e não esqueça os têxteis confortáveis e laváveis, as lanternas, as velas, os sofás, as espreguiçadeiras e as grinaldas de luz decorativas. Faça do seu espaço exterior uma pequena esplanada.

 

​Refresque a cama

Com a chegada do calor há que substituir os têxteis quentes e de cor escura, por tecidos mais leves de cores claras. Opte por lençóis brancos e capas para edredão e almofadas de cores bem vivas e vibrantes. Ao fundo da cama, não se esqueça de colocar uma manta em linho, em algodão ou noutra malha muito fina, apenas para os dias em que a temperatura baixe um pouco mais.

 

Cortinas leves

Uma das melhores coisas do verão é mesmo o sol e a luz constante que ele nos oferece. Para deixar a luz entrar em sua casa, nada como substituir as suas cortinas por modelos mais leves, em linho ou algodão. As cortinas brancas semi-transparentes são versáteis e asseguram privacidade, ao mesmo tempo que permitem a passagem de luz solar.

 

Cestos em vime

Os cestos na decoração são uma tendência já com algum tempo, pois além de estéticos, ajudam na arrumação dos espaços. Neste segmento, têm-se tornado muito populares os cestos e demais objetos em vime, por vezes coloridos ou adornados com pompons. Este material oferece ainda a possibilidade de usá-los quer no interior, quer no exterior de sua casa.

 

Se o seu orçamento para a decoração de verão é curto, não tem de se preocupar. Muitas das sugestões que deixámos não são caras e, além disso, talvez tenha no seu sótão objetos guardados que, quem sabe, pode agora aproveitar para recuperar. Além disso, como viu, a primazia vai para o artesanal e o DIY, por isso só tem de pôr as mãos na “massa” e criar você mesmo a sua decoração de verão 2018.

Veja também: