Márcio Matos
Márcio Matos
26 Mar, 2019 - 11:00
Krav Maga, a arte marcial que conquistou os portugueses

Krav Maga, a arte marcial que conquistou os portugueses

Márcio Matos

Krav Maga, a arte marcial da moda permite-nos conhecer eficientes técnicas de combate, ao mesmo tempo que tonifica o corpo. Fique a saber mais.

O artigo continua após o anúncio

Krav Maga, a arte marcial da moda tem vindo a conquistar cada vez mais portugueses. A história de como surgiu e como floresceu permite-nos compreender como uma arte marcial tão brutal conseguiu criar empatia e admiração em inúmeros praticantes. São cada vez mais as pessoas que integram esta arte marcial no seu quotidiano, encontrando na sua exigência física um meio para tonificar o corpo. Portanto, fique a saber mais sobre Krav Maga, a arte marcial da moda

Krav Maga, a arte marcial da moda: o criador, os benefícios e os princípios

O criador

Emrich “Imi” Lichtenfeld nasceu em Budapeste (na época, Império Austro-Húngaro) e cresceu em Bratislava (capital da Eslováquia). Foi durante o período no qual os anti-semitas espalhavam o terror em Bratislava que Imi Lichtenfeld desenvolveu esta arte marcial, de forma a defender a comunidade judaica.

O fundador do Krav Maga emigrou para Israel e foi lá que as conhecidas Forças de Defesa de Israel receberam o seu treino. Durante mais de 20 anos, o Krav Maga foi desenvolvido, aperfeiçoado e posto em prática pelo exército israelita (Tsahal). Imi Lichtenfeld fundou, ainda, o IKMA – Israeli Krav Maga Association.

Faleceu no dia 09 de janeiro de 1998, deixando orfã a comunidade Krav Maga.

krav maga1

A arte marcial

Em hebraico, Krav Maga significa combate de contacto. Esta arte marcial é derivada dos conhecimentos obtidos nas lutas de rua (karaté, jiu-jitsu ou boxe). Para Imi Lichtenfeld, essas formas de luta eram insuficientes em caso de violência real, em contexto de guerra, onde o risco de morte é iminente. “E se alguém me aponta uma arma, o que posso fazer?”.

Visando a sobrevivência a qualquer custo, esta arte marcial não tem regras, procurando simplesmente a eficácia e a vitória sobre o oponente. Pode tornar-se extremamente dura, violenta e brutal. Contudo, apenas deve ser posta em prática quando o combate é inevitável. Uma arte marcial que se torna útil num contexto em que a vida esteja em risco.

Existem muitos golpes que, por vezes, vemos em alguns filmes de ação e que não são ensinados quando estamos a aprender a maioria das artes marciais. Contudo, no Krav Maga, como não há regras, colocar os dedos nos olhos, soquear a garganta ou pontapear os genitais não é proibido.

Porém, é errado pensar que esta é uma arte marcial de ataque, pois ela surgiu a pensar, precisamente, na defesa pessoal, em caso de perigo. O objetivo é defender-se, atacando da forma mais rápida e eficaz, optando pelo caminho mais curto e com maior impacto.

O artigo continua após o anúncio

Todo o confronto iminente deve ser evitado através do diálogo. Só quando este confronto se torna inevitável é que se deve recorrer a esta arte marcial. O Krav Maga permite, igualmente, o recurso a objetos, desde que estes ajudem a assegurar a sobrevivência.

Benefícios do Krav Maga

A prática regular do Krav Maga traz uma série de benefícios, tais como:

  • melhorar a condição física;
  • tonificar o corpo (numa aula, pode perder cerca de 1000kcal);
  • desenvolver a atenção e a coordenação motora;
  • melhorar a autoconfiança.

7 princípios do Krav Maga

  1. Estar prevenido e evitar envolver-se em situações perigosas.
  2. Recorrer aos reflexos naturais do corpo humano.
  3. Favorecer métodos que envolvam um risco pessoal mínimo, a partir de qualquer posição.
  4. Tentar evitar o combate recorrendo ao diálogo de modo a desencorajar o atacante.
  5. Atacar eficazmente as zonas mais frágeis e sensíveis do corpo humano (nomeadamente a garganta, a zona genital e os olhos).
  6. Aproveitar o contexto e recorrer a qualquer objeto ao alcance, bem como as armas naturais do corpo humano.
  7. Não haver regras. Só a sobrevivência interessa e não há proibições. Quando se trata de salvar a vida, todos os golpes são legítimos.

Krav Maga, a arte marcial da moda em Portugal

Em Portugal, o Krav Maga chegou em 2000 e, desde então, tem cativado cada vez mais portugueses. Pelo que há alguns locais onde pode conhecer e pôr em prática esta arte marcial. Fique a conhecê-los.

União Krav Maga Combat & Self-Defense

  • Onde pode aprender esta arte marcial: Vila Nova de Gaia; Porto; São Mamede Infesta; Santo Tirso; Vila das Aves.
  • Confira os horários destas escolas, aqui.
  • Fique, ainda, a conhecer a  Federação Portuguesa de Krav Maga.

Veja também: