Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
19 Mai, 2017 - 05:00

Onde encontrar exemplos de reclamações no livro de reclamações

Francisco Rodrigues

Saiba onde pode encontrar exemplos de reclamações no livro de reclamações, e conheça algumas dicas que o podem ajudar.

Onde encontrar exemplos de reclamações no livro de reclamações

O livro de reclamações dá ao consumidor um meio para poder reclamar quando entende que os seus direitos não lhe foram concedidos, ou quando acredita que a qualidade do serviço prestado não é satisfatória. Pode ser difícil saber o que escrever quando está na altura de reclamar, e ajuda sempre dar uma vista de olhos a exemplos de reclamações no livro de reclamações. Aqui ficam alguns locais onde os encontrar, bem como algumas dicas.

Exemplos de reclamações no livro de reclamações

Existem portais nos quais pode consultar reclamações. Não são exatamente exemplos de reclamações no livro de reclamações físico, mas são de qualquer modo exemplos que o podem ajudar.

Poderá encontrar reclamações escritas nos seguintes portais:

Note que ao reclamar através destes portais poderá não ter os resultados que teria ao escrever uma reclamação por carta registada com aviso de receção, ou no livro de reclamações.

Poderá, no futuro, encontrar exemplos de reclamações escritas no livro de reclamações, não em formato físico, mas sim digital, visto a partir de julho passar a existir o livro de reclamações neste formato.

Poderá consultá-lo, claro está, se o acesso às reclamações for público, o que poderá não ser. Este estará inicialmente apenas disponível nos serviços públicos essenciais, mas poderá vir a ser alargado a toda a atividade económica.

O que deve ter em conta ao reclamar

Depois de ver exemplos de reclamações no livro de reclamações terá já uma noção de como devem estas ser feitas mas, pelo sim pelo não, deixamos algumas dicas a não esquecer.

Deve ler devidamente as instruções antes de fazer a sua reclamação, preencher todos os campos na folha, e descrever de forma concisa e objetiva os factos daquilo que se passou. Não se esqueça, ainda, de que deve escrever com letra maiúscula e assinar a folha de reclamação no final.

As folhas no livro de reclamações são em triplicado: o original é entregue à entidade reguladora, o duplicado fica com o consumidor, e o triplicado permanece no livro.

E se lhe negarem o livro?

De acordo com a DECO, se lhe negarem o livro de reclamações depois de o pedir, deve solicitar a presença das autoridades policiais, para que lhe seja entregue o livro e possa exercer o seu direito de reclamar.

Terá também de se tomar nota da ocorrência, para que a entidade reguladora do setor em questão possa tomar conhecido do sucedido.

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