Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
13 Set, 2021 - 15:34

Estoril Classics: spot perfeito para amantes de carros clássicos

Valdemar Jorge

De 8 a 10 de outubro vai decorrer o Estoril Classics. A quinta edição promete emoção e paixão num “spot” perfeito para os amantes de carros clássicos.

Prova do Estoril Classics

Um dos maiores eventos dedicados ao automóvel e ao desporto motorizado decorrerá de 8 a 10 de outubro no Circuito do Estoril. Trata-se da quinta edição do Estoril Classics que promete muita emoção e paixão com a presença de um conjunto de automóveis e motas clássicos.

O brilho de automóveis e motas desfilará pelo circuito e áreas circundantes e será um dos pontos de atração de amantes de automóveis, mas também de famílias que terão oportunidade de, durante três dias, viver as emoções de um dos eventos mais esperados este ano, ainda marcado pela pandemia Covid-19.

Pandemia ainda bem presente no nosso dia-a-dia mas, devido ao intenso processo de vacinação, mais controlada. As mais recentes diretrizes da DGS apontam para o levantar de normas sanitárias que apontam no sentido da normalização da realização de eventos.

No entanto, no sítio do Estoril Classics, no espaço dedicado à bilheteira os visitantes deparam ainda com uma mensagem que refere quea venda está suspensa e “Aguarda decisão autoridades competentes”.

Estoril Classics: para amantes de clássicos

As lendas do automobilismo regressam de 8 a 10 de outubro ao Autódromo Fernanda Pires da Silva (Circuito do Estoril) para participarem no Estoril Classics que este ano decorre pela quinta vez.

O evento que se realizou pela primeira vez em 2017 tem como objetivo, segundo os promotores, “trazer até ao Circuito do Estoril os carros e as competições de clássicos mais importantes do mundo”, constituindo desde então “uma paragem obrigatória no roteiro de todos os amantes de carros e motas clássicos”. Não são só as muitas corridas programadas, em várias especialidades, que constituem motivo de interesse.

Os treinos de corridas antes da participação na provas, o recondicionamento de automóveis, o desfile de automóveis clássicos e as exposições são outros motivos de interesse, sendo o “spot” perfeito para os amantes de automóveis e motas clássicos.

Fórmula 1 e protótipos de Le Mans no Estoril

Nesta quinta edição do Estoril Classics é esperada a presença de máquinas de Fórmula 1 Clássicos “que tanto fazem sonhar os adeptos da modalidade”, mas também os protótipos de Le Mans, que estarão presentes para participar em três corridas que recordarão as décadas de 1970, 1980 e 2000.

Também os Grande Turismo, como são exemplo o Ferrari 250 SWB ou o Jaguar E-Type, desfilarão pelo circuito numa prova que reconstituirá o brilho das competições dos anos 60 do século XX.

Segundo os promotores do Estoril Classics outros automóveis que estarão presentes serão os desportivos Capri RS3100 e BMW CSL que prometem viagem às aguerridas provas realizadas na década de 70 do século passado.

lancia delta rally

Rally de Portugal Histórico: outro ponto alto

Se as corridas não são o seu forte terá outros motivos para eleger visita de 8 a 10 de outubro ao Circuito do Estoril. Falamos do regresso a este evento do Rally de Portugal Histórico e o glamoroso Concurso de Elegância ACP.

Dois eventos que por si só justificam visita ao Estoril pela grandiosidade e elegância que emanam, ao permitirem observar alguns dos mais belos modelos automóveis fabricados nos últimos 135 anos.

Nesta edição do Estoril Classics, o promotor do evento, Turismo de Cascais, conta com o conjunto de parceiros de edições anteriores (Race Ready, Peter Auto e ACP – Automóvel Club de Portugal), que tudo estão a fazer para receber os mais destacados «Gentleman Drivers» de todo Mundo, bem como, às suas máquinas.

Estoril Classics: cinco disciplinas presentes

Ao todo são cinco as disciplinas automóveis presentes no Circuito do Estoril: Formula 1, Rally, Sports Cars, Concurso Elegância e GT’s. Estas cinco “atrações” desmultiplicam-se em muitos mais momentos a não perder. Faça já a sua seleção.

Classic Fórmula One

O som e as cores dos carros da Classic F1 Pré-1986, anunciam em pista leque de fórmulas com potências de mais de 500 cv. Inebriante.

O espetáculo é assegurado por máquinas da Brabham, Surtees, Ensign, Kesketh, March, Tyrrel ou Williams. Por este universo de scuderias passaram nomes como James Hunt, Nigel Mansel ou o malogrado Ayrton Senna.

The Greatest Trophy

Este troféu, que surge na sequência do Trofeo Nastro Rosso, está aberto unicamente aos automóveis que podemos apelidar como “excecionais” e que marcaram as provas de resistência dos anos 1950 e 1960.

No Greatest Trophy participam ícones do automobilismo como: Maserati 300, Ferrari 250 GT Berlinetta, Alfa Romeo TZ, Aston Martin DB4 GT, Mercedes-Benz 300 SL ou Porsche 550.

Classic Endurance Racing (CER)

O Classic Endurande Racing (CER) traz até ao Estoril Classics o período das corridas que se vivia nos anos 1966 a 1981, numa altura em que as provas de resistência dominavam o setor automóvel.

