ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
26 Jan, 2021 - 09:50

Transforme o seu apartamento pequeno numa casa ampla e com espaço

Sara Cristóvão

Apartamento pequeno nem sempre é sinónimo de falta de espaço, apenas exige mais organização. Conheça ideias de arrumação imprescindíveis.

ideias de arrumação para apartamentos pequenos

Precisa de ideias de arrumação para apartamentos pequenos? Nós ajudamos! Atualmente viver no centro de uma cidade e conseguir pagar uma boa renda significa também viver num espaço mais concentrado. Mas não desanime! Pense em todas as vantagens de ter um espaço mais pequeno: mais barato, mais fácil de decorar, mais confortável e mais fácil de limpar.

Para se conseguir manter o espaço agradável é essencial uma boa organização e arrumação. E uma boa arrumação implica a melhor otimização possível do espaço. 

Primeiro de tudo: livre-se dos excessos. Comece por organizar o seu apartamento, livrando-se de tudo o que tem a mais, já não usa ou está estragado. No caminho já vai ganhar bastante espaço de arrumação.

Outra dica importante é arrumar as coisas por categorias e não espalhadas pela casa. Apenas assim consegue ter uma noção real daquilo que possui. No entanto, além destas duas dicas importantes temos também algumas ideias de criação de locais de arrumação. Vamos deitar mãos à obra?

Dicas importantes para dar nova vida e utilidade a apartamentos pequenos

Morar num apartamento pequeno tem diversas vantagens e uma delas é ser mais sustentável. Com menos espaço tornamo-nos menos consumistas, poupamos dinheiro e somos mais conscientes dos nossos limites. Além disso, obriga-nos a puxar pela criatividade, pensando na melhor forma de criar zonas agradáveis.

Móveis multifunção

Quando pensamos em ideias de arrumação para apartamentos pequenos, é fácil perceber que a utilização de móveis que têm múltiplas funções são excelentes aliados. Neste ponto podemos incluir uma cama, que poderá ter incorporada mesa de cabeceira e espaços de arrumação. Ou então uma mesa de apoio que poderá ser local para arrumar revistas ou até mesmo arca para arrumar mantas.

Móveis inteligentes

Uma solução inteligente é encontrar móveis que conseguem esconder alguns segredos. Seja uma cama que  se levanta e fica dentro do armário, poupando espaço durante o dia. Ou, então, uma secretária pequena que facilmente se transforma numa maior ou em duas.

Cama ou sofá com arrumação

Esta é uma das principais ideias de arrumação para apartamentos pequenos. Não tenha dúvidas na hora de escolher uma cama ou sofá com arrumação. Poderá guardar lençóis, toalhas, o edredom que não usa no verão, roupa de andar por casa ou pijama, almofadas e mantas. Isto tudo à distância de abrir uma gaveta ou um baú.

Apenas tenha cuidado numa coisa: não compre móveis demasiado grandes, caso contrário poderá ficar com a divisão demasiado cheia.

Prateleiras

A verticalidade dos espaços é um dos maiores aliados das ideias de arrumação em apartamentos pequenos. Poderá usar e abusar de prateleiras em todos os locais da casa, seja na sala, quarto, casa de banho ou cozinha. Nas prateleiras poderá colocar elementos de decoração, mas também caixas evitando que todos os objetos estejam visíveis. Desta forma irá dar um aspeto mais arrumado e também organizar tudo da melhor forma, tornando mais fácil encontrar o que procura.

As prateleiras também são uma excelente opção para arrumar os seus livros, poupando espaço noutros móveis ou no chão.

Espaços vazios e improváveis

Aproveite todos os cantos da sua casa para criar zonas de arrumação. Uma das ideias de arrumação para apartamentos pequenos é o aproveitamento de espaços improváveis. Sejam cantos de paredes, zonas vazias por cima do sofá ou paredes vazias, poderá criar pequenos nichos de arrumação. Poderá também utilizar gavetas ocultas dentro dos seus armários aproveitando todos os centímetros dos espaços não utilizados.

Por que não aproveitar a parede para colocar uns ganchos e pendurar cadeiras dobráveis? Assim poderá poupar espaço não deixando de lado a possibilidade de receber mais gente em casa.

Móveis à medida

Fazer móveis à medida é uma excelente opção para criar zonas de arrumação num apartamento pequeno. Ter um armário escolhido de propósito para o espaço onde será inserido, não só ajudará a aproveitar melhor o espaço, como também terá uma zona adaptada e pensada às suas necessidades.

Aproveitamento das escadas

O espaço debaixo dos degraus das suas escadas pode ser aproveitado para pôr uma pequena estante, ou um armário à medida. Assim, esta zona poderá ser utilizada para arrumar livros, brinquedos, fotografias, mas também ser um móvel de televisão.

Armários abertos e fechados

Poderá utilizar uma mistura de arrumação aberta e fechada de forma a criar um bom equilíbrio. Sugerimos que, por exemplo, na cozinha e na sala de jantar tenha armários com boa arrumação e funcionais.

O ideal é que tenham uma porta para que, quando fechados, pareçam uma parede e para que a loiça do dia a dia não faça parte da decoração. Aproveite os móveis abertos para expor os objetos que lhe dizem mais, sejam plantas, fotografias, ou mesmo loiças elegantes e com algum significado.

As dicas estão lançadas, agora visualize a sua casa e tente colocá-las em prática. É importante que tenha em conta a máxima: quanto maior for a organização, mais fácil será conseguir uma boa arrumação.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].