Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
01 Mai, 2018 - 00:00

10 desportos de verão para praticar durante a época balnear

Márcio Matos

Os desportos de verão são ideais para praticar ao ar livre, no areal ou dentro de água. Aproveite a época balnear e o tempo livre para se divertir. Que mais pode querer?

10 desportos de verão para praticar durante a época balnear

Com a chegada do calor e das idas à praia, tornam-se mais apetecíveis os desportos de verão. Aquelas atividades físicas que são mais fáceis de praticar a céu aberto, com um clima mais ameno e no ambiente descontraído que só a época balnear consegue proporcionar. Por isso, este ano, não se fique pelos banhos de sol e pelos mergulhos no mar. Convide os seus amigos e organize praticas desportivas conjuntas, a bem da saúde e bem-estar de todos.

10 desportos de verão para queimar calorias, enquanto apanha sol

1. Surf ou Bodyboad

surf

O surf é um clássico de verão. Pode fazê-lo na praia aonde está a apanhar os seus banhos de sol. É uma atividade ótima, pois trabalha os principais grupos musculares, bem como a parte cardiovascular. É divertido e ajuda a queimar gorduras, a tonificar os músculos e a melhorar a postura, o equilíbrio e a agilidade. Numa hora de prática de surf, eliminará 300 calorias.

2. Stand Up Paddle (SUP)

Este é um dos desportos de verão que promete fazer sucesso. O SUP tem origem no Hawai, nos anos 40, e carateriza-se por uma mistura de remo e surf. É relativamente fácil de aprender e é habitualmente praticada em lagoas ou rios. Equilíbrio é a palavra-chave, pois terá de remar em pé sobre uma prancha. Irá tonificar os seus braços e pernas, além de passar ótimos momentos.

3. Canoagem

Canoagem

Fonte: Pixabay/PaelmerPhotoArts

Num caiaque ou canoa, a canoagem  permite trabalhar braços, peito e costas. O equipamento é fácil de alugar e os mais aventureiros podem ousar descer um rio e subir os níveis de adrenalina.

4. Ciclismo

Se não é fã de desportos aquáticos, opte pela prática de ciclimos. Ótimo em qualquer altura do ano, andar de bicicleta permite relaxar e passear – sozinho ou com companhia – e, numa hora, terá gasto 800 calorias.

5. Ténis/Badminton/Padel

Reúna alguns colegas, escolha um court adequado e divirta-se à grande com estes jogos estimulantes e que ajudam a tonificar os músculos e a queimar gordurinhas. Escolha as horas de sol menos intenso para praticar estes desportos de forma segura. E, claro, não esqueça o boné ou o chapéu.

6. Golfe

O golfe é também um desporto muito apreciado, especialmente no verão. Junto às zonas balneares irá encontrar bons campos de golfe para pôr em prática esta atividade física que requer, além de esforço físico, grande concentração e técnica.

7. Mergulho

O mergulho, além dos benefícios para a sua saúde, é um desporto lindo, já que permite ter as melhores vistas sobre as maravilhas que o fundo do mar esconde. Numa hora de mergulho, queimará até 400 calorias e irá ainda trabalhar o seu sistema respiratório e cardiovascular, melhorar a sua força e flexibilidade e estimular intensivamente os músculos e a circulação sanguínea.

8. Windsurf

desporto verao

Fonte: Unsplash/desipris

Se quer trabalhar o abdómen sobre uma prancha, mas sem praticar surf, a opção adequada pode ser o windsurf. Deve subir para uma prancha com uma vela, a qual serve para mudar de direção, consoante o vento.

9. Vólei de praia

Sem sair do areal da praia, pode praticar vólei em conjunto com os seus amigos. Só vai precisar de uma bola e de uma rede e, por entre a diversão, vai perder cerca de 400 calorias, enquanto trabalha pernas, braços, glúteos e abdómen.

10. Corrida ou Caminhadas

Não há desporto mais simples, prático e barato. Calce umas sapatilhas e vista uma roupa confortável e faça uma corrida ou caminhada ao ar livre. Pode fazê-lo na praia ou no parque, ao ritmo que desejar e enquanto respira o melhor ar puro.

Como viu, são diversos os desportos de verão que pode experimentar este ano: dos mais acessíveis aos mais dispendiosos; dos mais fáceis aos mais complexos; dos individuais aos de grupo. São muitas as atividades físicas que pode e deve praticar para que os gelados e bolas de Berlim não se traduzam em quilos a mais no corpo e na balança. Aproveite da melhor maneira esta maravilhosa época sazonal.

Veja também: