ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
23 Set, 2021 - 15:00

9 ideias baratas para fazer um jardim de fácil manutenção até no outono

Catarina Milheiro

Ter um jardim bonito e bem tratado não é sinónimo de muitos custos e gastos financeiros. Confira as nossas ideias baratas para fazer um jardim único.

ideias baratas para fazer um jardim

Procura ideias baratas para fazer um jardim bonito e cuja manutenção seja fácil? Chegou ao sítio certo. Temos 9 ideias baratas para fazer um jardim, grande ou pequeno, no campo ou no meio da cidade.

Reaproveitar materiais e adquirir plantas mais baratas são apenas algumas das dicas que lhe vamos deixar para garantir que não mais vai deixar o seu espaço exterior ao abandono. É certo que o outono já chegou, mas ainda temos há muito tempo para aproveitar para passar tempo ao ar livre – desde que tenha todas as condições necessárias.

O importante é traçar um plano e, só depois, deitar mãos à obra. Liberte a sua veia de decorador e faça do seu jardim um pequeno pulmão verde!

9 IDEIAS BARATAS PARA FAZER UM JARDIM DE MANUTENÇÃO MUITO SIMPLES

brincar no jardim
1

Escolher as plantas e flores

Na hora de escolher as plantas e flores com que vai decorar o seu jardim, é importante ter em atenção a escolha de espécies mais tradicionais e usuais – isso pela simples razão de terem um preço mais acessível e, também, de se adaptarem melhor ao clima do que as espécies mais exóticas.

2

Ter em consideração o tamanho do jardim

A gestão do espaço é fundamental. Assim, se tem um jardim amplo, deve optar por preenchê-lo com plantas maiores e que o ajudarão a, mais rápida e economicamente, compor o espaço. 

No caso de se tratar de uma área menor, pode usar plantas mais pequenas, com crescimento vertical, para tirar o máximo partido do espaço.

No fundo, o importante é aproveitar ao máximo o espaço que tem disponível para o efeito de modo que tudo o que pretenda ter no seu jardim, caiba na perfeição.

3

Reaproveitar materiais

Quando se fala em ideias baratas e em economizar, reutilizar e reaproveitar são mesmo as palavras de ordem.

Olhe em volta e veja tudo o que tem aí por casa e a que pode dar uma nova função – por exemplo, a sapateira que já não usa. Pinte-a, encha-a com suculentas e dê um novo look ao seu espaço exterior.

As caixas de madeira e os tijolos em cimento são também uma excelente forma para organizar o seu jardim – pode, por exemplo, criar a sua pequena horta neste tipo de materiais.

4

Informe-se sobre a manutenção e cuidados

Além de ter em conta os custos das plantas, é igualmente fundamental ter em atenção os gastos com a manutenção das mesmas.

Espécies muito sensíveis vão requerer um cuidado diário, aquisição de produtos específicos e, até, a contratação regular de um jardineiro.

Por isso, se o objetivo é simplificar e tornar tudo mais fácil opte por plantas que não exijam uma manutenção tão rígida.

5

Utilize pedras decorativas

De inspiração asiática, os jardins com pedras decorativas são super bonitos e transmitem uma vibração zen. Além de simplificarem em muito a manutenção (já que a pedra não requer qualquer tratamento), pode substituir áreas verdes de relva que necessitam sempre de alguma rega.

Caso pretenda definir diferentes áreas no seu jardim, as pedras são também uma excelente opção.

6

Decore as paredes do jardim com trepadeiras

Sabe aquela parede que precisa de ser pintada ou arranjada? As trepadeiras são uma ótima opção para quem quer tapar as paredes do jardim ou até mesmo da varanda de uma forma simples e eficaz.

Basta que arranje um pé da planta para que rapidamente ela cresça por toda a área da parede num ápice! Verá que o seu espaço ficará muito mais acolhedor e com um verdadeiro aspeto de um jardim completo.

7

Coloque suportes para vasos nas paredes

Se a área do seu jardim for um pouco limitada e precisar de mais espaço para plantar ervas aromáticas, por exemplo, pode sempre optar por colocar uma estrutura de metal na parede para colocar vários vasos pendurados.

