Márcio Matos
Márcio Matos
25 Abr, 2018 - 12:00
Férias com filhos pequenos: onde ir e o que fazer

Férias com filhos pequenos: onde ir e o que fazer

Márcio Matos

Se ainda é daquelas pessoas que acha que viagens não combinam com crianças, desengane-se. Vamos mostrar-lhe que há destinos para férias com filhos pequenos.

O artigo continua após o anúncio

Reunimos o que talvez julgue impossível: 8 destinos indicados para férias com filhos pequenos. Sim, há mesmo cidades mais family friendly do que outras e nós vamos apresentar-lhe algumas delas. Saiba quais são, o que ver e o que fazer. Com viagens bem planeadas, as férias em família podem ser, simultaneamente, relaxantes e divertidas.

Prontos para viajar e a todos agradar?

8 dos melhores destinos de férias com filhos pequenos

1. Paris

ferias com filhos

Fonte: Pixabay/bunzellisa

Ir a Paris sem visitar a Disneyland é imperdoável, sobretudo se levar crianças consigo. Faça-lhes uma surpresa e leve-as ao parque de atracções europeu mais popular. Elas irão vibrar com os carrosséis e as montanhas-russas, já para não falar dos espetáculos e paradas, em que poderão estar cara a cara com o Mickey, a Margarida e o Pateta. Mas não se fique por aqui, aproveite também para explorar a cidade, passear pelos seus jardins e, claro, subir à Torre Eiffel.

2. Açores

Férias

Fonte: Pixabay/sarahbernier3140

Nos Açores encontrará de tudo: praia, montanha e muita natureza. Este é um destino acessível, onde pode fazer um sem número de atividades com os mais pequenos. Ver baleias, explorar a flora e a fauna e, ainda, fazer desportos aquáticos, são alguns dos passatempos que podem preencher os seus dias de descanso, sem desapontar os mais novos.

3. Aldeias do Xisto

melhores-destinos-de-ferias-com-filhos-pequenos

Se procura umas boas férias em família dentro de portas, então faça as malas e rume às Aldeias do Xisto, localizadas no interior da região centro do país. Aqui há ar puro, clima solarengo, algumas das melhores praias fluviais de Portugal e uma oferta de alojamento única (a preços simpáticos). Para distrair as crianças, o que não falta são atividades de lazer, de entretenimento e educativas –  que promovem o conhecimento das tradições da cultura serrana, a par com a conservação da natureza.

Há uma Maternidade de Árvores, onde os mais pequenos podem ficar a conhecer as características de cada espécie; um Núcleo Asinino; diversos workshops; um Atelier da Horta, em que poderão realizar tarefas agrícolas; o Atelier do Queijo, em que irão aprender a fazer queijo de forma artesanal; o Ciclo do Milho, um atelier que proporciona aos miúdos a oportunidade de descamisar, debulhar, crivar, ver moer e peneirar a farinha e, até, fazer pão. E isto para listar apenas alguns exemplos.

O artigo continua após o anúncio

Para os mais crescidos, a prática de BTT, desportos motorizados, canoagem, passeios de barco, trilhos de trekking, rappel. Ou seja, por estas bandas ninguém anda aborrecido. Dê uma vista de olhos na nova plataforma de booking das Aldeias do Xisto – Book in Xisto – e planeie as férias da sua família ao pormenor, sem complicações. Depois conte-nos tudo!

4. Sevilha

sevilha

Fonte: Pixabay/USA-Reiseblogger

Espanha é um ótimo destino, desde logo pela proximidade geográfica. Além disso, o clima é agradável, a gastronomia é ótima e os preços acessíveis. Sevilha tem um salero particular, pois é uma cidade cheia de cor e dinamismo. Experimente algumas aulas de flamenco e visite, naturalmente, a Isla Magica, um dos parques de diversões mais populares de Espanha e que fará as delícias da pequenada.

5. Copenhaga

ferias com filhos

Fonte: Pixabay/lachrimae72

A capital da Dinamarca é uma cidade segura, plana e pequena. Por isso, é a escolha ideal para quem viaja com bebés e se tenha de deslocar com carrinho. No verão, pode passear nos seus belíssimos parques; no inverno, pode construir um lindo boneco de neve. Aproveite para alugar bicicletas e explorar assim a cidade. Não deixe ainda de visitar a Legoland em Billund, a cerca de três horas de distância de Copenhaga.

6. Londres

londres

Em Londres, há uma série de atividades para fazer em família, gratuitas e disponíveis todo o ano. Alimentar os esquilos no Hyde Park, assistir ao render da Guarda da Rainha, tirar fotografias de família em Abbey Road, são apenas alguns exemplos. Apresente-os também a Harry Potter, a personagem literária cuja história se cruza com a própria história e locais da cidade, como a Plataforma 9 3/4 em Kings Cross ou o viaduto de Glenfinnan que liga Londres a Edimburgo.

7. Reykjavík

ferias com filhos

Fonte: Pixabay/globenwein

Se gosta de viajar de carro e explorar não só uma cidade, como todo o país, a Islândia é uma excelente opção. Isto, porque é um país pequeno e com viagens curtas – ao gosto dos mais novos – conseguirá conhecer diversos locais, como a famosa cascata de Dettifoss. Na capital, pode visitar museus sobre os Vikings, passear de barco ou a cavalo e mergulhar nas suas águas termais.

O artigo continua após o anúncio

8. Berlim

berlim

Fonte: Pixabay/Kolibri999

Aproveite as férias para aproximar os seus filhos da natureza – e Berlim é o sítio ideal para o fazer. Aproveite os seus parques para deixar os seus filhos correrem, andarem de bicicleta e brincarem livremente. No domingo, leve os seus filhos aos Mauerpark, no bairro Prenzlaeur Berg. Aí há comidas de todo o mundo, várias atuações e animações de rua e karaoke ao fim da tarde. É comum ver crianças de diferentes nacionalidades brincarem em conjunto.

Entre estes 7 destinos indicados para férias com filhos pequenos, certamente há algum que o cativa mais. Selecione o seu preferido e comece já a planear como ir, onde ficar e quando regressar. Não se esqueça que o sucesso de umas férias está no planeamento atempado, sobretudo quando se tem filhos pequenos. Faça planos e boas férias!

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp