Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
06 Mar, 2018 - 09:38

Mediação imobiliária: um setor a explorar?

Catarina Reis

Gostaria de fazer carreira no setor da mediação imobiliária? Aqui ficam algumas informações básicas sobre as funções, remuneração e competências essenciais.

Mediação imobiliária: um setor a explorar?

Se pretende fazer carreira no setor da mediação imobiliária, as boas notícias são que, neste momento, este mercado está a crescer nas maiores cidades portuguesas. Sim, a atividade está a viver uma fase de crescimento e assiste-se a um aumento no número de ofertas de trabalho – contrariamente ao que acontece noutras áreas, em que parte das empresas sente dificuldade financeiras e não arrisca recrutar comerciais.

Quer conhecer mais sobre uma área em franca expansão? Fique atento.

Mediação imobiliária: tudo o que necessita de saber

A atividade da mediação imobiliária consiste na procura, por parte do agente imobiliário, em nome dos seus clientes, de interessados na compra ou na venda de bens imóveis, ou na constituição e aquisição de direitos reais sobre os mesmos – como a permuta, o trespasse, o arrendamento ou a cessão de posições em contratos que girem em torno de um imóvel. Para isso, o profissional da área desenvolve ações de promoção para recolher informação sobre as características próprias dos bens.

placeholder-1x1

Função do agente imobiliário

O agente de mediação imobiliária é uma entidade licenciada para ajudar os vendedores a conseguirem vender os seus imóveis e os compradores a comprarem os imóveis que procuram. Em suma, a mediação imobiliária é uma atividade intermediária, que estabelece a ponte entre quem pretende vender e quem deseja comprar um bem imóvel – por exemplo, uma casa ou um terreno.

Mas, a atividade não fica por aí: o trabalho de mediação imobiliária tem, por vezes, como objetivo resolver casos de litígios e disputas, e evitar que sejam resolvidos pelos tribunais.

Resolução de litígios e disputas

Nos últimos tempos, a nossa sociedade tem assistido a um aumento nos casos de litígios e disputas em tribunal, no que toca a negócios no setor imobiliário. A verdade é que estas ações judiciais podem facilmente prejudicar financeira e emocionalmente quem participa nelas, e podem afetar a economia a longo prazo.

Por vezes, o agente imobiliário vê-se na tarefa ingrata de ter que fazer a mediação de disputas e litígios relacionados com a pertença ou os direitos dos bens.  Embora, em muitos casos, o agente de imobiliário consiga negociar com sucesso os conflitos que tem em mãos durante o processo de negociação de imóveis, muitas deles poderão ter que ser resolvidos nos tribunais.

Tarefas inerentes à mediação imobiliária

placeholder-1x1

Se pretende trabalhar neste ramo de atividade, saiba que efetuar mediação imobiliária implica:

  • determinar o valor do imóvel no contexto do mercado atual;
  • aconselhar o proprietário a preparar a casa para mostrar aos potenciais compradores;
  • publicar anúncios da venda do imóvel nos meios de comunicação;
  • supervisionar e/ou agendar as visitas ao imóvel;
  • informar o vendedor do interesse e do feedback por parte dos compradores que vão ver o imóvel;
  • mediante as ofertas dos potenciais compradores, ajudar o vendedor nas negociações e tentar obter o preço mais aproximado possível do que deseja;
  • coordenar o processo legal, incluindo tudo o que está relacionado com o contrato.

Competências essenciais

Os mediadores imobiliários necessitam de ter excelentes competências de comunicação e apresentação pessoal, um forte sentido de ética, organização e muita disponibilidade, inclusive para trabalhar aos fins de semana.

Vencimento

No setor da mediação imobiliária, geralmente, os vencimentos dos colaboradores assentam em regimes de comissões, diretamente dependentes dos resultados de vendas. É este o aspeto que mais afasta as pessoas deste tipo de trabalho. No entanto, se não tem receio de vender, se gosta de comunicar presencialmente e por telefone, se é organizado e de confiança, a mediação imobiliária pode ser a área certa para si. Aposte!

Veja também