Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Jan, 2022 - 20:42

7 passos para fazer uma limpeza doméstica profunda

Catarina Milheiro

A sua casa está a precisar de uma limpeza doméstica profunda? Saiba por onde começar e deixe o seu lar a brilhar.

limpeza-domestica-profunda

Uma limpeza doméstica profunda, através da qual qualquer canto da casa é aspirado e bem limpo, traz sempre uma sensação de conforto e de renovação do ambiente.

Fazer uma limpeza profunda de vez em quando é essencial para não acumular a sujidade de estação para estação e deixar o trabalho mais difícil de parte- falamos da limpeza dos vidros, dos rodapés, das paredes e muito mais.

A verdade é que quando falamos numa limpeza doméstica profunda, automaticamente ficamos reticentes e sem inspiração. Afinal, trata-se de uma tarefa um pouco chata e demorada.

No entanto, para que seja possível manter a sua casa sempre limpa e devidamente higienizada não basta apenas fazer as limpezas semanais.

É necessário que se façam limpezas mais profundas para remover toda a sujidade que se vai acumulando em locais que não temos por hábito limpar nas limpezas gerais. Por isso, guarde um dia inteiro na sua agenda e siga as nossas dicas para uma limpeza profunda eficaz.

Como fazer uma limpeza doméstica profunda: 7 passos essenciais

1. Inicie a limpeza doméstica profunda pelos tetos da casa

Chegou o momento de realizar uma limpeza doméstica profunda na sua casa e não sabe por onde começar? Inicie sempre pelos tetos – normalmente, esta é uma tarefa mais demorosa e exige paciência.

Utilize um escadote, uma esponja da loiça, um balde com água e detergente, dois panos de microfibras, luvas e uma roupa que possa sujar. Uma boa dica é começar pelo teto da cozinha, não esquecendo de limpar o candeeiro com muito cuidado para que não entre água para o circuito elétrico.

Depois, pode passar para os tetos das casas de banho (que são uns dos que dão mais trabalho também). Se o teto tiver manchas de humidade, experimente passar um pano com lixívia várias vezes até que desapareçam.

2. Passe para a lavagem das paredes

Assim que a limpeza profunda dos tetos da casa estiver concluída, passe para a lavagem das paredes. No fundo, o processo a seguir é mesmo utilizado na limpeza profunda dos tetos.

Contudo, não deverá esquecer que aqui também deverá limpar em simultâneo os armários da cozinha (por fora e por dentro), bem como cada um dos eletrodomésticos.

Lembre-se que as paredes e os armários da cozinha são locais que, normalmente, acumulam bastante gordura. Por isso mesmo, pode ser necessário passar o pano mais do que uma vez para garantir que a limpeza é eficaz.

limpezas de outono

3. Limpe as janelas, vidros e caixilharias a fundo

Assim que tiver limpo os tetos, paredes e armários, deverá passar à limpeza profunda das janelas, vidros e caixilharias. E para uma limpeza eficaz, é necessário que retire as janelas fora dos encaixes da caixilharia se possível.

Com a ajuda de um balde com água e detergente, um pano de microfibras e uma esponja, vá lavando toda a caixilharia. Depois, passe as janelas por água e sabão (pode fazê-lo na banheira ou no jardim), deixe secar e termine a limpeza com um limpa vidros e jornal.

4. Utilize uma máquina de vapor

As máquinas ou aspiradores a vapor já existem há algum tempo e a verdade é que se tratam de equipamentos muito eficientes na limpeza doméstica profunda.

Se gosta de poupar tempo, então estas máquinas vão ser o seu melhor aliado – para além de que não precisa de fazer grandes esforços musculares para limpar.

São ideais para efetuar uma limpeza profunda dos estores, sofás, tapetes, carpetes ou colchões. Normalmente funcionam com um depósito de água e com um motor de sucção, sendo que a única entrada de ar é através do tubo de aspiração.

como limpar sofá de tecido
Veja também Como limpar sofá de tecido: os truques infalíveis

5. Retire todas as cortinas da casa e coloque a lavar

Há quanto tempo não tira as cortinas dos varões? Talvez esteja na hora de as retirar e colocar a lavar na máquina, principalmente se a cor já não for igual à original.

Um conselho bastante útil é o de as retirar logo após a lavagem, para que não fique com muitos vincos e seja mais fácil passá-las a ferro.

Por sabermos que se trata de tecidos delicados, por vezes pode ser mais fácil e seguro levá-las à lavandaria. Se assim for, certifique-se de terminar a sua limpeza doméstica profunda primeiro para que depois possa tratar disso com calma.

lavar persianas
Veja também Como limpar cortinas e persianas de forma fácil: dicas sem mistério

6. Mova todos os móveis do sítio

Para que consiga fazer uma limpeza profunda é essencial que mova todos os móveis do sítio. Desta forma, conseguirá garantir que não aspira somente o pó atrás deles e que faz uma limpeza completa quer dos pavimentos como dos próprios móveis.

Além disto, mover os móveis do sítio pode ajudá-lo a encontrar um novo destino para cada um deles, alterando assim a disposição de cada ambiente. Sabia que mudar o mobiliário de local de vez em quando ajuda a ganhar mais espaço e luminosidade à divisão? Experimente.

7. Limpe os pavimentos da forma mais indicada

A limpeza dos pavimentos é uma das últimas coisas a ser feita em cada divisão da casa. No entanto, para cada tipo de pavimento existem alguns cuidados a ter para que a sua limpeza seja eficiente.

Assim, para o chão da cozinha e da casa de banho (que normalmente é em cerâmica ou azulejo), utilize um balde com água morna e detergente. Com a ajuda de um pano de microfibras ou de uma esfregona, passe o chão de uma ponta à outra garantindo que não ficam manchas nenhumas.

Se pretender, também pode adicionar um pouco de lixívia perfumada à água morna.

No caso dos pavimentos em madeira, é necessário que recorra a produtos um pouco mais específicos como o óleo de cedro, óleo de linhaça ou cera de abelha, por exemplo.

Todos estes produtos servem para conseguir encerar os pavimentos em madeira, bem como móveis. Não se esqueça de limpar sempre no sentido dos veios da madeira.

Veja também