Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
07 Mar, 2023 - 12:54

Hyundai i10: o citadino renovado que também é… desportivo

Valdemar Jorge

O novo Hyundai i10 tem design e tecnologia revistos. Conheça as novidades do citadino que chega no primeiro semestre de 2023.

Novo Hyundai i10

Citadino e desportivo. É assim que é apresentado o novo Hyundai i10, que começa a ser produzido no próximo mês de abril, na unidade fabril da marca em İzmit, na Turquia. Deve chegar aos concessionários na Europa ainda no decorrer do primeiro semestre deste ano.

O modelo, agora revelado pela marca sul-coreana, além do design renovado, estará também disponível com a versão N Line inspirada nas versões de alta performance da Hyundai.

A par do novo visual o i10 estará equipado com novas e avançadas soluções tecnológicas e de conectividade e elementos de conforto que o dotarão de argumentos mais competitivos para ‘lutar’ no segmento dos citadinos.

Hyundai i10: design exterior e interior renovados

A Hyundai anuncia para o novo citadino alterações de design exterior e no habitáculo, em relação ao atual modelo lançado em 2019. O novo i10 tem agora uma “postura mais desportiva e transmite uma sensação de maior ousadia graças ao tejadilho baixo e longa distância entre eixos”, refere a Hyundai.

Em termos de palete de cores vão estar disponíveis oito cores exteriores, combinadas com tejadilho em preto.

As novidades estéticas incidem ainda na parte interior dos faróis refletores, bem como, na assinatura LED dianteira e traseira, igualmente redesenhadas.

Acresce que as Luzes de Circulação Diurna dianteiras em LED (DRL) estão agora integradas na nova grelha frontal com design favo de mel. Por seu lado as luzes LED traseiras apresentam um “H” na linha horizontal da bagageira.

O pacote visual do novo Hyundai i10 “normal” completa-se com as jantes de liga leve de 15 polegadas.

Já no Hyundai i10 N Line o design exterior é inspirado no desporto motorizado e inclui para-choques, encaixes, pormenores avermelhados e jantes de liga leve de 16 polegadas. O habitáculo recebe detalhes como uma tripla faixa a vermelho nas costas dos bancos dianteiros que anuncia a vertente desportiva deste citadino.

Introdução de novas tecnologias de conectividade

As novas caraterísticas de conectividade introduzidas no i10 tornam-no mais avançado tecnologicamente e, ao mesmo tempo, possibilitam uma experiência de condução mais cómoda. A saber:

  • cluster LCD de série de 4,2 polegadas;
  • fichas USB tipo C disponíveis nos lugares da frente e atrás;
  • sistema eCall de segunda geração, com base na rede 4G;
  • atualizações de mapas através do sistema Over The Air (OTA).

Entretanto, e para reforçar a usabilidade dos equipamentos, continuam presentes no Hyundai i10:

  • ecrã tátil de 8 polegadas;
  • disponibilidade de conexão Apple CarPlay e Android Auto por wireless.

Por outro lado a marca sul-coreana atualizou os sistemas de segurança mantendo como padrão o Hyundai Smart Sense.

O sistema de Travagem Autónoma de Emergência (FCA) para ‘Cidade’,‘Interurbano’ e ‘Pedestre’ agora inclui também ‘Ciclista’. Este sistema ajuda a detetar e evitar potenciais acidentes com eventuais obstáculos que surjam na dianteira da viatura.

O condutor do Hyundai i10 pode ainda contar com o Sistema de Assistência à Faixa de Rodagem (LKA), que utiliza o controlo de direção para ajudar a manter a viatura na faixa de rodagem. Já o Rear Occupant Alert (ROA) tem por função avisar o condutor que alguém ou algo no banco traseiro, seja esquecido.

Ainda no capítulo do conforto e comodidade, de salientar que o novo Hyundai i10 estará equipado com espelhos retráteis elétricos, câmara traseira de auxílio ao estacionamento e, que à semelhança do modelo de 2019, a bagageira disponibilizará uma capacidade de 252 litros expansíveis a 1.050 litros com o banco traseiro rebatido.

Interior do Hyundai i10
O interior do novo Hyundai i10 é marcado pela tecnologia

Mecânicas sem novidades

Ainda que todo o design do novo Hyundai i10 tenha sido alvo de importante mudança, quer no exterior, quer no habitáculo, como já referido, mecanicamente não serão implementadas quaisquer alterações.

Deste modo, a oferta da marca continua a ser duas motorizações de três cilindros, com 1.0 litro de capacidade. Um dos motores está destinado a equipar as versões denominadas ‘normais’. É naturalmente aspirado e anuncia 67 cv e 96 Nm de binário. A segunda unidade motriz é exclusiva das versões N Line – as mais performantes. Recebe turbocompressor que eleva a potência para os 100 cv e o binário para 172 Nm.

Os preços do novo Hyundai i10 ainda não são conhecidos, pelo que só mais perto do lançamento, lá para o final do primeiro semestre deste ano, deverão ser revelados pela marca sul-coreana.

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