ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Assunção Duarte
Assunção Duarte
23 Jun, 2021 - 10:28

Como limpar a capa do telemóvel corretamente?

Assunção Duarte

Se não limpar a capa do telemóvel regularmente, facilmente as bactérias e vírus acumulados na sua superfície podem passar para as suas mãos e rosto.

Como limpar a capa do telemóvel

Limpar a capa do telemóvel é essencial para que este dispositivo não espalhe agentes infecciosos ao utilizador. Um estudo de 2017, realizado pela Universidade americana do Arizona, chocou o mundo ao revelar que os telemóveis podem albergar até 10 vezes mais germes do que um acento de sanita. O mesmo acontece com as suas capas. As causas são óbvias. Levamos o telemóvel para todo o lado e por vezes até o partilhamos, o que faz com que ele possa estar tão sujo como as nossas mãos antes de as lavarmos.

Higienizar com frequência telemóvel e respetiva capa, revela-se tão importante quanto lavar as mãos no atual contexto de pandemia. Para limpar o dispositivo sem riscos visite-nos aqui e, para limpar a capa do telemóvel, siga as instruções que lhe deixamos para cada material específico.

O objetivo é limpar a capa do seu telemóvel sem a estragar.

Limpar a capa do telemóvel: com que frequência?

Para reduzir os riscos de contaminação, deve utilizar um toalhete húmido ou um papel com desinfetante de mãos para limpar o seu telemóvel e capa sempre que chega a casa.

É especialmente necessário fazê-lo se utilizou o telemóvel sem ter lavado as mãos depois de ter tocado em várias superfícies que possam estar contaminadas. Por exemplo, num transporte público ou num supermercado, locais onde tem de tocar em superfícies ou objetos que muitas outras pessoas já tocaram. 

limpar o telemóvel na sala

Também deve fazê-lo se partilhou o seu telemóvel com alguém ou se tem o hábito de o pousar facilmente em qualquer sítio quando está fora de casa. Mas a utilização deste toalhete ou papel desinfetante não impedem uma limpeza mais aprofundada.

A alternativa seria adoptar novos hábitos como não partilhar o telemóvel, não o pousar em superfícies não higienizadas, desinfetar as mãos antes de o utilizar ou, não o juntar ao rosto enquanto fala. Difícil? Então o melhor é limpar a capa do telemóvel a fundo, pelo menos uma vez por mês.

Limpar a capa do telemóvel: limpeza a fundo

Capas de plástico – a lixívia limpa tudo

garrafa de lixívia amarela

As capas de plástico são as mais fáceis de limpar eficazmente porque, este material pode resistir ao agente de limpeza mais eficiente de todos: a lixívia.

Misture uma porção de lixívia com 16 porções idênticas de água. Use luvas de cozinha, abra as janelas para não se intoxicar e tenha cuidado com os pingos. Basta mergulhar a sua capa nesta solução durante 5 a 10 minutos e depois esfregá-la com um pano ou esponja. Pode usar uma escova de dentes velha, que não vai voltar a usar para lavar os dentes, e esfregar os locais de acesso mais difíceis. 

Passe muito bem por água e seque com uma folha de papel. Deixe arejar ao ar meia hora antes de voltar a vestir o seu telemóvel. Mas tenha cuidado. Se a sua capa de plástico tiver desenhos ou pinturas que possam desaparecer ou estragar-se com lixívia, utilize as instruções para capas de borracha e silicone. Não queremos que estrague a sua capa.

Capas de borracha e silicone: detergente de loiça ou bicarbonato de sódio

Estas capas podem ser lavadas com detergente de loiça ou outro detergente suave. Pode misturar a quantidade que acha indicada numa bacia com água quente. Utilize um pano ou esponja para esfregar e a escova de dentes fora de uso para chegar a todo o lado. 

Para as manchas e amarelecimento que não saem com o detergente, pode usar bicarbonato de sódio. Misture uma parte de água morna com 3 partes de bicarbonato de sódio para formar uma pasta que deve deixar atuar durante 5 minutos nas áreas mais escuras antes de esfregar.

Passe bem por água, seque com papel e deixe ao ar para arejar durante meia hora.

smartphone
Veja também Telemóvel novo? 10 cuidados essenciais

Capas de madeira: o vinagre faz maravilhas

emabalagens de vinagre e bicarbonato de sódio

Alguns acabamentos de madeira da sua capa podem reagir mal ao excesso de líquido.

Encolher, alargar ou rachar depois de seca podem ser as consequências. Para evitar estes contratempos faça uma solução com 2 partes de água e uma parte de vinagre e misture bem. Se estiver mesmo muito suja, pode ainda adicionar gotas de sabão em pó.

Encha um borrifador com esta mistura e borrife a capa sem a encharcar, limpando-a de seguida com um pano húmido. Utilize uma folha de papel de cozinha ou um pano seco para remover totalmente a humidade. Se sobrar líquido no borrifador repita o processo semanalmente e não uma vez por mês, porque esta limpeza é menos aprofundada do que com lixívia ou sabão.

Capas de pele: sabonete muito suave ou produto próprio

Estas são as capas mais melindrosas no que diz respeito à limpeza. A sensibilidade da pele pode fazer com que manchas ou outras sujidades sejam difíceis de retirar sem estragar ou mudar a sua cor.

O ideal é comprar um produto próprio e seguir as suas instruções, mas ainda assim, uma solução de água morna e sabão suave pode ajudar. 

Não aplique diretamente na capa porque a própria a simples água pode manchar. Mergulhe um pano na solução e esprema-o até que fique apenas húmido e utilize-o para fazer a limpeza. Seque com papel. Nunca coloque sob luz solar direta ou fontes de  calor para secar.

Saiba que a cor pode ficar alterada sempre que repetir este processo, mas avalie se não vale a pena fazê-lo mais do que uma vez por mês para se manter protegido dos germes. 

Veja também