ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Mai, 2022 - 11:29

Saiba como limpar estofos de tecido de forma eficaz

Catarina Milheiro

Limpar estofos de tecido parece-lhe uma tarefa difícil? Seja para poltronas ou cadeirões, temos a solução para os seus problemas.

Não sabe como limpar estofos de tecido de forma rápida e eficaz? Se também costuma limpar os estofos e tecidos dos móveis regularmente, significa que está a prolongar a vida destas peças.

Afinal, as poeiras que se vão acumulando podem deixá-las encardidas, manchadas e até sem cor. Além disto, as cadeiras estofadas por exemplo, têm tendências a absorver todo o tipo de impurezas que circula no ambiente.

Por isso mesmo, é crucial conservar devidamente este tipo de peças de mobiliário e fazer uma higienização correta de forma rápida e eficaz.

Para o ajudar fizemos um artigo com algumas dicas de limpeza de estofos de tecido.

4 dicas para limpar estofos de tecido

Limpar estofos de tecido pode parecer uma tarefa complicada, principalmente para quem nunca o fez. Muitas vezes, por não sabermos muito bem como o fazer acabamos por desistir com medo de estragar os tecidos ou até de os manchar.

A verdade é que com o passar do tempo, as cadeiras em tecido, poltronas e cadeirões vão acumulando poeiras e sujidade, podendo mesmo causar irritação e coceira na pele e nos olhos – acabando por comprometer a sua saúde e bem-estar em geral.

Mas antes de aprender a fazer uma limpeza correta destes móveis, é essencial entender qual o tipo de tecido que tem nas suas cadeiras, poltronas ou cadeirões.

Na maioria dos casos, os tecidos estofados costumam ter uma etiqueta com as regras de lavagem. Habitualmente essa indicação vem com letras ou desenhos e recomenda um tipo de limpeza um pouco mais profissional.

Assim, verifique se a etiqueta refere as letras “F” ou “W”, sendo que a letra F significa uma limpeza profissional e a letra W significa que é permitida a utilização do processo normal de limpeza húmida – isto é, a forma mais comum.

No caso de observar a letra “P”, é aconselhada apenas a higienização a seco.

1.

Aspirar

Como em qualquer limpeza doméstica, também o aspirador é um instrumento essencial quando o assunto é a limpeza de estofos de tecido.

Por isso, a primeira coisa que deve fazer é começar a procurar por todos os acessórios do mesmo: como as bocas e a escova de cerdas macias, por exemplo. Desta forma é possível aspirar melhor as áreas de difícil acesso como os cantos, as fendas ou as costuras.

Para evitar espalhar a poeira acumulada, deve começar a aspirar o estofo de tecido sempre de cima para baixo.

lavar poltronas de tecido
2.

Lavar

Utilize água, vinagre, bicarbonato de sódio e amaciador para a lavagem.

Esta é uma das formas mais eficazes para limpar estofos de tecido. De facto, todos estes itens estão normalmente nas nossas cozinhas e são bastante úteis nos rituais de limpeza nas nossas casas.

Para colocar em prática siga as seguintes recomendações:

  • Num recipiente de plástico misture 1 litro de água, ¼ de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher do seu amaciador preferido;
  • Depois, transfira a mistura para um borrifador e agite bem para deixar o produto uniforme;
  • Em seguida, aplique sobre o estofado da cadeira e deixe atuar por alguns minutos;
  • Passe uma esponja macia, fazendo sempre movimentos circulares em todo o tecido. Mas tenha atenção: se esfregar demasiado, pode danificar a cadeira, poltrona ou cadeirão;
  • Por fim, com a ajuda de um pano seco e limpo, remova todos os vestígios de produto que possam ter permanecido no tecido. Repita este processo até que o estofo esteja o mais seco possível.
3.

Tratar das nódoas

Como sabemos, o sal é capaz de absorver as mais variadas substâncias. Por isso mesmo, é indicado na remoção de diversos tipos de manchas.

Se os seus estofos em tecido têm manchas difíceis de remover, então saiba que esta poderá ser a melhor opção.

Para uma limpeza eficaz, polvilhe uma quantidade generosa de sal diretamente sobre as manchas, cobrindo-as por completo. De seguida, molhe ligeiramente o local com água morna (para o efeito pode utilizar um borrifador).

Depois, basta deixar a mistura atuar sobre a mancha de um dia para o outro. No dia seguinte pode optar por remover o sal com a ajuda do aspirador e uma escova de cerdas macia.

4.

Limpeza a vapor

Se por algum motivo investiu num dispositivo a vapor para as suas limpezas em casa, pode proceder da seguinte forma:

  • Selecione a pressão de vapor mais adequada para móveis estofados. No caso de surgirem dúvidas sobre o efeito do aparelho no tecido, experimente libertar o vapor suavemente numa área pequena e impercetível. Não se esqueça de colocar um pano de microfibras preso ao aparelho;
  • Depois, basta aguardar alguns minutos. No final, verifique a área que limpou e se não houver qualquer alteração, utilize a máquina de limpeza a vapor em todo o estofo de tecido.

Como pode ver, limpar estofos de tecido nunca foi tão fácil. Basta guardar algum tempo para o fazer e verá que os resultados são brilhantes e eficazes por muito tempo.

Veja também