Ana Graça
Ana Graça
01 Mar, 2019 - 14:00
Enxoval para gatos: tudo aquilo que não pode faltar!

Enxoval para gatos: tudo aquilo que não pode faltar!

Ana Graça

Se está a pensar aumentar a família e acolher um gatinho, há que recebê-lo com todas as condições. Saiba como preparar um enxoval para gatos!

O artigo continua após o anúncio

Os benefícios de ter um animal de companhia são imensos e se finalmente se rendeu a essas evidências e vai receber um gato em sua casa, descubra tudo o que precisa de saber sobre o enxoval para gatos.

A ideia de que os gatos são menos afetuosos que os cães não deve ser motivo de preocupação. Certamente vai estabelecer um vínculo especial com o seu gato e as demonstrações de afeto irão surgir de parte a parte. Agora que decidiu aumentar a família e receber um gato em sua casa vai ter tempo para explorar a sua maravilhosa personalidade e o companheirismo, também a diversão e felicidade que este lhe vai trazer. Mas para o receber de forma tranquila, há que saber tudo aquilo que não pode faltar no enxoval para gatos.

Como preparar a chegada do novo elemento da família?

A decisão está tomada, vai acolher um novo elemento na família! Para que o novo elemento se sinta acarinhado e bem adaptado deve ter em conta as suas características particulares. É um gatinho bebé ou um gato já adulto? O gato que vai receber já residiu com outras famílias anteriormente ou a sua será a primeira?

Receba-o cuidadosa e carinhosamente. Evite movimentos bruscos e demasiado rápidos nos primeiros contactos, para que o novo elemento da família não se sinta assustado. Se tem crianças em casa, explique-lhes quais as melhores formas de brincar a acariciar o gato sem o magoar. Se, por outro lado, tem outros animais em casa, tente favorecer uma adaptação gradual, calma e controlada à nova realidade, não forçando o contacto entre os animais.

Em suma, crie um ambiente seguro e, em caso de dúvida, aconselhe-se junto do veterinário acerca da melhor forma de preparar a chegada do novo elemento da família.

Enxoval para gatos: tudo aquilo que não pode faltar!

enxoval para gatos

Se vai receber um gatinho em casa e não sabe quais os itens do enxoval para gatos que deve adquirir, não se preocupe, pois vamos deixar aqui todas as dicas. Antes de mais, importa referir que todos os produtos de que precisa podem ser encontrados em alguma das pet shops que encontra próximo da sua área de residência.

O investimento inicial pode ser significativo, mas valerá a pena quanto perceber que o novo elemento da família se sente acarinhado e bem ambientado. Eis alguns dos itens que pode acrescentar à sua lista de compras, de forma a adquirir um enxoval para gatos bastante completo:

1. Identificação

Escolher um nome e identificar o gato: assim que a importante escolha do nome estiver concluída, importa identificar o gato. A colocação do microchip é recomendada a partir do primeiro mês e pode ser muito útil na eventualidade do gatinho se perder. A coleira é também um ótimo meio de identificação.

O artigo continua após o anúncio

2. Alimentação

enxoval para gatos

Escolher a ração adequada: se o gato já estava habituado a algum tipo de alimentação em particular, evite grandes alterações durante o processo de adaptação. Posteriormente, tendo em conta os conselhos do veterinário, escolha a alimentação mais adequada para o novo membro da família, tendo sempre em mente os diferentes tipos de alimentos (alimentos secos; alimentos húmidos), a idade e a raça do gato (certas raças têm necessidades nutricionais especiais).

Escolher o comedouro e o bebedouro mais indicados: os gatos adoram locais limpos e inodoros, daí que a escolha do comedouro e do bebedouro devam obedecer a algumas especificidades. Preferencialmente devem ser de inox, porcelana ou vidro, de tamanho adaptado ao tamanho do animal e fáceis de limpar.

3. Higiene

Escolher a caixa sanitária: vai encontrar uma grande variedade de caixas de areia para gatos, umas maiores que outras, umas com portas e outras sem portas, umas abertas e outras cobertas, entre outras especificidades. Na hora da compra, é importante que tenha em atenção que a caixa deve ser grande o suficiente para que o gato caiba todo lá dentro e se consiga mexer sem dificuldades.

Selecionar a areia adequada: vai também encontrar imensas variedade de areia para gatos à venda, cuja qualidade e preço irão variar entre si. De forma geral, as areias aglomerantes oferecem uma melhor higiene pois permitem que a urina seja retirada sem se colocar a necessidade de substituir toda a areia.

Apostar em determinados produtos de higiene e cuidado de imagem: apesar do gato se encarregar da sua própria higiene na grande maioria do tempo, há determinados produtos de beleza em que importa apostar. A grande maioria dos gatos aprecia ser escovado. Não só é um momento agradável de massagem, como também ajuda a evitar que se formem nós no pelo e a eliminar o pelo já solto. Pode optar entre escova, pente ou até por uma luva especial, conforme o que for mais adequado para o pelo do gato.

4. Saúde e bem-estar

enxoval para gatos

Cama para o gato: para a saúde e bem-estar do gato é fundamental garantir-lhe tempo de descanso suficiente e um ambiente calmo e seguro que o permita. Possivelmente, o seu gato rapidamente assumirá como território o sofá ou a sua cama, mas ainda assim pode ser importante ter uma caminha para o gato descansar. Opte por uma cama confortável, de fácil limpeza e de tamanho adequado.

Saco ou caixa de transporte: nas saídas ao exterior, como por exemplo nas idas ao veterinário, o gato pode sentir-se mais inseguro e assustando, reagindo de forma mais impulsiva. Para garantir a segurança de todos, opte por adquirir um saco ou uma caixa de transporte grande o suficiente e de fácil limpeza.

5. Brincadeira

Brinquedos: a brincadeira é essencial e são vários os brinquedos em que pode apostar. Todos os gatos gostam e precisa de arranhar e bem melhor do que ficar com os sofás estragados é comprar um arranhador. Outros modelos de brinquedos podem ser igualmente apreciados pelo gato, como exemplo simples bonecos de peluche, bolas, caixas vazias, entre muitos outros.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp