Teresa Campos
Teresa Campos
17 Set, 2018 - 17:29
pessoa com pano amarelo a limpar sofá castanho de cabedal

Como limpar sofás de pele e hidratá-los corretamente

Teresa Campos

Aprenda como limpar sofás de pele e dar-lhes uma vida mais longa. Deixamos-lhe indicações e dicas preciosas que o vão ajudar.

O artigo continua após o anúncio

Fique a saber tudo sobre como limpar sofás de pele e mantenha tudo sempre lavado e como novo. De maneira muito simples e sem grande esforço, é possível ter o seu sofá sempre com o melhor aspeto possível e dar-lhe uma vida bem longa. Para além de o limpar, não se esqueça de como é fundamental hidratá-lo e, se preferir, mesmo impermeabilizar. Conheça tudo sobre estas técnicas de tratamento e manutenção do seu sofá e cuide bem do seu assento predileto.

Como limpar sofás de pele: truques e dicas para aprender e aplicar

sofa de pele
Fonte: PxHere

Como proceder à limpeza

Com produtos simples e básicos, consegue facilmente eliminar a sujidade e manchas da pele do seu sofá. Escolha, para isso, produtos de limpeza de PH neutro, pois os produtos ácidos podem criar manchas e, até, alterar a cor da pele. Após a limpeza, apenas tem de assegurar uma boa manutenção da pele do seu sofá.

Um dos produtos que pode usar para este efeito é, tão simplesmente, o sabão azul e branco. Ele é capaz de remover a sujidade no geral e as manchas mais difíceis em particular. Para tal, use um balde com água, um pano ou uma esponja e passe um pouco de sabão no pano/esponja e vá esfregando suavemente. Retire o sabão com água e passe um pano limpo e seco para finalizar.

Como hidratar a pele do sofá

Após remover a sujidade, trate de hidratar bem a pele do sofá, de modo a manter a elasticidade e evitar rasgos por desidratação, frequentes se o sofá estiver perto de luz natural ou de fontes de aquecimento.

Use nos seus sofás os mesmos hidratantes que utiliza na sua pele. Um pouco de creme gordo num pano seco e pouco absorvente é suficiente para alcançar ótimos resultados. Vá espalhando suavemente sobre a pele do sofá e este irá absorver lentamente o creme, pelo que deve evitar sentar-se nele, após a hidratação. Faça esta operação pelo menos uma vez por ano, preferencialmente após o verão, altura em que a pele tem maior perda de hidratação. Caso use aquecimento central, ar condicionado ou outro meio de aquecimento no inverno, deve hidratar a pele do sofá pelo menos duas vezes por ano.

Como impermeabilizar

A impermeabilização da pele permite criar uma barreira invisível para que a pele não absorva líquidos. Os produtos de impermeabilização são facilmente encontrados no mercado. Esta técnica permite não deixar cheiro, além de a pele ficar mais dura e não mudar de cor. Neste caso, se desejar lavar a pele impermeabilizada, deve utilizar apenas água.

Truques e dicas

  • Os toalhetes de limpeza íntima são excelentes removedores de manchas de um sofá de pele, além de retirar a sujidade e hidratar.
  • Os produtos de limpeza simples para lã são, também, ótimas opções para remover a sujidade e pode utilizá-los, tal como o sabão azul.

Agora que já sabe como limpar sofás de pele, não adie mais essa tarefa. Siga as nossas indicações e tenha sempre um sofá lindo e brilhante, completamente limpo e bem hidratado. Não se esqueça de como os sofás de pele requerem cuidados especiais, portanto nunca opte por produtos abrasivos que possam comprometer o bom estado do seu sofá. Cuide da pele do seu sofá com a mesma atenção e delicadeza com que cuida da sua própria pele.

Veja também