Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
25 Out, 2022 - 11:39

Honda renova os clássicos CR-V e HR-V

Valdemar Jorge

Dois dos modelos SUV da Honda estão completamente renovados e abraçaram a hibridização. Conheça as novidades do CR-V e do HR-V.

Honra HR-V

Ambos com características SUV, os Honda CR-V e HR-V partilham da filosofia da marca nipónica, mas cumprem caminhos diferenciados, ainda que conciliem o objetivo de agradar às famílias.

As diferenças pontuais encontramo-las no design, no espaço interior e no disponível para bagagens. De resto, a vontade de serem viaturas amigas do ambiente é partilhada pela adoção de sistemas híbridos, eficientes e eficazes.

Prazer de condução, conforto, fiabilidade e economia são parâmetros que coincidem nos dois modelos japoneses.

Honda CR-V: primeiro SUV híbrido da marca na Europa

O CR-V foi, em 2019, o primeiro SUV da Honda disponível na Europa com tecnologia híbrida. A nova geração chegará à Europa, e por consequência a Portugal, em 2023.

O novo modelo, que já foi apresentado nos Estados Unidos da América (EUA), mercado onde a Honda está bem implantada, é a sexta geração do SUV japonês e, visualmente, não apresenta um corte com o modelo da quinta geração.

No entanto, o CR-V vindouro, terá um estilo mais simples e refinado, seguindo a linha de outros modelos da marca como o HR-V e claro, o icónico Civic.

Design mais contemporâneo

Uma nova grelha frontal com faróis estilizados e silhueta clássica dominarão as linhas de força do CR-V que se mostrará igualmente desportivo e contemporâneo.

Visualmente está mais comprido (69 mm) e largo (10 mm), o que indicia mais conforto para passageiros no habitáculo (incremento do espaço para pernas para quem viaja no banco traseiro, com distância entre eixos a crescer 41 mm), e para bagagens na mala.

Ainda no habitáculo, destaque para o novo design do tablier, parte de um ambiente, que seguirá a filosofia presente no Civic, com o sistema de info-entretenimento a dominar o espaço.

Este poderá ter ecrã de 7 ou 9 polegadas, dependendo da versão de equipamento, e nele será possível aceder, entre outras, às informações do sistema híbrido.

Como é hábito, disponibilizará conetividade Android Auto e Apple CarPlay, sem fio nas versões de topo. À semelhança do Civic, manterá os botões físicos para o comando do ar condicionado.

Honda CR-V
O novo Honda CR-V chega ao mercado europeu a muito breve trecho

Na Europa só motorização híbrida

O Honda CR-V novo destacar-se-á na Europa por incluir na sua oferta uma única e inovadora motorização híbrida.

Esta combinará um motor quatro cilindros (naturalmente aspirado) de 2.0 litros a funcionar em ciclo Atkinson, com um motor elétrico. A potência máxima combinada será de 204 cv, e as versões de equipamento terão configurações Sport e Touring.

Esta motorização híbrida é uma evolução da usada pelo atual CR-V e:HEV e deverá disponibilizar mais 20 cv e 20 Nm do que o modelo da quinta geração.

Paralelamente a este motor, a Honda apresentará uma novidade na Europa: uma versão híbrido plug-in, que a marca designa de e:PHEV, e cuja bateria deverá proporcionar uma autonomia de até 60 km.

Trata-se da quarta geração deste sistema híbrido onde a Honda usará o sistema Linear Shift Control, que imita a sensação de aceleração e troca de caixa de velocidades de um automóvel comum. A velocidade máxima será de 185 km/h.

Quanto a sistemas de segurança, o CR-V estará equipado com o pacote Honda Sensing que agrupa conjunto de equipamentos de segurança, onde se destacam, entre outros, sistema de vigilância do ângulo morto, leitor de sinais de trânsito, cruise control adaptativo ou o assistente de permanência na faixa de rodagem.

Honda HR-V sublima a experiência de condução

A terceira geração do Honda HR-V está no mercado nacional apenas com versão híbrida. Esta carateriza-se por proporcionar uma experiência de condução única a que associa uma eficiência extraordinária e, inovadora, devido à utilização da tecnologia e:HEV da Honda, pela primeira vez disponível neste modelo.

No mercado desde o princípio deste ano o Honda HR-V carateriza-se por ser pensado para a cidade, ainda que tenha “corpo” para enfrentar outro tipo de circuitos, como autoestradas.

Só motorização híbrida

O sistema híbrido que equipa o Honda HR-V é complexo, no entanto, eficiente, robusto e económico. Tudo o que se pretende de um automóvel. O sistema anuncia 131 cv de potência máxima e 253 Nm de binário máximo obtidos a partir de um motor elétrico de tração.

No entanto,  integra um segundo motor elétrico (gerador), uma bateria de iões de lítio com 60 células, um motor a combustão i-VTEC de 1.5 litros (funciona em ciclo Atkinson) e ainda caixa de engrenagem fixa, que envia o binário em exclusivo para as rodas dianteiras.

O funcionamento do sistema é, na maior parte do tempo, assegurado pelo motor elétrico. Este é alimentado pelo motor a gasolina – que tem um papel de gerador na maior parte do tempo em que é solicitado o seu funcionamento.

