ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
13 Abr, 2021 - 11:31

Dias quentes e cheios de sol: vamos decorar o terraço?

Sara Cristóvão

Gostava de aproveitar melhor o espaço exterior de casa para os dias mais quentes? Saiba como decorar o terraço de forma prática e sustentável.

decorar terraço

Quantas vezes já procurou sugestões para saber como decorar o terraço? Desde o ano passado que começámos a dar mais valor aos espaços exteriores, e ao facto de os termos na nossa casa. Afinal, com os longos meses de pandemia passados em confinamento, ter uma varanda ou um terraço começa a ser, para muitos, uma divisão fundamental numa casa.

Com a chegada do bom tempo vem também a procura de soluções boas e eficazes para decorar as áreas exteriores. Assim, decidimos reunir algumas ideias para que possa desfrutar melhor do terraço.

Antes de mais perguntamos: sabe como distinguir uma varanda de um terraço? É certo que pode ter uma varanda grande, à qual chama terraço, no entanto a grande diferença é: uma varanda é uma estrutura saliente à habitação normalmente com uma grade ou muro à volta. Os terraços são zonas descobertas.  Normalmente ficam na parte de cima da construção, embora também possam ser ao nível do pavimento da casa. Sendo assim, aproveite toda a sua área e dê asas à criatividade.

Decorar terraço: crie o seu canto especial

Levante a mão quem sonha com a possibilidade de ter um espaço exterior agradável, capaz de nos abraçar em noite quentes. Sem dúvida que quem tem este espaço em casa deve seguir as nossas dicas de como decorar terraço, e torná-lo no seu cantinho especial para o próximo verão.

Espreite as nossas dicas e inspire-se.

1

Plantas e flores

Uso e abuse deste elemento no seu espaço exterior. Decorar terraço com plantas é a melhor forma de sentir que está fora do seu ambiente diário. Preencha o espaço com diferentes tipos de vasos e aposte na construção de um jardim vertical

A colocação de flores irá trazer beleza e vida ao espaço. Aposte nas cores vivas das flores para contrastar com os tons neutros da decoração.

Não se esqueça de que deverá escolher espécies adequadas às condições de luminosidade do local. Se não percebe muito de plantas pode sempre apostar em plantas mais fáceis. Procure o horto mais próximo e peça algumas indicações.

2

Almofadas e cadeiras

As almofadas são sempre elementos que conferem conforto. Crie nichos com poltronas, puffs e almofadas. Se tiver espaço, por que não apostar num pequeno sofá

3

Mesa e cadeiras

Partilhar este espaço com a família e amigos deve ser um dos main goals, assim não se esqueça de investir numa pequena mesa e cadeiras para poderem desfrutar de grandes convívios. Decorar o terraço é um excelente motivo para celebrar, então, deve começar por aí. Verifique se não tem uma mesa velha em casa para aproveitar. Basta pintar para dar um toque novo e especial.

4

Investir numa pérgula

Se quiser investir um pouco mais e criar uma zona de sombra, idealize a instalação de uma pérgula. Poderá colocar uma tapada por todos os lados, ou então uma estrutura aberta de madeira e criar sombra com plantas trepadeiras que se apoiam nos pilares. Imagine a elegância que este elemento irá dar ao seu terraço.

5

Mobiliário de madeira

O ideal mobiliário para decorar o terraço é o de madeira, uma vez que é mais resistente às perturbações atmosféricas. Mas não é necessário que invista muito dinheiro. Se não tem nada em casa para aproveitar, por que não espreitar feiras da ladra ou lojas em segunda mão?

6

Aproveitamento de paletes

Não há material mais versátil do que as paletes. Além de serem de madeira, podem ser aplicadas de diversas formas. Poderá encostá-las à parede, e desta forma construir o seu jardim vertical, ou então empilhá-las e colocar por cima umas almofadas. Quer uma ideia para sofá mais original? Deixe a sua imaginação guiá-lo.

7

Cor

Aposte em cores neutras e naturais. Branco, bege, verde água, tons claros. Decorar o terraço com estas cores vai trazer-lhe paz e criar o seu pequeno canto aconchegante, conferindo também delicadeza. Além disso, tem a vantagem de serem cores que não desbotam com tanta facilidade e que ajudam a refletir o sol. 

8

Iluminação

Aposte em pequenos pontos de luz, que iluminem zonas principais e permitam criar um ambiente romântico ao espaço. Se instalar uma pérgula pode criar diferentes pontos de luz com grinaldas.

9

Criar zonas diferentes

Se tiver uma área grande para trabalhar poderá criar zonas diferentes: aposte num canto de leitura com uma sombra e um bom cadeirão; mas distinga bem a zona das refeições e convívio. Desta forma vai conseguir tirar o máximo proveito do seu espaço.

Antes de começar o seu extreme makeover pense bem em qual o rumo que gostava de dar ao decorar o terraço. Defina a sua finalidade, e a partir daí será mais fácil procurar inspiração e conseguir o lugar dos seus sonhos.

Veja também