Esta é uma forma de aproveitar ao máximo o espaço disponível e é bastante prática – quer para plantar como para fazer a manutenção das plantas mais pequenas.

Além disso, pode ser aplicada num jardim de uma casa térrea ou simplesmente numa varanda ou terraço.

8

Aposte num jardim de inverno

Um jardim de inverno é sempre uma boa opção para espaços mais pequenos e simples. Contudo, é necessário perceber onde serão colocadas as plantas – isto é, se em vasos, no chão ou em canteiros.

Além disso é também crucial procurar espécies que se adaptem a este tipo de ambiente para que a manutenção seja mais fácil e para que não murchem. Use e abuse dos vasos, de pedras, bancos ou caixas de madeira, blocos de cimento e de objetos decorativos como almofadas, por exemplo.

Lembre-se que pode procurar tudo o que tenha em desuso em casa e reutilizar para outros fins. Verá que os resultados vão deixar todos boquiabertos.

9

Utilize a criatividade e imaginação

Não há limite para a criatividade, nem para a imaginação, e isso pode ajudar a poupar muitos euros no momento de tratar do seu jardim, além de o tornar verdadeiramente único.

Uma ideia simples é pintar, de forma bem colorida, pneus e paletes de madeira, e usá-los como recetáculo de plantas e flores. Pode, depois, dispô-los pela relva ou pregá-los à parede. Ficará surpreendido com o efeito final e vai sair-lhe mais barato do que muitos vasos de compra.

cuidar da horta em casa

COMO CRIAR UM ESPAÇO VERDE NUMA VARANDA OU TERRAÇO

Para quem não tem um jardim térreo numa moradia ou num terreno, saiba que também é possível criar um jardim simples e de fácil manutenção na sua varanda ou terraço.

Para tal, é essencial que analise bem a área que tem disponível e a forma como pretende usufruir do espaço. Confira as dicas que temos para si.

1

Escolha o tipo de plantas

  • Plantas para varandas em andares baixos: nos andares mais baixos há, normalmente, pouco vento e menor incidência do sol. Por isso, opte por plantas de sombra e meia sombra;
  • Plantas para varandas em andares altos: nestas condições, evite plantas com caule fino devido ao vento que é geralmente mais forte;
  • Plantas para varandas com muita exposição solar: neste caso, opte por plantas rústicas;
  • Plantas para varandas fechadas: se a sua varanda for fechada, saiba que deverá procurar por plantas de interior. Para além de se adaptarem bem ao ambiente, são mais resistentes e não necessitam de uma manutenção tão intensa.
2

Opte por um jardim vertical

Os jardins verticais são excelentes para as varandas ou terraços. Pode utilizar diversos vasos com plantas diversificadas enfileirados verticalmente e os mais diversos materiais que tiver disponíveis em casa: desde madeiras, metais, garrafas de vidro ou garrafões construir os vasos.

As opções são várias e a verdade é que os jardins verticais são cada vez mais fáceis de criar. Já para não falar no ambiente maravilhoso que é criado no espaço.

3

Aposte na decoração

Nos espaços mais pequenos é possível criarmos a nossa horta ou pequeno jardim. Basta sermos criativos e utilizarmos vários objetos com cor para complementar o ambiente.

Procure almofadas que não utilize em sua casa, caixas de madeira, frascos de vidro e garrafas e adicione o que puder à sua varanda ou terraço. Adicione umas cadeiras ou uns cadeirões (caso exista espaço) e voilà!

4

Utilize plantas com diferentes alturas

Um bom exemplo de um terraço verde no meio da cidade é precisamente um repleto de plantas com alturas e espécies diferentes. Além de criarem alguma privacidade, os vasos com plantas de diferentes alturas são excelentes para criar um ambiente de descanso.

Por isso já sabe: sim, é possível ter um jardim cuidado, sem contratar um jardineiro e sem gastar rios de dinheiro em água e outros produtos.

Só precisa de fazer as escolhas certas, informar-se sobre a manutenção necessária de cada espécie e ser um tanto ou quanto criativo, no que ao reaproveitamento de materiais diz respeito. Se vai planear o seu novo jardim, sugerimos mesmo que tenha em conta as nossas ideias baratas para fazer um jardim que aqui lhe deixámos.

Veja também