Luana Freire
Luana Freire
19 Out, 2021 - 12:15

Como limpar sofá branco (ou de cor clara) e mantê-lo sempre limpo

Luana Freire

Saiba como limpar sofá branco ou de cor clara com sugestões simples e económicas para o dia a dia, que acabam até com as manchas mais difíceis.

como limpar sofá branco para uma sala sempre luminosa

Para quem deseja saber como limpar sofá branco, reunimos várias dicas úteis que vão facilitar a lavagem e a manutenção da peça, garantindo que mantém a sua cor clara durante muito mais tempo.

Sofá branco em casa: sim ou não

Ter um sofá branco é uma decisão agridoce, mas se quer saber a nossa resposta à questão de ter ou não um em casa, que não haja dúvidas: damos um grande sim para a escolha do sofá branco (ou de cor muito clara).

A razão é simples: é fácil de conjugar com móveis ou outras cores de têxteis e objetos decorativos da sala.

Outro ponto a favor do sofá claro é a sua versatilidade. Afinal, fica lindo em qualquer ambiente, desde os minimalistas aos mais rústicos, sendo capaz de adaptar-se a diferentes identidades dos espaços onde habita.

Pode mudar a cor das paredes ou transformar o estilo da decoração à vontade, porque o branco fica bem com tudo. Além disso, ilumina o espaço como nenhum outro sofá.

No entanto, como nem tudo são flores, sabemos que no quesito limpeza o sofá branco pode sofrer sérias penalizações. É por isso que listamos produtos e truques especialmente dedicados à manutenção destas peças, que merecem mesmo ter destaque aí em casa – de preferência, sempre com bom ar.

como limpar sofá branco

Como limpar sofá branco (ou de cores claras): cuidados do dia a dia e produtos para a rotina de limpeza

O sofá  branco é uma peça linda e elegante mas, pela sua cor, está muito sujeita a ser afectada por sujidades e manchas.

Basta deixar sobre o sofá branco uma peça húmida para poder comprometer o bom aspeto do seu assento. A boa notícia é que há fórmulas para resolver desafio do dia a dia.

Vai perceber aqui que é muito prático fazer a limpeza de um sofá branco e tê-lo sempre com ótimo aspeto.

No entanto, se tem crianças em casa ou se recebe muitas visitas, uma excelente dica é decorar o seu sofá branco com mantas que o protejam das agressões quotidianas tão comuns nestas situações. Impermeabilizá-lo profissionalmente é, também, uma boa decisão a ter em conta.

Tenha estas sugestões em mente e tome nota dos truques de limpeza e manutenção que vão permitir que o seu sofá claro dê luz e vida a sua casa, sempre com bom ar.

Produtos para limpar sofá branco e de cores claras

Existem diferentes soluções/produtos usados para a limpeza destes sofás de tons claros. Tome nota de algumas:

  • limpa vidros – funciona especialmente bem em sofás de pele;
  • toalhitas íntimas/infantis – indicado para sofás de pele;
  • creme de limpeza branco, mas sem lixívia – promete uma limpeza profunda, sem danificar o tecido claro;
  • pano embebido em leite morno, mas não em muita quantidade.

Como limpar sofá de couro branco

Diariamente: sempre que tiver tempo para esta tarefa, lembre-se de retirar o pó com um pano seco.

Semanalmente: limpe com sabão de coco, procedendo da seguinte forma:

  1. dilua 1 colher de sopa de sabão de coco – líquido ou ralado – em 700ml de água;
  2. coloque a solução num borrifador ou num balde;
  3. borrife a solução no couro branco e esfregue com um pano ou esponja macios;
  4. com um pano húmido, retire o sabão;
  5. depois de bem enxaguado, seque com um pano limpo e macio.

Mensalmente: hidrate. Depois de limpo, hidrate o sofá, aplicando vaselina líquida. Deixe atuar por 15 minutos e remova o excesso com um pano seco.

Anualmente: requisite os serviços de uma empresa especializada e contrate uma limpeza a fundo para o seu sofá.

Como limpar sofá de tecido branco ou de cor clara

sala com sofá branco

Diariamente: tal como o sofá de couro, o sofá de tecido claro deve ter uma manutenção regular. O ideal será fazer a limpeza do pó diariamente, para evitar que a sujidade penetre no tecido e torne-se mais difícil de remover.

Semanalmente: aspire o seu sofá branco todas as semanas, tal como faz com os seus tapetes.

Mensalmente: para remover as manchas que naturalmente ficam no sofá de cor clara, use uma mistura de água e vinagre branco (em proporções iguais). Aplique sobre uma determinada área afetada com um borrifador, mas não em exagero. A água, em excesso, é inimiga dos sofá – que têm estruturas internas feitas de madeira. De seguida, esfregue com um pano claro e limpo.

Caso a sujidade não desapareça com facilidade, faça uma pasta de água e bicarbonato de sódio (com a consistência da pasta dos dentes) e aplique com uma escova de cerdas macias, para preservar o bom aspeto do tecido. Deixe atuar por 20 minutos e remova com um pano limpo embebido em vinagre branco e álcool. De seguida, é só esperar que seque naturalmente.

Anualmente: mais uma vez, é boa ideia contratar um serviço de limpeza profissional para o seu sofá de cor clara em tecido. Pela estética desta peça de mobiliário, mas também pela sua saúde e bem-estar.

Limpeza a seco com bicarbonato para o sofá

O bicarbonato de sódio é um excelente aliado das limpezas e não é diferente quando o assunto é limpar um sofá branco.

Basta polvilhar uma quantidade generosa do produto sobre todo o sofá de cor clara e deixar atuar por meia hora. Depois, é só remover com a ajuda de uma escova ou aspirar.

O bicarbonato de sódio, além de remover odores desagradáveis, tem a capacidade de remover gorduras a clarear o tecido com aspeto amarelado.

Como remover mancha de caneta esferográfica de sofás claros

Esta mistura retira o risco de caneta, assim como limpa a sujidade mais profunda, como as manchas deixadas pelas calças de ganga.

  1. Misture 1 colher de glicerina líquida com 2 colheres de álcool.
  2. Embeba uma esponja na solução e esfregue o lado macio sobre a mancha. Repita a operação se necessário.

Sim, saber como limpar sofá branco é uma dúvida quase geral, mas a verdade é que o problema pode ter uma solução bastante simples e que não lhe toma muito tempo.

A regra de ouro, antes de mais e para evitar o desgaste geral da peça, é não deixar acumular sujidade e nunca deixar para tratar uma nódoa difícil tardiamente.

Fazer uma limpeza de rotina, com a maior frequência possível, é fundamental para manter o bom ar do seu sofá branco. Assim, terá sempre um assento confortável e apresentável para oferecer aos seus convidados e não ficará arrependido de ter optado por um assento de cor clara.

Veja também