Na época destacavam-se nas estradas modelos como Porsche 935, BMW M1, Lola T70, Ferrari 512 BBLM, mas também outros mais revivalistas como Ford GT40 e Porsche 910. Os nomes que atraiam público aos circuitos eram Jacky Ickx, Henri Pescarolo ou Gérard Larrousse. As 24 Horas de Le Mans constituem o ponto alto deste tipo de provas.

Endurance Racing Legends

Este é um clube dirigido aos proprietários de automóveis GT e protótipos desportivos de carros de corrida do género dos que brilharam nos anos 1990 e 2000. O Endurance Racing Legens organiza eventos nos principais circuitos mundiais e é suportado pelas subscrições anuais dos seus membros, verdadeiros apaixonados pelos automóveis.

As provas de enduro tiveram grande popularidade e atualmente trazem às pistas máquinas como: Aston Martin DBR9, Chrysler Viper, até Ferrari 550 Prodrive, Maserati MC12 GT1, Marcos LM600, Porsche 993 GT2 a 997 RSR, Mas, também, Audi R8, Bentley Speed 8, Dallara SP1, Ferrari 333 SP, Pescarolo C60, entre outros.

Porsche clássico em le Mans

Group C Racing

Algumas das páginas mais gloriosas das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Enduro de Automóveis Desportivos foram escritas por máquinas que participaram no Grupo C que teve lugar entre os anos de 1982 e 1993.

Porsche 956, Lancia LC2, Jaguar, Mercedes-Benz, Toyota, Nissan e Mazda são marcas que motivam visita a esta prova que conta ainda com a presença de pequenos construtores como Cougar, Dome, Rondeau, Spice e WM. O Grupo C foi abandonado no início dos anos 1990.

Heritage Touring Cup

Esta disciplina – Heritage Touring Cup – rapidamente constituiu um sucesso entre os proprietários e pilotos de automóveis. É a expressão do Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC) que se realizou entre 1966 e 1984, e que teve as 24 Horas de Spa-Francorchamps como expoente máximo.

A BMW com o M3 foi uma das marcas mais consistentes nesta competição, onde também se destacaram máquinas como o Alfa Romeo GTA e GTV, Mercedes-Benz 300 SE, Ford Mustang, Capri RS, Mazda RX-7 ou o Jaguar XJS.

As Sixties Endurance

Ainda no capítulo das corridas de endurance encontramos os desportivos pré-63 e os GT pré-66.

As Sixties Endurance provas com duração de duas horas reúnem um conjunto de automóveis icónicos no mundo da competição como são os Jaguar E-Type, Ferrari 250 GT ou o Porsche 911. Estas provas constituem um atrativo não só pela sua forma, mas por reunirem verdadeiras preciosidades do automobilismo de competição.

Taça 2.0

A Taça 2.0 litros cuja corrida inaugural teve lugar em 2018, em Spa-Francorchamps, constitui motivo de atração devido ao formato. As provas com duração de 90 minutos (para um ou dois pilotos)  têm uma paragem obrigatória entre os 35 e os 55 minutos.

Os regulamentos por que se rege a Taça 2.0 privilegiam a competitividade, a contenção de custos e respeitam os requisitos impostos pela FIA. Nesta prova existem duas categorias de pilotos: Elite e Gentleman. Deste modo, as provas conjugam não só pilotos pagos, como também, pilotos experientes.

Iberian Historic Endurance

O ano de 2020 marcou a oitava edição da Iberian Historic Endurance que visita com grande regularidade circuitos de Portugal e Espanha, mas também, pontualmente, circuitos de outros países.

Trata-se de prova que tem regulamento que se rege pelas competições históricas internacionais; não tem pontuações finais nem campeões e recebe a participação de automóveis fabricados até 1976.

A prova programada para o Estoril Classics (8 a 10 de outubro) no Circuito do Estoril será de homenagem ao piloto Nicha Cabral (1934-2020), primeiro português a participar na Fórmula 1 (Grande Prémio de Portugal, em 1959).

Ayrton Senna na prova do Estoril
Não perca Ayrton Senna: o prodígio que deu um recital à chuva em Portugal

Rally Histórico de Portugal

Na memória de muitos aficionados do automobilismo, nomeadamente dos ralis, estará a imagem da chegada dos carros do Rali de Portugal ao Autódromo do Estoril.

O Rally Histórico de Portugal quer não só reviver esse momento como também homenagear o melhor Rali do Mundo e pilotos como Mikko Hirvonen ou Ari Vatanen, que estarão presentes na prova que se realizará no âmbito do Estoril Classics.

A primeira prova a ser recebida pelo Autódromo do Estoril foi o Rali Internacional TAP de 1972. A tradição manteve-se até a prova mais importante do calendário de rali em Portugal passar a disputar-se no Norte do país.

Concurso de Elegância do ACP

Glamour é a palavra que melhor define o Concurso de Elegância do ACP que, este ano, decorre num formato diferente devido à contingência e limitações impostas pela pandemia COVID-19.

A prova que normalmente integra automóveis divididos por categorias e épocas, e com um júri internacional que escolhe o Best of Show, ou seja o melhor carro do Concurso, este ano, tem um figurino diferente.

O Concurso de Elegância ACP terá lugar na zona do paddock do Autódromo do Estoril, onde estará representada apenas 1 categoria automóvel. Entre os automóveis presentes em exposição será atribuído o prémio de Vencedor da Categoria e, paralelamente, o Prémio do Público.

Entretanto, segundo o promotor do concurso, este deverá regressar em 2022 ao formato normal, com a presença das diversas categorias e com a exposição dos automóveis a ter lugar no agradável espaço dos Jardins do Casino Estoril.​

Veja também