Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Clara Cardoso Barreiros
Clara Cardoso Barreiros
07 Ago, 2018 - 17:33

Férias cá dentro: 20 coisas para fazer este verão

Clara Cardoso Barreiros

Se está com tempo em mãos, mas não sabe bem ao que é que se dedicar, nós damos-lhe umas dicas preciosíssimas de coisas para fazer este verão. Saiba quais.

Férias cá dentro: 20 coisas para fazer este verão

Todos os verões o mesmo drama: com o que é me hei-de entreter, onde ir com os amigos, ande levar os miúdos? Este ano o E-konomista dá resposta aos seus dilemas com 20 coisas para fazer este verão! Vá por nós, vai querer ler tudo até ao fim.

Se procura ideias de coisas para fazer este verão, não procure mais!

1. Mergulho

Aprenda a fazer mergulho, aqui mesmo em Portugal. Há muitas escolas por esse país fora, como a Escola de Mergulho de Lisboa, a Nautilus-Sub (Lisboa), Submersus (Porto), JustDive (Peniche), Haliotis (Peniche, Sesimbra, Porto, Madeira, Santa Maria, Faial, Cabo Verde), EasyDivers (Albufeira), Centro de Mergulho e Ecologia Marinha Esposendense (Esposende) e bastantes outras. Se já está familiarizado com o desporto, confira os melhores sítios para praticar a modalidade.

2. Caminhadas e trilhos

Depois de um piquenique em família e de uma merecida sesta, o que sabe mesmo bem é uma caminhada pela fresca num pinhal. Sugerimos-lhe alguns trilhos, como a de Pinhal Novo (Setúbal), o Trilho dos Pescadores na Rota Vicentina, Sanguinho (Açores) e a da Águia de Sarilhão (Terras de Bouro, Gerês). Qualquer que faça, o importante mesmo é fazer exercício, aproveitar a vista e passar uns bons momentos em família.

trilho

3. Passeio de gaivota

Ótima atividade para fazer em família. No Parque Nacional da Peneda-Gerês, por exemplo, e em várias praias fluviais.

4. Trabalho voluntário

É indiscutivelmente das mais recompensadoras coisas para fazer este verão. Há imensos programas que pode fazer por cá e também lá fora: desde fazer companhia em lares de idosos, proteger tartarugas no Sri Lanka e ajudar em campos de refugiados na Macedónia.

5. Nadar num rio

Podíamos mencionar vários no país, mas visitar apraia fluvial de Paredes de Taboão, em Viana do Castelo, é uma das melhores coisas para fazer este verão, especialmente se tiver crianças.

6, Acampar

Se está numa onda de parques de campismo, tem de experimentar São Jacinto, em Aveiro. Aproveite e faça uns piqueniques; e se gosta de pescar, eis a oportunidade ideal!

acampar

7. Workshops de culinária

Gostaria de saber preparar comida tailandesa? Vegan? Sushi? Chocolates artesanais? Cake design e bolos estruturados? Pois fique a saber que há bastantes sítios aonde pode aperfeiçoar as suas skills de chef. Em Lisboa, sugerimos o FeedMe, no Porto, o Work Space Criativo, e em Faro o Algarve Cuisine Academy.

8. Cursos de línguas

Ótimo para conhecer novos locais e fazer amigos. Se gosta de umas férias mais compridas e menos frenéticas, esta é uma forma muito eficaz de conhecer pessoas e de se aproximar de outras culturas.

9. Fazer um retiro espiritual

Não precisa de ir muito longe para fazer um retiro espiritual, em Portugal há cada vez mais sítios destinados para esse efeito. E ainda bem: a andarmos a este ritmo alucinante, quase que nos esquecemos da nossa vivência interior e da nossa relação com a natureza. Sugerimos a casa Shanti, em Mafra, e o Centro Tao, na Figueira da Foz!

meditar

10. Ir a um parque aquático

Para os papás e para as mamãs, ir a um parque aquático é das melhores coisas para fazer este verão se quer estourar as energias das crianças.  Os mais divertidos são o Amarante Water Park, Oasis- Water Park Galveias e o Splash Seixal!

11. Montar um puzzle de 5000 peças

Imagine uma tarde sem telemóvel, sem notificações do Instagram, Whatsapp ou Facebook, sem e-mails do trabalho e sem chamadas publicitárias. Imagine uma tarde só você (e talvez alguma companhia muito selecta) e o seu puzzle. É das melhores coisas para fazer este verão para se distrair das preocupações, garantidíssimo.

12. Comboio

O percurso de comboio mais bonito de todo o mundo é, sem dúvida, esta viagem Porto-Régua. Faça as suas reservas!

13. Bowling

Se o tempo estiver pior e não der para levar os meninos à praia, porque não esta opção? Experimente ir ao bowling, as crianças vão adorar!

14. Aulas de surf

Quem nunca quis ter aulas de surf e os pais não deixavam? Agora, que cresceu, pode pegar nessa frustração toda e ir domar ondas.

surf

15. Escalada

Experimente fazer escalada indoors antes de se mandar para a coisa a sério. Empreendedores, só há negócios destes em Lisboa: toca a a levar para outros sítios do país.

16. Cinema ao ar livre

Uma sessão de cinema ao ar livre sabe sempre bem. Veja que programas há na sua zona e vá assistir a um filme! E, já agora, lembre-se de levar uma mantinha consigo.

17. Fazer um dia de spa

Um dia inteiro para se mimar, pelo menos. É daqueles rituais que volta e meia deve fazer, mas no verão é mesmo obrigatório.

18. Paintball

A melhor coisa para fazer neste verão para descarregar frustrações, acredite. Pense no seu chefe super chato ou na sogra insuportável e vai sentir-se muito melhor no final do dia.

paintball

19. Passar tempo com a família e os amigos

Pode parecer redundante, mas é um ponto que precisa ser reforçado. É necessário dedicar tempo à família e aos amigos o ano inteiro, mas é comum que no dia-a-dia sejamos inundados com compromissos e atividades que nos afastam daqueles que mais gostamos e que mais gostam de nós. O verão, apesar das férias, é igualmente ocupado; no entanto, é necessário que se faça um esforço para manter aqueles que realmente importam na nossa vida.

20. Organizar os armários de casa

Veja-se livre de toda a tralha que só ocupa espaço e ganha pó. Vai-se sentir um ambiente muito mais rejuvenescido e leve, é garantido.

Quantas destas coisas para fazer este verão estão na sua lista?

Veja também: