Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
04 Fev, 2020 - 14:09

Alunos do 1.º ciclo já não precisam de devolver manuais gratuitos

Ekonomista

Famílias com crianças no 1.º ciclo do ensino público já não terão de devolver os manuais no final do ano letivo.

Acabou a devolução de manuais gratuitos no 1º ciclo

A gratuitidade dos manuais escolares, que foi recentemente alargada a todos os anos de escolaridade do ensino público, foi uma boa ajuda para milhares de famílias, que passaram a poupar algumas centenas de euros no início de cada ano letivo.

A medida, contudo, tinha uma contrapartida: esses mesmos manuais teriam de ser devolvidos em bom estado no final do ano. Isto para poderem ser reutilizados por outras crianças.

A solução gerou problemas e as famílias começaram a sentir-se defraudadas com a medida implementada pelo Executivo. Foram, aliás, várias as queixas apresentadas pelos encarregados de educação, relatando que os manuais reutilizados estavam em mau estado (rabiscados, rasurados, pintados). Recorde-se que, caso os manuais não sejam entregues em bom estado, os encarregados de educação devem pagar o valor desse livro ou, na ausência de pagamento, ficarão sem um manual gratuito no ano seguinte.

Para resolver esta situação, e de acordo com o OE2020, cujo votação final global está agendada para o dia 6 de fevereiro, o Governo decidiu que as famílias com crianças no 1.º ciclo do ensino público já não terão de devolver os manuais no final do ano letivo.

Veja também