ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Ekonomista
Ekonomista
20 Mai, 2022 - 11:49

10 melhores esplanadas de praia no Porto e em Lisboa

Ekonomista

O bom tempo está aí de novo e convida a uma ida à beira-mar. Fique a conhecer quais as 10 melhores esplanadas de praia no Porto e em Lisboa.

Melhores esplanadas de praia

Com a chegada do tempo quente e dos dias de sol, começa a procura pelas melhores esplanadas de praia. Para frequentar antes ou após os banhos de sol ou, simplesmente, para degustar uma refeição, é certo que um restaurante ou confeitaria com espaço ao ar livre é um atrativo nos meses de verão.

Quer esteja a norte, quer esteja a sul, reunimos especialmente para si 10 das melhores esplanadas de praia no Porto e em Lisboa, de modo a que não lhe faltem sítios onde ir para usufruir ao máximo do bom clima. Portanto, não precisa sequer vestir fato de banho. Escolha a sua favorita, reúna os amigos e vá tomar um café com a malta num dos sítios com melhor ambiente nas duas maiores cidades portuguesas.

5 melhores esplanadas de praia no Porto

Melhores esplanadas de praia no Porto
1

Restaurante Novo Molhe

Melhor do que uma esplanada, só um restaurante com esplanada e é isso que pode encontrar no Novo Molhe. A ementa é variada, a paisagem agradável e a esplanada permite usufruir da melhor maneira dos dias de calor e sol.

O espaço foi renovado em 2016 e, por isso, se não o visita desde essa altura, vale a pena ir espreitar como está após a remodelação. Entre os petiscos, pode contar com bons pratos de peixe e marisco, sem esquecer as sobremesas deliciosas como tarte de maracujá caseira, tarte de bolacha e café, cheesecake de framboesa, crepe à Molhe e baba de camelo. O estabelecimento encerra à meia-noite.

2

Praia da Luz

A Praia da Luz é já um clássico entre as melhores esplanadas da Invicta. Já recebeu gerações de portuenses e continua a ser um destino de eleição quando o calor aperta e apetece a brisa do mar.

A decoração é moderna e o ambiente tranquilo, o que torna esta esplanada particularmente apetecível. idade, condizente com a paisagem em que está integrado. Há sempre uma agradável música de fundo e uma lista bem guarnecida de bebidas e petiscos. A não perder.

3

Tavi (Foz do Douro)

Esta confeitaria com esplanada conjuga a modernidade do espaço com vários apontamentos que remetem para a Foz de tempos já idos. No piso superior, fica o restaurante e no inferior a pastelaria, bombonaria, cafetaria, creperia, geladaria e espaço gourmet.

A esplanada oferece uma vista desafogada sobre o mar, a qual pode ser muito bem acompanhada por uns bombons, fabricados com chocolate Valrhona. Com uma pastelaria variadas e que prima pela qualidade, este é o local ideal para lanches ou pequenos-almoços bem gulosos.

4

Homem do Leme

Não, não nos referimos à célebre música dos Xutos e Pontapés, mas sim a mais uma esplanada situada na Invicta que vale a pena visitar. O seu ponto de referência é fácil de identificar: a estátua do Homem do Leme que fica junto ao restaurante. A nossa sugestão é que usufrua da esplanada, sobretudo nos dias mais amenos.

Aqui, pode aproveitar para fazer uma refeição ou, então, petiscar umas saborosas entradas como patés ou o crepe de camarão e Legumes.

5

Restaurante/Bar Mar à Vista

Continuando na senda das esplanadas à beira-mar existentes no distrito do Porto, atravessemos agora a ponte, de modo a ficar a conhecer um bar situado em Vila Nova de Gaia.

Este é um estabelecimento que assenta arraiais no próprio areal e, por isso, aqui pode usufruir de toda a atmosfera da praia, mesmo sem estar em pleno contacto com a areia. Aqui, pode fazer refeições leves e variadas ou, simplesmente, comer um tentador gelado, enquanto observa o mar e o amplo areal.

5 melhores esplanadas de praia em Lisboa

1

Borda d’Água Restaurante Bar

O nome não engana e este espaço fica mesmo à borda da água. Mas este não é o seu único atrativo. Ao atendimento simpático, junta-se boa comida. Além da sala de refeições no interior, há uma esplanada (azul e branca) muito concorrida, principalmente aos fins de semana.

Toda a decoração está em harmonia com o ambiente, ou seja, é composta por motivos marítimos (barcos, peixes, redes de pesca). Na carta, é possível usufruir de pratos da gastronomia brasileira como Feijoada à Brasileira ou Picanha com arroz, mandioca e banana frita.

2

Bar do Guincho

Entre a praia e a serra, este era o ponto de encontro dos praticantes de windsurf. Este é o local ideal para conviver e relaxar à beira-mar, enquanto se conversa e bebe um cocktail, por exemplo.

Com soluções aconchegantes no interior para os dias frios do inverno, no verão a esplanada e a paisagem envolvente chama por nós. A animação e o bom ambiente fazem deste um espaço para ser frequentado sozinha, com amigos ou em família.

3

Windsurf Café

A história deste bar começa nos anos 80, como um bar de apoio à antiga escola de windsurf da praia de Carcavelos. Em 2001, fruto de obras de remodelação, surgiu o atual espaço, não só com esplanada, como com área reservada no areal, com guarda-sóis e espreguiçadeiras.

Sente-se à beira-mar e usufrua do ar livre enquanto bebe um sumo ou batido ou saboreia uma salada ou tosta bem leve e fresca.

4

Blue Bar Baía

Em 2011, o famoso Hotel Baía, em Cascais, inaugurou o seu Blue Bar Baía. A partir daqui consegue ter uma vista única sobre a baía de Cascais e sobre a piscina, iluminada à noite. Este ambiente cool e descontraído atrai muitos visitantes, sobretudo os fãs incorrigíveis de cocktails.

5

Ponta do Sal Cafetaria Lounge

Integrado no Centro Ambiental da Ponta do Sal, junto à marginal, na zona de São Pedro do Estoril, fica este café, com uma esplanada com vista para o mar. A sua decoração e ambiente é minimalista, com predomínio do vidro. A paisagem envolvente convida a relaxar, enquanto saboreia algumas refeições leves disponibilizadas na carta do estabelecimento.

Veja também