Marvin Tortas
Marvin Tortas
03 Abr, 2020 - 16:08

DGS alargou a recomendação do uso de máscaras. Saiba quem deve usar

Marvin Tortas

A Direção Geral da Saúde atualizou a orientação sobre quem deve usar Equipamentos de Proteção Individual. Mais doentes e novas profissões foram incluídas.

Homens de máscara no metro

Uma nota publicada esta sexta-feira (3 de abril de 2020) pela Direção Geral da Saúde (DGS) dá conta de uma nova lista de pessoas e profissionais que devem utilizar máscaras de proteção sempre que se deslocarem na via pública.

A partir de agora, o uso de máscaras cirúrgicas “fora das instituições de saúde” passam a ser recomendadas para quem possa “contactar directamente com doentes suspeitos ou confirmados” de COVID-19 ou “com material utilizado por estes doentes” mas também por “profissionais de atendimento ao público”, sempre que não seja possível a instalação de uma barreira física.

Na lista de grupos profissionais que devem usar máscara de proteção estão incluídos bombeiros, serviços de “limpeza e lavandaria”, profissionais ou voluntários de lares ou “pessoas institucionalizadas”, apoio “aos sem-abrigo” , funcionários de morgues ou cemitérios, guardas prisionais, forças de segurança, profissionais de alfândegas, aeroportos e portos, manutenção de ar condicionado, distribuição de bens essenciais ao domicílio, profissionais de limpeza de ruas e recolha de resíduos urbanos.

Esta recomendação da DGS surge no mesmo dia em que o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, passou a considerar que o uso de máscaras faciais em espaços públicos pode ajudar a conter a propagação de COVID-19.

Como colocar corretamente uma máscara cirúrgica

Na mesma nota divulgada pela Direção Geral da Saúde são explicados os passos corretos para o uso de máscaras cirúrgicas:

  • a) Higienização das mãos, com água e sabão ou com uma solução à base de álcool, antes de colocar a máscara;
  • b) Colocação da máscara cirúrgica com o lado branco (face interna) virado para a cara, e o lado com outra cor (face externa) virado para fora;
  • c)Ajuste da extremidade rígida da máscara ao nariz, cobrindo a boca, o nariz e o queixo com a máscara, certificando que não existem espaços entre o rosto e a máscara;
  • d) Não se deve tocar na máscara enquanto esta estiver em utilização; caso tal aconteça, deve ser feita imediatamente higienização das mãos;
  • e) A máscara deve ser substituída por uma nova assim que se encontre húmida;
  • f) Não devem ser reutilizadas máscaras de uso único;
  • g) A remoção da máscara deve ser feita a partir da parte de trás (não tocando na frente da máscara), segurando nos atilhos ou elásticos;
  • h) A máscara deve ser descartada para um contentor de resíduos;
  • i) Deve ser feita nova higienização das mãos, no final da utilização da máscara.
Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.