Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
21 Nov, 2019 - 17:40

Hangar-7: o paraíso da Red Bull para qualquer amante de motores

André Freitas

Já ouviu falar do Hangar-7? É o museu da Red Bull no aeroporto de Salzburgo onde estão guardadas alguns dos melhores carros, aviões e motas da história.

DC-6

O Hangar-7 é uma espécie de museu da Red Bull, e fica localizado dentro do aeroporto de Salzburgo, na Áustria. Foi inaugurado em 22 de agosto de 2003 e foi concebido para, à primeira vista, parecer a asa de um avião.

Este edifício com aspeto futurista é considerado uma verdadeira obra de arte, e foi inicialmente pensado para ser apenas a “casa” dos Flying Bulls, os aviões da marca de bebidas energéticas.

FLYING BULLS
Esquadra “Flying Bulls” à porta do Hangar-7 – Red Bull Content Pool

Com o passar do tempo, evoluiu para um espaço onde se pode encontrar uma grande colecção de aviões, automóveis, motos e não só.

Para construir este enorme edifício, praticamente transparente, foram necessárias 380 toneladas de vidro e 1200 toneladas de aço.

O facto de não ter as típicas paredes de alvenaria, torna este edifício ainda mais espetacular. À noite então, com luzes a iluminá-lo, parece que a coleção de aviões, automóveis e motos se encontra a céu aberto.

O que pode encontrar no Hangar-7?

HANGAR 7
Hangar-7 – Red Bull Content Pool

Com mais de 100 metros de comprimento e 67 metros de largura, este museu foi construído tendo por base uma maquete de uma turbina de um avião. Este é um local onde se juntam tecnologia, arte e lazer.

O Hangar-7 serve ainda como palco para exposições de arte e diversos eventos. Para além disso, é um local de visita obrigatório não só para quem utiliza o aeroporto de Salzburgo para viajar, mas para quem visita a própria cidade.

A coleção inclui os aviões como o Lockheed P-38 Lightning, B-25J Mitchell, Chance Vought F4U-4 “Corsair” e ainda um DC-6, um dos únicos exemplares ainda em operação, para além claro dos vários modelos de acrobacias que fazem parte da esquadra “Flying Bulls”.

DC-6
Alguns carros de Fórmula 1 e o McDonnel Douglas DC-6- Red Bull Content Pool

A nível de helicópteros, encontra em exposição permanente um Bell Cobra, helicóptero de combate e um do mais rápidos do mundo e dois BO 105, o único modelo de helicóptero civil licenciado para acrobacias em todo o mundo e que datam dos anos 1970.

BELL COBRA
Helicóptero Bell Cobra ao lado do Fórmula 1 de 2007 da Red Bull Racing – Red Bull Content Pool

No que diz respeito a automóveis, mais propriamente aos Fórmula 1, são vários os modelos expostos. Entre estes, podemos encontrar o RB9, que foi conduzido ao título mundial de construtores e pilotos em 2013 pelo alemão Sebastien Vettel, ou ainda o STR3, o carro que o mesmo Sebastian Vettel conduziu até à vitória no GP de Monza em 2008, o único até à data da equipa italiana Toro Rosso.

CARRO DE FORMULA 1
Fórmula 1 RB9 ladeado por alguns aviões Cessna dos “Flying Bulls” – Red Bull Content Pool

Ainda neste espaço poderá encontrar a famosa cápsula da qual Felix Baumgartner saltou em 2017, a 40 quilómetros de altura.

Não só de carros e aviões se faz este museu

refeição no restaurante ikarus
Pequeno almoço num dos restaurantes do Hangar-7 – Red Bull Content Pool

Neste local, também se pode encontrar um dos melhores e mais famosos restaurantes do mundo, galardoado com 2 estrelas Michelin: o Ikarus.

Este restaurante tem um top chef diferente a cada mês e serve diferentes tipos de pratos, dependendo do tipo de cozinha praticado pelo chef do mês (tradicional, de fusão, etc.). Para além do Ikarus, o Hangar-7 tem ainda um café e um bar.

Horários e preços

O melhor de tudo? Se quiser visitar este espaço pode fazê-lo de forma gratuita, todos os dias, entre as 09:00 e as 22:00.

O Hangar-7 da Red Bull tem ainda a particularidade de ser o único museu no mundo onde todas os exemplares expostos se encontram em perfeitas condições de funcionamento e aptos para andar/voar. Ou seja, é “só dar à chave” e andar!

Veja também