Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
08 Out, 2018 - 16:27

Golden Retriever: cuidados a ter com o pelo do seu cão

Luana Freire

Golden Retriever: saiba os cuidados que deve ter com o pelo – o guia essencial para manter a saúde do pelo do seu patudo. Siga as dicas e descomplique.

Golden Retriever: cuidados a ter com o pelo do seu cão

Sabe quais os cuidados que deve ter com o pelo do seu Golden Retriever? Será que exige muitos cuidados? Encontre aqui toda a informação que precisa para manter o pelo do seu cão saudável e com ótima aparência.

Brincalhão, carinhoso e muito amável, o Golden Retriever é uma das raças de cães mais adoradas e a verdade é que, de facto, não faltam boas razões para isso – afinal, este é o grande amigo das crianças e das famílias. Mas, não é só pelo seu caráter tranquilo que estes cães chamam a atenção: o pelo dourado atrai logo os olhares. Se quer saber como manter a pelagem do seu animal bonita e cheia de saúde, continue a ler este artigo e encontre todas as dicas.

Golden Retriever: cuidados a ter com o pelo

Sabia que o Golden Retriever possui não uma, mas sim duas camadas de pelo? Sim, há uma camada externa e outra interna. A primeira delas é mais curta e fica mais agarrada ao corpo do animal, tendo como objetivo aquecer o cão nas estações frias e resfriar nas estações quentes. A segunda camada, mais comprida e ondulada, embeleza e dá a imagem de marca desses animais.

Golden Retriever: tudo sobre esta raça adorada

Quantos banhos dar ao seu Golden Retriever e qual a peridiocidade?

A quantidade e a peridiocidade dos banhos pode variar de acordo com as necessidades de cada animal e com a idade (é natural que um cão bebé vá precisar de banhos mais frequentes), mas é possível estipular uma média ideal de um banho entre intervalos de um mês ou um mês e meio.

Como dar banho ao Golden Retriever?

Para começar, há uma regra de ouro que não pode nunca escapar: não deve, de todo, utilizar champô para pessoas no seu animal. Os cães necessitam de champô específico e com pH neutro. Escolha um produto adequado ao pelo do seu Golden Retriever, lembrando sempre que a sua pele tem uma tendência especial para desenvolver doenças.

O banho do Golden Retriever deve ser com água morna, nunca quente. Um conselho essencial: aplique, depois do champô, uma máscara especial para evitar os temidos nós no pelo e conseguir um aspeto muito mais cheio de brilho.

Não tenha, de todo, qualquer receio em dar banho ao seu cão, pois esta é uma medida saudável e que vai proteger o seu pelo. Isso porque, com a água, todo o pelo morto acumulado que estiver agarrado à pelagem irá embora sem grandes sacrifícios – e o melhor é que não vão ficar espalhados pela roupa ou pela casa.

Não dispense, a seguir ao banho, o uso de um secador e lembre-se que quanto mais cedo habituar o seu cão a essa rotina, mais fácil será no futuro. Utilize uma temperatura suave para não queimar a pele do animal e seque com foco na direção do crescimento do pelo.

Se por alguma razão não puder dar banho ao seu cão aposte na aplicação de um champô seco ou limpe-o com um pano húmido – ou até com toalhitas humedecidas. Champô seco para cães? Sim, existem e podem facilitar a rotina aí em casa.

Como usar o xampô seco nos cães?

Aplicar o champô seco nos cães é muito simples. Siga o passo a passo:

  1. Escove o pelo do seu patudo.
  2. Aplique o champô seco sobre o pelo do cão, tendo especial cuidado para não chegar ao nariz, à boca, às orelhas e, claro, aos olhos.
  3. Deixe o produto atuar durante o tempo que está indicado na embalagem. Respeite os minutos que são indicados, pois deixar o produto no pelo do animal por mais tempo pode provocar alergias.
  4. De seguida, volte a escovar o pelo do seu cão e está concluído o processo.
pelo golden

É necessário realizar a tosa do seu Golden Retriever?

A resposta é não, não é preciso cortar o pelo do seu Golden Retriever. Isso porque o próprio animal muda de pelo. No entanto, é preciso ter em atenção alguns cuidados essenciais que deve incluir na rotina do seu animal para manter o seu pelo saudável.

É normal haver queda de pelo todo o ano?

Ainda que o pelo do Golden mude duas vezes por ano, é natural que haja bastante queda ao longo de todo o ano. Por isso, esteja atento aos sinais que indiquem o excesso de queda, pois pode ser o alerta para problemas de saúde ou situações de stress no animal. Se desconfiar que o pelo do seu amigo de 4 patas está a cair muito, converse com o veterinário e despiste alguma alergia ou a deficiência de algum complemento alimentar.

Como escovar o pelo do seu Golden Retriever?

É necessário que escove bem o pelo do seu  patudo todos os dias, uma vez que esses animais perdem muito pelo. Isso também é importante para que possa manter a casa limpa, pois os pelos mortos vão ficar na escova e não no chão ou no seu sofá. Nas altura em que o cão estiver a fazer a troca de pelo, pode ser indicado que escove a pelagem mais vezes por dia. Este processo, habitualmente, dura entre duas a três semanas.

Para escovar o pelo do seu cão escolha usar uma escova que tenha as cerdas metálicas. Não esqueça, também, de verificar e escovar a zona das patas e a zona das “axilas”, uma vez que são áreas onde há mais tendência a aparecer os nós. Enquanto escova o seu animal, não deixe de verificar as orelhas, as almofadas das patas e os olhos.

pelo golden retriever
5 personalidades dos cães: como escolher o seu melhor amigo
Veja também 5 personalidades dos cães: como escolher o seu melhor amigo

Algumas medidas a apostar durante a escovagem do pelo:

  1. se houver excesso de pelo nas almofadas das patas, corte;
  2. é possível que parasitas gostem de alojar-se nas orelhas do seu Golden Retriever, por isso lembre-se de fazer uma limpeza periódica;
  3. limpe as secreções dos olhos com cuidado, usando um pano húmido.

Como reparou, há alguns cuidados essenciais para manter a saúde do pelo do seu melhor amigo patudo, mas que são muito fáceis de aplicar na rotina do seu animal. Para saber mais cuidados e especificidades desses animais, não deixe de ler o nosso artigo com tudo o que precisa de saber sobre a raça Golden Retriever.

Veja também