Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
11 Fev, 2020 - 16:25

Enciclopédia automóvel: o ABC das marcas alemãs

Valdemar Jorge

Se é fã de automóveis, conheça em poucas linhas a história das principais marcas de automóveis alemãs e os factos que as tornaram tão importantes na indústria.

mercedes 300d

O saber não ocupa lugar, e nada como saber um pouco a história e alguns dos principais factos sobre as grandes marcas automóveis alemãs para lançar uma boa discussão ou conversa de café entre um grupo de amigos “petrolheads”.

É prática comum, em qualquer conversa sobre automóveis que se tenha, referir que os automóveis alemães são os melhores. E nestes “melhores” entram os conceitos de fiabilidade, robustez, qualidade, segurança.

A verdade é que os carros alemães podem ser considerados os melhores do mundo mas, noutros países, encontramos igualmente marcas e modelos carregados de história, sucessos e insucessos, o que é natural, e qualidade. Muita qualidade.

breve história das marcas alemãs

Audi e-tron

Antes de tudo, há que referir que a Alemanha é, sem sombra de dúvida, um dos países com grande tradição nesta indústria, sendo inclusive a nação “mãe” dos automóveis modernos, com o Benz Patent-Motorwagen, criado por Karl Friedrich Michael Benz, um dos fundadores da Mercedes.

Audi

Fundada a 16 de julho de 1909 e com uma imagem de marca muito forte na Alemanha (sede em Ingolstadt, na Baviera) e em todo o mundo, a Audi carateriza-se por ser uma construtora de automóveis onde conforto e qualidade são palavras de ordem.

Tem uma gama muito abrangente sendo que o Audi A3, A4, A5, A6 e A8 e os SUV Q3, Q5 e Q7 são dos mais conhecidos.

BMW

BMW Serie 1

Fundada em 1916 a BMW tem sede em Munique. Produz automóveis e motas e o seu prestígio estende-se ainda ao plano desportivo, com a bem conhecida divisão M e aposta ainda na eletrificação automóvel com a submarca i.

Os BMW Série 1, 3, 5 e 7 são os que mais aficionados conquistam, se bem que atualmente também marque presença no forte segmento SUV, com o X1, X3, X5 ou X7, entre outros.

Mercedes-Benz

Fundada oficialmente a a 26 de setembro de 1902 como resultado da fusão de 2 empresas e com sede em Estugarda, na Alemanha, a Mercedes-Benz conhece atualmente uma expansão muito forte devido à aposta na eletrificação dos seus automóveis, principalmente, com a hibridização de modelos como o Classe C, e E e a criação da marca EQC dedicada a veículos puramente elétricos.

A marca que também aposta nos veículos comerciais (autocarros e camiões) é conhecida pelo luxo e qualidade de construção dos seus automóveis e, também, pela divisão desportiva AMG.

Opel

A Opel, atualmente uma marca do universo francês do Groupe PSA, já passou pelas mãos da General Motors. Produziu o primeiro automóvel em 1899. Carisma não lhe falta.

Esta marca generalista tem no Opel Corsa o seu ícone. Espalhado pelos quatro cantos do mundo o Corsa evoluiu em 2019 para a versão elétrica com o Corsa e. É a eletrificação do automóvel a fazer-se sentir na Opel que abraça ainda mecânicas híbridas e plug-in, em modelos como o Crossland.

Porsche

Porsche Carrera GT

A Porsche é sem dúvida uma das marcas mais importantes do universo alemão, apesar de ser uma das mais recentes. A sua fundação remota a 25 de abril de 1931.

Caracterizada pela desportividade dos seus modelos, tem no 911 o expoente catalisador de toda a linhagem desportiva. Mecânicas potentes, puxadas ao limite, montadas em carroçarias arrebatadoras.

Em boa altura abraçou o segmento SUV com a apresentação do Cayenne e mais tarde do Macan, verdadeiro vencedor em termos de vendas. O luxo também está intrínseco na sua berlina mais expressiva neste capítulo: o Panamera.

Volkswagen

Fundada em 1937, em Wolfsburg, a Volkswagen fez uma caminhada que se carateriza pela apresentação de automóveis onde o design está fortemente aliado à função e conforto.

Atualmente detém um conjunto de marcas com elevado peso no sector automóvel: Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Škoda, Scania e MAN (estas duas no segmento dos veículos pesados). O Golf é o seu modelo mais popular a seguir ao antigo “carocha”.

Veja também