ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Miguel Pinto
Miguel Pinto
05 Jan, 2021 - 19:52

Huawei Mate 40 Pro: sim, é o melhor smartphone do mercado

Miguel Pinto

É um verdadeiro salto em frente em termos tecnológicos. O Huawei Mate 40 Pro cumpre tudo o que promete, num telemóvel de superior qualidade.

Telemóvel Huawei Mate 40 Pro

O Huawei Mate 40 Pro é muito mais que um simples smartphone. A marca chinesa levou a tecnologia a outro patamar e criou um telemóvel de exceção, aquele que será, sem sombra de dúvida, olhado como o concorrente a bater. Não se limita a tirar grandes fotos (já lá vamos) ou a fazer vídeos extraordinários.

Este smartphone funciona como uma extensão da própria pessoa, quase que lhe adivinhando os pensamentos, apresentando-se quase sempre disponível para cumprir com os desejos de quem o manuseia. É um smartphone de última geração, uma verdadeira conquista tecnológica, que deve ser admirada. Foi o que fizemos ao testar o Huawei Mate 40 Pro.

Huawei Mate 40 Pro: a fasquia bem alta

Imagem do Huawei Mate 40 Pro

Em termos de hardware é, definitivamente, um dos melhores telemóveis que o mercado tem para oferecer. As câmaras tiram fotos incríveis e o ecrã curvo dá uma sessão única de que toda a informação nos vais desaparecer por entre os dedos. Mas não desaparece, está lá toda, armazenada num design de excelência.

Para as fotografias, e os vídeos, a Huawei criou um anel onde instalou quatro lentes e o flash, numa solução de agradável simetria e que é esteticamente muito mais apelativa que a da concorrência. A câmara frontal do Huawei Mate 40 Pro tem 13 megapixels e um sensor 3D para dados em profundidade, o que proporciona imagens de rara beleza e definição acima da média. A lente zoom permite um zoom de 5 vezes, sem perder detalhes, e uma câmara ultra grande angular de 20 megapixels.

Para se perceber o passo em frente que representa este telemóvel, refira-se que permite a captação de vídeo em 4k, dispondo ainda de uma funcionalidade para fazer stories quase de forma instantânea. Um aparelho ideal para youtube ou aspirantes a tal.

Na parte frontal, o Huawei Mate 40 Pro mantém a tela OLEd do Mate 30 Pro, proporcionando extremidades muito curvas, mas mantendo na mesma os controlos laterais. Com um processador Kirin 9000 5G, é um dos mais poderosos telemóveis do mercado, mas não fica por aí. Há ainda os 8 GB de RAM e os 256 GB de armazenamento, mais do que suficiente para praticamente criar um diário pessoal e instalar tudo o que precisa. A bateria é muito fiável (carrega com grande rapidez) e permite uma longa durabilidade.

Problema com as apps

No entanto, é fundamental falar sobre o “elefante na sala”: a ausência dos serviços da Google, designadamente a Play Store, o que leva a que muitas aplicações não estejam disponíveis, não obstante a loja da Huawei já vá disponibilizando muitos serviço essenciais. O problema é que muitos outros serviços pura e simplesmente não vão funcionar, uma vez que acabam por requerer, após instalação, acesso à Play Store da Google.

Se é um pequeno soluço, que o é, não diminui a excelência deste Huawei Mate 40 Pro, um telemóvel que define os standards para o futuro e que vai obrigar a concorrência a fazer muitas contas de cabeça para conseguir acompanhar o salto em frente que este aparelho representa.

Veja também