ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marcos Silva
Marcos Silva
19 Jul, 2018 - 15:54

Como fazer a limpeza de vírus no telemóvel

Marcos Silva

Sabia que, tal como os computadores, os telemóveis podem ser afetados por vírus? A propósito, sabe como fazer a limpeza de vírus no smartphone?

Como fazer a limpeza de vírus no telemóvel

Os telemóveis podem ser alvo de vírus, tal como os computadores. Se por acaso o seu equipamento for afetado, sabe como fazer a limpeza de vírus do mesmo?

Os vírus são softwares maliciosos – conhecidos como malwares – e estão em constante crescimento, acompanhando a evolução da tecnologia. A maneira mais simples de remover o vírus do telemóvel é fazer um reset ao sistema, fazendo com que as configurações de fábrica sejam repostas no telemóvel.

Mas sabe o que isto significa? Que irá perder toda a sua informação, todos os dados que tinha guardado no telemóvel: fotos, vídeos, ficheiros, músicas e por aí fora. Então, seria melhor usar outro método para fazer a limpeza de vírus do telemóvel.

Como é que um vírus afeta o telemóvel?

limpeza de vírus

Para proceder à limpeza de vírus é preciso primeiro ter a certeza que se trata mesmo de um vírus. O seu telemóvel pode ter sido infetado através de algum ficheiro transferido de uma fonte desconhecida, através de alguma publicidade que tenha aberto ou até mesmo através da instalação de uma aplicação com uma origem suspeita, que não da Play Store.

O Android é dos softwares mais afetados por estes malwares, que podem manifestar-se de diversos modos: redirecionamento para páginas estranhas, telemóvel lento; aplicações que não abrem e até o consumo excessivo de bateria.

Este malwares podem ter diversos objetivos, como roubo de ficheiros, de senhas e até de controlo remoto por outra pessoa.

Limpeza de vírus do telemóvel: passo a passo

Passo 1: Instale um antivírus no telemóvel

Se não tem um antivírus instalado no telemóvel, instale-o já. Este é o primeiro passo. Existem diversos antivírus capazes de fazer a limpeza de vírus. Recomendamos o Avast Mobile Security, que é gratuito.

Depois de instalado, utilize o antivírus para fazer uma análise ao seu telemóvel para encontrar o vírus. Se correr bem, este será encontrado e só terá de escolher eliminá-lo. Se não resultar, passe para o próximo passo.

Passo 2: Inicie o telemóvel em modo de segurança

Caso o antivírus não funcione e o vírus continue no telemóvel, terá de tentar outra forma de fazer a limpeza. Tente iniciar o telemóvel em modo de segurança, pois assim as aplicações com origem terceira não irão correr, possivelmente parando a ação do vírus. Para entrar em modo de segurança, proceda da seguinte forma:

  • Pressione o botão “Ligar” na lateral do seu telemóvel até aparecer a opção “Desligar” no ecrã;
  • Agora pressione a opção “Desligar” e irá ver a opção “Reiniciar em Modo Seguro”. Selecione-a;
  • O telemóvel deverá reiniciar em modo de segurança. Deve ver uma marca de água a dizer “Modo de Segurança”.

Passo 3: Desinstalar a aplicação maliciosa

Uma vez  em modo de segurança, poderá eliminar a aplicação maliciosa do seu telemóvel. Siga os seguintes passo para o fazer.

  • Vá ao menu “Configurações” > “Segurança” > “Administradores de Dispositivo”;
  • Localize a aplicação maliciosa e selecione-a;
  • Clique em “Desativar”;
  • Vá ao menu “Configurações” > “Apps” > “Downloads” e desinstale a aplicação tal como acima descrito.

O primeiro passo é necessário porque algumas aplicações maliciosas identificam-se como administradores, então, só assim é possível removê-las. Se não sabe qual é a aplicação maliciosa, remova todas aquelas que lhe pareçam estranhas ou desconhecidas.

Agora já sabe como fazer a limpeza de vírus do seu telemóvel. Depois deste processo, o melhor é fazer um backup dos seus dados e restabelecer as configurações de fábrica. Assim assegura que todos os seus dados estão guardados caso volte a acontecer e coloca as configurações que foram desenhadas para o melhor desempenho de seu dispositivo.

Veja também