Inês Pereira
Inês Pereira
25 Jun, 2019 - 13:57
Vai de férias no trabalho? Eis o que deve deixar organizado antes

Vai de férias no trabalho? Eis o que deve deixar organizado antes

Inês Pereira

Tirar férias no trabalho deixa qualquer um feliz e a sonhar com o merecido descanso. Mas é importante que deixe tudo encaminhado antes de relaxar.

O artigo continua após o anúncio

Entrar às 9h e sair às 18h todos os dias durante meses a fio cansa qualquer um – e os dois dias do fim-de-semana carregam algumas baterias mas não fazem milagres. Como tal, é imprescindível tirar férias no trabalho.

Até porque, quando chega a altura de ir de férias, faça chuva ou faça sol, o seu humor muda totalmente. Tem tudo pronto, malas feitas e está pronto a partir para o destino que o vai fazer esquecer o stress e as preocupações do dia-a-dia. Mas será que deixou tudo devidamente organizado no emprego? Embora esta obrigação não seja uma novidade, a verdade é que nem sempre é fácil tratar de tudo antes dos dias de férias no trabalho.

Como tal, para que seja capaz de aproveitar as férias ao máximo e relaxar, o ideal é ter a certeza de que ninguém o vai incomodar com questões de trabalho. Para isso basta seguir algumas dicas infalíveis para recarregar energias bem longe de pastas, documentos, procedimentos diários e reuniões.

6 dicas para ir de férias no trabalho sem preocupações

ir de férias no trabalho descansado

As férias são não só uma necessidade mas também um direito. Extremamente necessárias para a saúde do colaborador, a verdade é que são benéficas também para a sua produtividade e motivação no local de trabalho. Nesse sentido, não deve sentir-se de forma alguma preocupado ou pouco à vontade com o seu período de descanso – afinal, o stress não vai ajudar em nada a ter bons resultados.

E, para evitar estar numa praia paradisíaca e receber chamadas alarmantes relacionadas com assuntos de trabalho, o melhor mesmo é garantir que deixa tudo bem organizado antes de partir para as suas férias. Deste modo, evita problemas durante a sua ausência e até mesmo aquando do seu retorno, uma vez que os colegas saberão deixar tudo encaminhado e não terá de lidar com surpresas desagradáveis.

Para que não tenha de enfrentar este tipo de situações aquando das férias no trabalho fique agora a conhecer as dicas e os passos que deve seguir.

1. Informe as chefias e os colegas que trabalham diretamente consigo

Marcou as férias há largos meses e, claro, com o consentimento dos seus chefes. No entanto, tenha em mente que é pouco provável que, além de si, mais pessoas saibam de cor e salteado qual o período que escolheu. Isso significa que relembrar as chefias deve ser uma preocupação antes de fazer as malas.

Não deve também esquecer os colegas que trabalham diretamente consigo e cujo trabalho dependa, de alguma forma, das suas funções. Deve estender também a eles o aviso, informando qual a data do seu regresso.

O artigo continua após o anúncio

2. Organize a agenda de trabalho e não deixe tarefas pendentes

Como em praticamente tudo na vida, a organização é a chave para o sucesso neste caso. Se programar ao máximo os dias que antecedem a sua partida para férias tudo correrá pelo melhor e sem stress.

Faça uma lista que funcione como uma espécie de agenda com todas as tarefas ou projetos que devem ser concluídos antes da sua saída e inclua os prazos. O ideal é deixar tudo terminado a tempo, mas caso não seja possível informe atempadamente os colegas que terão de ficar responsáveis pela conclusão do trabalho.

3. Delegue tarefas

Ir de férias no trabalho é bom, mas é necessário que esteja ciente de que a vida na empresa continua, especialmente se houver a necessidade de delegar as suas tarefas a outro colega. Neste sentido, é muito importante que prepare bem a pessoa (ou pessoas) que vão assumir essa responsabilidade de modo a que não ocorram erros desnecessários.

Passe todas as informações, contactos e dicas que possam ser úteis e não se esqueça de tirar algum tempo do seu dia para preparar um breve manual com instruções que possa ser facilmente consultado por quem precisar. Esta é uma boa forma de evitar problemas e garantir que o seu telefone não toca durante as férias.

4. Prepare o seu retorno

Ir de férias é bom e muito merecido, mas não deve esquecer a data de retorno nem a organização que ela implica. Já não é novidade para ninguém que voltar ao trabalho nem sempre é fácil e que voltar à rotina pode ser desafiante.

Uma boa forma de facilitar este processo é elaborar uma lista de afazeres e prioridades para o retorno ainda antes de ter feito as malas. Escreva tudo aquilo que terá de confirmar ou encaminhar para que nada seja esquecido durante a “ressaca das férias“.

Todos demoram a ganhar ritmo depois de um período de folga, mas esta é uma boa tática para que corra tudo pelo melhor.

5. Arrume a sua mesa ou espaço de trabalho

Aproveite as férias para organizar o seu espaço de trabalho. Limpe a secretária, coloque todos os documentos que possam ser necessários na sua ausência nos devidos lugares e disponibilize a password do seu computador, se achar que pode ser necessária. Além de deixar tudo preparado para quem possa precisar, também lhe vai saber bem voltar de férias e encontrar uma mesa arrumada.

O artigo continua após o anúncio

6. Crie uma resposta automática no seu email

Chegou ao último dia e já tratou de tudo? Ainda bem. Agora basta preparar o seu email para que envie uma resposta automática a quem o contacte (mensagem out of office), informando que está de férias, as datas em que regressa e com os números e email de outra pessoa que a contactar na empresa em caso de urgência.

Se fez isto tudo está preparado! Só nos resta desejar-lhe boas férias!

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp