Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
27 Out, 2020 - 16:06

IONIQ: de um modelo nasce uma nova marca 100% elétrica

André Freitas

A Hyundai lançou uma nova marca de automóveis elétricos. A Ioniq é agora a nova cara da marca para o segmento. Conheça os modelos revelados.

Ioniq

De forma a acompanhar a evolução e respetiva inovação tecnológica, a Hyundai anunciou o lançamento da Ioniq como marca própria elétrica e confirmou três novos carros elétricos para os próximos quatro anos.

Os novos Ioniq são os elétricos concebidos com um conjunto vasto de novas atualizações e funcionalidades que certamente permitirão uma experiência melhorada ao utilizador.

Com o intuito de ser um veículo “amigo do ambiente”, tem presente nesta mais recente renovação três motorizações distintas:

  • versão híbrida com um motor a gasolina combinado com um motor elétrico;
  • versão híbrida plug-in com um motor a gasolina combinado com um motor elétrico, mas com a possibilidade de circulação em modo exclusivamente elétrico;
  • versão 100% elétrica.

Sendo que todas estas versões emitem níveis de emissão de CO2 muito baixos ou mesmo nulos, é possível poupar bastante no que diz respeito a consumos e impostos.

Isto porque o veículo combina as vertentes elétricas e a combustão (versão híbrida), e tem a capacidade de circular somente com energia elétrica (versões híbrida plug-in e 100% elétrica).

Para responder às motivações e necessidades dos consumidores, a Hyundai decidiu apostar na Ioniq como uma nova marca dedicada à mobilidade elétrica. Vamos, agora, perceber de que forma.

Veículos elétricos Ioniq: 3 modelos novos

Ioniq Hyundai

Como referido anteriormente, a marca investiu em três modelos eletrificados para os próximos anos, tendo revelado alguns detalhes sobre os mesmos.

Segundo o anunciado, será usado um esquema simples em que os números pares irão ser usados ​​para carros e os números ímpares para os SUVs.

Vamos agora apresentar os detalhes conhecidos para cada um dos modelos apresentados.

Hyundai Ioniq 5

O primeiro veículo desta nova marca será um SUV elétrico de médio porte baseado no anteriormente revelado ‘conceito EV 45’:

Com expectativa de lançamento no início de 2021, este veículo será desenhado com o intuito de ser uma “homenagem” ao seu primeiro carro-conceito. 

Este veículo pretende exibir um design futurista, incluindo linhas nítidas e elementos de iluminação LED com efeito tridimensional.

Dentro deste design, será possível observar um para-choques dianteiro simples com faróis estreitos e nenhuma grade falsa.

No interior, a principal alteração estará presente nos cinco lugares disponibilizados, em vez do conceito original de apenas quatro.

Com o intuito de ser completamente inovador, não se espera que se trate apenas de uma versão elétrica de um carro já presente no mercado, como o Kauai elétrico, por exemplo. O objetivo será apresentar um design nunca antes visto.

Relativamente à parte elétrica, a marca coreana não especificou nem confirmou detalhes sobre os sistemas elétricos deste automóvel, mas será de esperar que aposte numa autonomia a rondar os 450 quilómetros, tendo por base a plataforma E-GMP (Plataforma Modular Elétrica Global).

É expectável que contenha também mais que um motor elétrico, tornando-o num carro elétrico com tração nas quatro rodas.

A vantagem deste fator será o aumento de aderência ao piso em condições adversas, para além do forte poder de aceleração.

Hyundai IONIQ 6

Concept Hyundai

Para o ano de 2022, a marca coreana aponta para a apresentação de um modelo desportivo baseado no conceito elétrico mais recente da Hyundai, o Prophecy.

Este automóvel será concebido com um design o mais aerodinâmico possível, combinando contornos simples com uma estrutura mais rebaixada e próxima ao solo.

O interior do automóvel irá sofrer também várias atualizações quando comparado com o conceito que lhe deu origem, tendo como uma das principais novidades a substituição dos controlos do joystick duplo por um volante convencional.

Este veículo irá usar o mesmo chassis E-GMP do Ioniq 5. Como tal, é esperado que contenha motores elétricos duplos com tração nas quatro rodas.

Possivelmente, no futuro, a marca poderá oferecer um modelo mais barato com apenas um único motor e tração em duas rodas.

A plataforma E-GMP do Ioniq 6 conterá baterias suficientes para que este tenha uma autonomia de aproximadamente 450 quilómetros com apenas 20 minutos de carregamento. 

Uma autonomia tão elevada em tão pouco tempo significa que este modelo será um dos veículos com o carregamento mais rápido no mercado atual.

Hyundai IONIQ 7

Por fim, é esperado que a marca coreana anuncie o Ioniq 7 no início de 2024.

Embora não tenham sido revelados muitos detalhes sobre este veículo, é esperado que seja um SUV de grandes dimensões.

Deverá ter um design interior semelhante ao Prophecy que inspirou o Ioniq 6, o que quer dizer que terá um design minimalista com poucos botões, ou seja, o mais simplificado possível.

A marca confirmou que este veículo irá usar a mesma plataforma E-GMP dos Ioniq 5 e Ioniq 6, o que significa que provavelmente irá também estar equipado com motores elétricos duplos e tração nas quatro rodas.

Esta mesma plataforma permitirá que esta nova marca de veículos – a Ioniq – consiga atingir uma elevada autonomia após poucos minutos de carregamento.

Hyundai Ioniq
Veja também Ensaio Hyundai Ioniq EV: o melhor elétrico que pode comprar?

A Hyundai passa agora a destacar a marca Ioniq (que até agora era apenas um modelo), como uma espécie de subsidiária dedicada exclusivamente a modelos elétricos.

Os modelos já apresentados (o 5, 6 e 7) e que serão lançados no mercado nos próximos anos, irão certamente revolucionar o mercado de modelos elétricos, tendo em conta os seus designs futuristas e inovações em termos tecnológicos.

Sendo que será lançado já no ano de 2021, é de esperar que o Ioniq 5 seja utilizado como o  “veículo teste” desta nova estratégia da Hyundai.

Isto significa que, com o lançamento do Ioniq 5 será possível perceber quais os aspetos menos conseguidos ou menos apreciados pelos seus utilizadores, e ajustar os modelos seguintes.

Novas atualizações irão ser certamente divulgadas pela marca coreana nos próximos tempos e com certeza irão cativar a atenção dos curiosos por este tipo de veículos.

Veja também