Inês Pereira
Inês Pereira
31 Ago, 2019 - 06:35
Como conseguir um emprego sem experiência

Como conseguir um emprego sem experiência

Inês Pereira

Entrar no mercado de trabalho pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando pela primeira vez. Saiba como encontrar um emprego sem experiência.

O artigo continua após o anúncio

De que forma se pode lançar na vida laboral e competir com os restantes candidatos? Para ajudar a solucionar este problema damos-lhe a conhecer 5 casos em que conseguirá um emprego sem experiência prévia e poderá dar início à sua carreira profissional. Pode parecer-lhe difícil mas existem formas contornar esta falta de prática, conseguir arranjar trabalho e melhorar o seu currículo.

Terminar os estudos significa muito mais do que apenas a conclusão de uma dura etapa. A realidade é que é sinónimo de uma nova fase, que nem sempre dá tréguas: a entrada no mercado de trabalho. Isto porque praticamente todas as vagas de trabalho requerem experiência na área, e claro está que para isso é preciso conseguir de facto encontrar um emprego.

Conseguirá a experiência de que necessita e, melhor ainda, skills que lhe poderão ser muito úteis no futuro. Fique agora a conhecer algumas propostas e saiba como dar o pontapé de saída para um carreira de sucesso.

Conseguir um emprego sem experiência: 5 exemplos

encontrar emprego sem experiência

Ganhar experiência na área é muito valioso para qualquer profissional, independentemente do setor de atuação. Especialmente porque quanto mais conhecimento tiver mais oportunidades estarão à sua espera. Ora, claro está que esta ideia é ainda mais importante quando em causa está um jovem à procura de entrar no mercado de trabalho ou alguém que ainda não conseguiu adquirir muita experiência na sua área de interesse.

No entanto, não é novidade que nem todas as empresas estão dispostas a arriscar e oferecer um emprego a alguém que não tenha experiência, ensinar-lhes aquilo que precisam de aprender e, principalmente, remunerá-las com um valor adequado e justo.

Não admira, portanto, que pareça impossível encontrar um emprego sem experiência e que se sinta perdido nesta busca. Fique a saber, contudo, que existem alternativas que podem fazê-lo mudar a sua perspectiva. Tome nota para não lhe faltar nenhuma das opções à sua disposição e saiba de que forma pode ganhar mais experiência para enriquecer o seu currículo vitae.

Estafeta de entregas

Ficar fechado num escritório o dia inteiro não lhe agrada? Então talvez a profissão de estafeta lhe pareça uma boa alternativa. Os motoristas de entregas não precisam de qualquer experiência prévia, sendo apenas exigido que tenham carta de condução.

Poderá ser empregado em diversos tipos de setores, empresas e locais (tanto a nível regional como nacional). Por outro lado, esta atividade permite também alguma flexibilidade no que se refere a turnos, pelo que poderá manter um equilíbrio na sua vida pessoal.

O artigo continua após o anúncio

Lojista

Não é por acaso que o primeiro emprego de muitos jovens é precisamente trabalhar como lojista num centro comercial, por exemplo. Esta é uma boa opção para quem gosta de lidar com o público e tem boas capacidades para vendas.

Se começar como vendedor e mostrar esforço é bastante possível que consiga chegar a um cargo de supervisor ou gerente de loja. Esta será também uma boa porta de entrada para outras carreiras, uma vez que conseguirá adquirir soft skills bastante úteis.

Mediador imobiliário

Os mediadores imobiliários trabalham diretamente com os seus clientes, colegas e possíveis compradores. Tal como no caso de um lojista, esta é uma profissão que implica contacto com várias pessoas e não requer experiência.

A função deste profissional é aconselhar vendedores e compradores (dependendo do caso), de modo a conseguir bons negócios. O objetivo é acumular várias vendas de sucesso para acumular experiência, conseguir bons contactos profissionais e ganhar comissões vantajosas.

Ofertas de emprego: 6 sites para encontrar as melhores do mercado
Veja também Ofertas de emprego: 6 sites para encontrar as melhores do mercado

Assistente administrativo

As responsabilidades de um assistente administrativo podem variar ligeiramente em função da empresa empregadora. No entanto, na generalidade, passam por atender telefonemas, responder a emails relacionados com a gestão do escritório, marcar reuniões e outros compromissos corporativos, fazer pesquisas e dar apoio às chefias.

Este é um cargo que permite ganhar skills variadas e enriquecer o currículo com experiência valiosa. Por outro lado, é também uma boa oportunidade para conhecer diferentes pessoas e, assim, estabelecer uma rede de contactos que pode ser importante no futuro.

Bartender

Embora atualmente existam inúmeras formações para garantir que é o mestre dos cocktails e os bares sejam cada vez mais exigentes, a realidade é que não é necessária experiência para ser bartender. Regra geral, os turnos são noturnos ou limitam-se ao fim de semana, pelo que o tempo livre é garantido.

Poderá conciliar com outros compromissos, um part-time ou até mesmo um curso especializado para barman. Se for dedicado e procurar melhorar a sua performance diariamente é provável que consiga uma rápida promoção.

O artigo continua após o anúncio

Outras opções

Se nenhuma das alternativas lhe agradou então fique a saber que existem outras opções para encontrar um emprego sem experiência prévia obrigatória. Embora não se tratem das hipóteses mais tradicionais deve olhar para elas como boas fontes de aprendizagem caso se tratem de oportunidades que vão ao encontro dos seus objetivos e possibilidades:

  • Ajudar no negócio de família;
  • Fazer voluntariado;
  • Fazer um estágio;
  • Trabalhar com amigos num negócio próprio;
  • Ser empreendedor e criar você mesmo um negócio que lhe dê prazer.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp