Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Filomena Morais
Filomena Morais
27 Mai, 2019 - 11:12

7 dicas para limpar e preparar peixe

Filomena Morais

Para que não arranje mais desculpas para não preparar algumas receitas, deixamos-lhe 7 dicas para conseguir limpar e preparar peixe.

7 dicas para limpar e preparar peixe

Se gostava de fazer mais receitas com peixe fresco em casa, mas pensa que limpar o peixe e prepará-lo pode ser uma verdadeira dor de cabeça é porque ainda não leu as dicas para limpar e preparar peixe que lhe apresentamos a seguir.

Limpar e preparar peixe de forma fácil e rápida

peixe

Além disso, o peixe fresco apresenta realmente muitas vantagens para a nossa saúde e deveríamos consumir mais refeições de peixe do que de carne, mas sabemos que isso nem sempre acontece. Aprenda a limpar e preparar peixe para que a os pratos em sua casa passem a ser cada vez mais saudáveis.

Dicas para limpar o peixe

  1. A primeira dica tem a ver com o momento anterior ao da limpeza do peixe. É fundamental que tenha um recipiente por perto onde vai colocar todos os desperdícios do peixe. Pode ser um saco para que possa ser fechado de imediato quando terminar a sua tarefa e a parte de limpeza do espaço será muito mais rápido.
  2. Umas das partes mais desagradáveis para limpar o peixe é retirar as escamas. Com uma colher ou faca deve raspar a a superfície do peixe no sentido oposto ao das escamas. Normalmente isto provoca grande sujeira, porque as escamas acabam por saltar para todos os lados. Para evitar que isto aconteça, saiba que o pode fazer com o peixe imerso em água. Este truque garante os mesmo resultados mas sem a sujidade a toda a volta.
  3. Quando vai abrir o peixe do rabo à cabeça para retirar as entranhas, é comum espetar a faca muito profundamente e isso ira perfurar as entranhas e provocar muita sujidade. Para evitar esta situação, use uma faca pequena e bem afiada e espete apenas a pontinha da faca para cortar apenas o peixe e não chegar às entranhas. Esta dica é muito útil para que o processo de limpeza seja muito mais eficaz.
  4. Para retirar as entranhas do peixe, nunca use uma faca. Use os dedos e a sua força para arrancar  todas as entranhas. Abra bem o peixe para se certificar de que não ficou nada agarrado às paredes da cavidade.
  5. Corte todas as barbatanas do peixe pois ficará mais bonita para apresentação e mais fácil de comer quando estiver pronto. Para o conseguir fazer na perfeição deve usar uma tesoura de cozinha e cortar sempre na direção oposta da guelra. Por exemplo, ao cortar a barbatana dorsal, deve começar pela parte do rabo e seguir o corte até à cabeça.
  6. Outra dica importante é não retirar a cabeça do peixe, a menos que seja absolutamente necessário. A cabeça do peixe acaba por conferir mais sabor aos pratos e há até quem aprecie bastante a carne das bochechas do peixe.
  7. Por fim, para lavar o peixe é essencial que o faça em água corrente. Só assim conseguirá retirar todos os desperdícios de que não necessita para conseguir um peixe limpo e pronto para ser usado em diversas receitas de peixe.

Experimente estes truques e veja como esta operação se torna muito mais fácil, rápida e eficaz. Talvez lhe pareça algo complicada a primeira vez, mas como em tudo a prática torna esta atividade muito mais simples. As vantagens são evidentes: refeições com peixe fresco, mais equilibradas e saudáveis.

Veja também: