ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
24 Mai, 2021 - 15:12

Praia de Moledo: descanso no mais famoso areal do Minho

Teresa Campos

Os encantos da Praia de Moledo podem, talvez, surpreendê-lo, sobretudo se for amante da Natureza e dos desportos aquáticos mais radicais.

vista sobre praia de moledo

Deslumbrante e, para muitos, a melhor praia do país, a Praia de Moledo é um paraíso para quem aprecia belas paisagens de dunas e serras e ondas grandes para surfar. Situada no concelho de Caminha, pode parecer um destino improvável, mas garantimos que não se vai arrepender de contrariar a vaga de veraneantes que rumam até sul do país.

Na Praia de Moledo, vai ter muito para ver e fazer. A época balnear começa já a 12 de junho, estendendo-se por três meses. Ah, e não se esqueça de visitar o famoso Forte da Ínsua, que fica logo defronte da Praia de Moledo.

Praia de Moledo: um paraíso no coração de Caminha

Esta é uma estância balnear situada na vila de Moledo, concelho de Caminha e distrito de Viana do Castelo. É super famosa e frequentada por algumas das figuras mais reconhecidas da sociedade portuguesa.

É fácil perceber porquê: está localizada numa zona de grande beleza natural, rodeada pela Mata do Camarido e, embora um pouco ventosa, na Praia de Moledo vai encontrar um mar de ondulação forte, ideal para a prática de bodyboard, surf e windsurf. No verão, a temperatura da água ronda os 15ºC a 17ºC.

É uma praia acessível, com bandeira azul e segurança/vigilância. Apresenta uma morfologia arenosa (areia branca) e rochosa. Rica em iodo, é de destacar ainda a sua qualidade terapêutica. As maravilhas deste espaço podem ser explorado a pé, de bicicleta, de carro e até de barco.

Logo em frente à praia, numa pequena ilha rochosa a que se acede por barco, irá avistar o Forte da Ínsua. Construído no século XV com a finalidade de ser um convento, nos séculos XVII e XVIII foi reconstruído para assumir as funções de baluarte de defesa da costa. Visitar esta ilhota é uma experiência e tanto!

homem na praia de moledo

Como chegar?

Estas são as coordenadas da Praia de Moledo: latitude – 41° 50′ 58.01″ N ( 41.849448 ) / longitude – 8° 51′ 59.98″ W ( -8.86666 ). Para chegar até esta localidade, pode usar vários meios de transporte, como comboio, camioneta, carro ou avião.

Comboio

  • Porto – Valença/Vigo (Estação “Moledo do Minho”)
  • Para mais informações, clique aqui.

Camioneta

  • Porto – Caminha (vila a 3 km de Moledo do Minho)
  • Para mais informações, clique aqui.

Carro

  • Porto pela A28 – saída Moledo do Minho.

Avião

  • Aeroportos mais próximos: Vigo (Espanha) e Francisco Sá Carneiro (Porto)
Regras para ir à praia
Veja também Vai à praia? Então tome nota das seguintes regras

O que fazer, além de ir à Praia de Moledo?

vista sobre o mar da praia de moledo

Se o clima estiver adverso ou se, simplesmente, quiser fazer um programa diferente, saiba que há muito para visitar em Moledo, a saber:

Forte e Convento da Ínsua

Este monumento nacional fica no ilhéu da Ínsua, em Moledo. No século XVI, acolheu uma comunidade franciscana que construiu o convento de Santa Maria da Ínsua, ampliado na segunda metade do século XVII.

Já não há vestígios da fortaleza da época, mas sim de um forte datado do século XVII, do reinado de D. João IV, o qual exibe uma planta em estrela irregular, com cinco baluartes e revelim.

Capela Privada de Santa Teresa

Com uma arquitetura singular e erudita, este templo privado enquadra-se no estilo barroco, datando do século XVIII, uma vez que a sua construção foi concluída em 1748.

De aspeto rígido e despojado, esta capela é muito influenciada pelas caraterísticas da arquitetura barroca portuense, o que não é muito comum nesta região do país, mais próxima do estilo da arquitetura barroca bracarense. É, por isso, uma capela que se destaca das demais construções da época.

Casa de António Pedro

Visitar a Casa do artista António Pedro é ainda uma oportunidade imperdível de apreciar a conjugação equilibrada e perfeita, entre o antigo e o moderno. Os vários estilos, as peças de mobiliário distintas são, apenas, algumas das marca caraterísticas deste espaço intimista que convida à descoberta de um gosto único e inconfundível.

Capela Nossa Senhora de ao Pé da Cruz

A Capela de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz chegou a ter como invocação Nossa Senhora da Piedade. Este edifício foi construído para albergar uma imagem da Virgem e ficou concluído no ano de 1700, embora tenha sofrido várias alterações nos anos seguintes.

Atualmente, a capela possui um corpo central, campanário a sul (com escadaria de acesso ao coro) e sacristia a norte, exibindo nas entradas um alpendre que foi alargado em 1937. O espaço interior possui altares laterais e um altar-mor, dedicado a Nossa Senhora de ao Pé da Cruz. Tanto por dentro, como por fora, esta capela carateriza-se pelo seu despojamento , simplicidade, rigidez e simetria.

Já planeou a sua viagem até Caminha? Como viu, é simples chegar até lá e não lhe faltarão espaços onde comer e ficar alojado. Mas o mais importante é preparar o fato de banho e a prancha de surf para ir até à Praia de Moledo.

E não se preocupe: caso São Pedro faça das suas e o clima não esteja de feição há muito para ver e fazer, além de ir à Praia de Moledo.

Veja também