Quando existe a necessidade de maior velocidade, por exemplo em autoestrada, o motor a combustão assume o lugar do motor elétrico no envio do binário às rodas.

Existe ainda a possibilidade, por exemplo durante uma ultrapassagem, em plena aceleração, do sistema assumir o modo híbrido, mais potente, o que acontece automaticamente sem ser preciso a intervenção do condutor.

Com este sistema a Honda anuncia consumos de 5,4 litros/100 km e sprint 0-100 km/h em 10,6 segundos.

Novo Honda HR-V
O Honda HR-V é um dos modelos mais populares da marca nipónica

Prazer de condução e economia

O design do Honda HR-V Hybrid é uma evolução do da anterior geração. Tudo é mais simples, minimalista mas, ao mesmo tempo, harmonioso e moderno. Desde o exterior ao habitáculo o design flui seguindo a filosofia ‘Man-Maximum, Machine-Minimum’ (M/M) da Honda.

Ao design associa-se a tecnologia cujo objetivo é servir passageiros e condutor, que tem posição de condução irrepreensível. Depois, conforto e espaço acabam por definir o padrão de qualidade do SUV.

Com três níveis de equipamento, o HR-V desde a versão Elegance integra completo conjunto de equipamentos que lhe conferem destaque no segmento onde está inserido.

No entanto, existe um conjunto de elementos transversais às diversas versões que contribuem para o conforto e segurança a bordo, nomeadamente, grupos óticos Full LED, jantes em liga leve de 18”, acesso à viatura através de chave inteligente ou ecrã digital de 9 polegadas. Está ainda presente o pacote Honda Sensing, que inclui os mais avançados sistemas de segurança passiva e ativa.

O que acaba por distinguir este SUV com linha desportiva de Coupé é o sistema e:HEV e a forma como os três motores alternam entre si para assegurar um desempenho otimizado, em condução urbana e em autoestrada.

A Unidade de Controlo Eletrónica alterna automática e constantemente entre condução elétrica, híbrida ou motor a combustão, adequando a disponibilidade do sistema para cada situação de condução.

Vários modos de condução e influência da F1

Dependendo do seu espírito, o condutor poderá alternar entre vários modos de condução através de um simples botão. Assim, se o modo Sport permite uma aceleração mais poderosa, o modo Econ ajusta o sistema de ar condicionado e aceleração para uma melhoria na eficiência de combustível. Já o modo Normal está vocacionado para condução mais equilibrada.

Para uma experiência ecológica os condutores podem selecionar o modo B da transmissão. Este oferece níveis selecionáveis de recuperação de energia quando em coasting ou durante a travagem. O nível de recuperação de energia e a força resultante do efeito de desaceleração pode ser maior que o modo D ao serem utilizadas as patilhas atrás do volante.

Todo o saber utilizado no sistema híbrido do HR-V tem origem no conhecimento da equipa de Fórmula 1 Hybrid Power Unit. O objetivo é o de oferecer níveis de eficiência energética únicos, para um resultado, que oferece uma eficiência excecional e superior desempenho nas diversas situações de condução.

Honda HR-V e as novidades no habitáculo

Com o objetivo de criar uma nova proposta para o habitáculo os engenheiros da Honda incorporaram, de forma inteligente, as mais recentes tecnologias estruturais da marca nipónica, que conjugaram com um design do habitáculo focado nos conceitos de luz e ar. Deste modo, o modelo tem fortes argumentos que o tornam competitivo no segmento compacto B-SUV.

O Sistema de Difusor de Ar único é um dos novos elementos do habitáculo, ao revolucionar o conceito de ar condicionado. As saídas de ar em forma de ‘L’ e posicionadas nos cantos do tablier proporcionam uma brisa de ar natural, em todo o espaço.

Ao todo estão disponíveis três modos: Normal com fluxo de ar direcionado para a frente; modo Air Diffusion System, cria um fluxo de ar suave que beneficia igualmente os passageiros dos bancos traseiros, e o modo Close, que para o fluxo de ar.

Um outro elemento que proporciona conforto aos utilizadores é a disposição dos controlos interiores. Colocados de forma harmoniosa os controlos de áudio, ventilação e do painel de instrumentos oferecem uma sensação de tranquilidade além de serem facilmente percetíveis.

Para manter o design de SUV premium, os engenheiros colocaram os componentes híbridos dentro do chassis e do compartimento do motor. Por outro lado, colocaram o tanque de combustível debaixo dos bancos dianteiros.

Esta opção permitiu que os bancos traseiros fossem posicionados 30 mm mais para trás e atinjam uma inclinação adicional de dois graus. Esta alteração, além de ser confortável, confere adicionais 35 mm de espaço de perna e ombros.

O Honda HR-V Hybrid está disponível por um preço chave na mão de 35.750,00€. Sob a assinatura “Contas feitas” a marca nipónica adota uma relação mais próxima e clara para com os clientes.

O preço inclui despesas de legalização e transporte, garantia de 5 anos sem limite de quilómetros, 5 anos de assistência em viagem e pintura metalizada.

Veja também