Márcio Matos
Márcio Matos
10 Jul, 2019 - 02:58
Highlands: os encantos das terras altas da Escócia

Highlands: os encantos das terras altas da Escócia

Márcio Matos

As Highlands da Escócia são conhecidas pelas suas inúmeras atrações naturais, como lagos, montanhas e vales. A força da natureza em todo o seu esplendor.

O artigo continua após o anúncio

As Highlands da Escócia, que é como quem diz as Terras Altas escocesas, guardam inúmeros encantos. As montanhas nevadas, cobertas de névoa, os lagos de um azul profundo, o famoso Lago Ness, os castelos icónicos, o típico gado escocês (conhecido como o Highland Cattle), os whiskies da região, a aurora boreal, tudo isto se encontra neste destino.

Highlands da Escócia ou as Terras Altas escocesas

O território escocês divide-se em duas grandes regiões: as Lowlands e as Highlands (as Terras Baixas e as Terras Altas, respetivamente). Nas Lowlands, no sudeste escocês, ficam as grandes cidades, como Edimburgo, Glasgow, Stirling e Dundee. Já as Highlands, ficam a noroeste, são pouco povoadas, e a sua única cidade principal é Inverness, a qual está situada na margem norte do Lago Ness.

A pouca urbanização é compensada pelas maiores belezas naturais de todo o Reino Unido, com lagos, fiordes e montanhas nevadas únicas deste território.

Principais atrações das Highlands da Escócia

1. Parque Nacional Loch Lomond e The Trossachs

highlands

Como já dissemos, as montanhas nevadas são um dos atrativos das Highlands. As montanhas são imensas, de tom castanho e exibem uma vegetação rasteira e seca. Já o seu topo está coberto de neve.

Mas as montanhas são, apenas, parte deste Parque Nacional, onde ainda pode encontrar vales, lagos e uma série de encantos naturais que vale a pena explorar e descobrir.

2. Glencoe e Fort William

highlands

Sempre com as montanhas e os lagos como cenário, as Terras Altas da Escócia têm muito para mostrar. Glencoe é uma pequena vila, onde vale a pena parar para fazer uma refeição leve e seguir caminho para a próxima paragem: Fort William.

Fort William é uma pequena cidade, a partir da qual pode seguir para Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido. Também por aqui passa o Jacobite Steam Train, o comboio que inspirou o famoso Hogwarts train, do imaginário Harry Potter.  Além disso, em Fort William também pode encontrar a destilaria Ben Nevis, a qual merece uma visita.

3. Castelo de Eilean Donan

highlands da escocia

Fonte: Wikimedia Commons/David Diliff

O artigo continua após o anúncio

Este castelo foi reconstruído no século XX, a partir de outro que aí existia. Ele fica numa ilhota – a Ilha de Skye, banhada por um lago. Há uma ponte de pedra – Skye Bridge – que conduz os visitantes da terra até a área do castelo. Pelo caminho, irá passar por diversos lagos, como os Lochs Lochy, Garry e Cluanie.

4. Broadford e Portree

highlands

Broadford é um pequeno povoado que fica a caminho e onde é possível pernoitar. No entanto, se preferir ficar numa cidade maior e com mais oferta, então Portree, aí bem perto, é uma boa opção.

5. Inverness e a Aurora Boreal

highlands

De Portree a Inverness são quase três horas de viagem. Esta cidade oferece muitas opções de alojamento e refeição. A partir deste território é possível assistir a um dos espetáculos naturais mais fascinantes: a Aurora Boreal. Um céu iluminado a cores roxas, verdes e amarelas, que maravilha qualquer um e deve ser eternizado em fotografia.

6. Lago Ness e Castelo de Urquhart

highlands

O Castelo de Urquhart fica à frente do Lago Ness. Na verdade, ele não está aberto ao público e apenas é possível visitar as suas ruínas. Quanto ao Lago, é indispensável passar por lá, tirar umas quantas fotografias e, clarro, espreitar e verificar se o Nessie – o monstro que lá habita – dá ou não honras de aparecer.

7. De Fort Augustus a Stirling

highlands

Fort Augustus fica no extremo sul do lago. Trata-se de uma cidade pequena que funciona mais durante os meses de verão, do que propriamente nas restantes altura do ano. O Castelo de Stirling também merece uma visita, assim como a estátua de Robert the Bruce, rei escocês, que fica na sua frente.

Ainda por aqui encontrará alguns vestígios de William Wallace, o guerreiro celebrizado no cinema pelo filme Braveheart, de Mel Gibson. Wallace terá sido contemporâneo de Robert the Bruce, tendo vencido diversas batalhas contra os exércitos ingleses, em busca de uma independência que nunca chegaria. É um facto que a vida de William Wallace se confunde entre a realidade histórica e a lenda, mas é mais um atrativo para conhecer a fantástica cidade de Stirling.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp