ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarine Martins
Catarine Martins
21 Mai, 2021 - 12:26

Como manter a roupa colorida bonita: descubra as melhores dicas

Catarine Martins

Está cansada de ver as suas peças de cor favoritas desbotadas e gastas? Reunimos as melhores dicas e truques para manter a roupa colorida bonita.

manter a roupa colorida bonita

Sabe aquela peça colorida que adorava, e que com as lavagens acabou por ficar gasta e desbotada? Todas temos uma peça assim no armário. A boa notícia é que há algumas dicas fáceis para manter a roupa colorida bonita.

Com efeito, quanto melhor cuidarmos das nossas peças favoritas, melhor aspeto elas terão e mais durarão. Por isso, da próxima vez que lhe apetecer enfiar tudo na máquina de lavar sem critério, lembre-se disso.

Abaixo encontra alguns truques que vão ajudar a que a roupa de cor permaneça como nova, durante mais tempo.

Nunca foi tão fácil andar bonita e bem vestida, sem ter que estar sempre a comprar roupa nova.

6 boas dicas para manter a roupa colorida bonita

1

Separe as roupas por cores

máquinas de lavar a roupa para cada tipo de cor

Esta pode até parecer uma dica óbvia, mas a verdade é que muitos dos problemas com a roupa de cor começam precisamente na hora de separar as peças.

Nesse sentido, quando for colocar roupa a lavar, é importante que as junte por cores aproximadas (por exemplo, vermelho com rosa e roxo).

Verifique também se há alguma indicação de que a peça tem que ser lavada sozinha porque tinge.

Importante é também que não misture cores muito diferentes como bege e vermelho, ou preto e branco. Isso ajudará a preservar a cor inicial das peças.

2

Deixe de molho

Se as peças coloridas que for lavar tiverem nódoas difíceis, deixe-as de molho durante uma hora, em água fria e com sabão neutro. Isto irá ajudar a retirar toda a mancha, sem estragar as fibras, antes da lavagem propriamente dita.

3

Use sal e vinagre

sal e vinagre para a roupa

Tanto o sal como o vinagre são bastante conhecidos por se assumirem como excelentes aliados, para manter as cores vivas e como novas.

Assim, quando for lavar roupa colorida, adicione meia chávena de vinagre ou cinco colheres de sal ao ciclo de lavagem. Caso vá lavar as peças à mão, coloque o vinagre ou o sal num alguidar com água fria e mergulhe lá as peças, por cerca de 20 minutos, depois da lavagem.

Com efeito, tanto o sal como o vinagre têm substâncias que ajudam a fixar a cor, deixando as peças com um ar de que acabaram de sair da loja.

Tudo o que queremos, certo?

cuidar da lingerie
Veja também Cuidar da lingerie: dicas para aumentar a sua durabilidade
4

Lave as peças do avesso

Esta é uma dica que deve não só aplicar às roupas de cor, como também às pretas e às calças de ganga: lave as peças do avesso.

Isto porque, na hora da lavagem há fricção das fibras, sobretudo se estivermos a falar de lavagem na máquina. Ao virar as peças do avesso, esse atrito é diminuído da superfície da peça, o que se traduz em cores mais duradouras.

5

Cuidado com o amaciador

colocar dose de amaciador para a roupa

Se gosta das roupas cheirosas e com cheirinho a lavado, é natural que adore usar amaciador na roupa.

Contudo, é importante que o use com moderação, uma vez que pode danificar as fibras e até manchar as peças.

O ideal é que dissolva o amaciador com água, e depois coloque a solução no compartimento destinado ao amaciador da roupa.

Acredite, as suas peças agradecem.

6

Seque as peças à sombra

Um erro muito comum na hora de estender a roupa, é deixá-la em contacto direto com o sol.

Quando falamos de roupa colorida, é importante que a estenda do avesso e à sombra. Isto porque, a exposição solar direta tende a desbotar a roupa e a danificar a cor.

Por isso, muito cuidado na hora de estender a sua roupa colorida (e as peças delicadas também).

Como vê, manter a roupa colorida sempre bonita é mais fácil do que parece. Introduza estas dicas na sua vida, e cuide melhor das suas peças.

Veja também