ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Abr, 2022 - 13:14

Manutenção de jardim: 5 dicas eficazes

Catarina Milheiro

Fazer a manutenção do jardim pode ser uma tarefa árdua. Conheça as dicas e as sugestões de empresas que temos para si.

manutencao-jardim

A primavera chegou e com os dias quentes à porta, está na hora de fazer a manutenção do jardim que tem em casa. Afinal, não tarda e já poderá usufruir do jardim muito mais vezes: quer seja para apanhar sol, relaxar ou até mesmo para fazer refeições.

A verdade é que ter um jardim é um autêntico privilégio, mas também uma responsabilidade. Com a correria do dia-a-dia, entre o trabalho e outras tarefas, nem sempre é fácil encontrar tempo para cuidar deste espaço exterior da devida forma.

E se por um lado, há pessoas que adoram esta tarefa e até conseguem relaxar enquanto tratam das plantas, outras não percebem nada do assunto e não têm vontade de começar a fazer a manutenção por elas próprias.

Para o ajudar, temos algumas dicas e ainda sugestões de empresas com este tipo de serviços disponíveis.

5 dicas para fazer a manutenção do jardim

Se também tem um espaço exterior em sua casa, provavelmente já se questionou sobre qual a melhor forma para fazer a manutenção do jardim. De facto, este espaço requer várias tarefas de manutenção que idealmente deveriam ser feitas semanalmente ou mensalmente.

Por vezes, é normal que as pessoas que tenham jardins em casa nem sempre saibam muito bem quais são as tarefas para conseguir manter a área exterior em boas condições.

Atente nas dicas eficazes para a manutenção do jardim que podem realmente ajudá-lo.

Mulher a regar plantas no jardim
1.

Livre-se das ervas daninhas

Qualquer jardim requer cuidados de manutenção regulares para conseguir manter-se sempre em bom estado e devidamente saudável.

Uma das tarefas mais eficazes para garantir a condição deste espaço exterior é retirar todas as ervas daninhas que se vão acumulando na terra e nos vasos das plantas ao longo do tempo.

Ao fazer isto uma vez por mês, vai permitir que a relva e as plantas se mantenham sempre bonitas e em boas condições e claro, evitar deixar todo o trabalho para quando se aproximarem os dias quentes.

Uma boa dica passa por borrifá-las com cuidado com um herbicida especializado assim que as veja a nascer.

2.

Poda regular

Para que não tenha o triplo do trabalho mais tarde e deixar as plantas crescer sem qualquer tipo de controlo, é preferível podá-las regularmente.

Para além disto, o seu jardim também agradece: já que as árvores, plantas e floreiras ficam mais vistosas e bonitas.

Assim, para fazer uma manutenção do jardim deve cortar na diagonal, de forma a evitar a acumulação de água no local e o aparecimento de fungos e doenças.

3.

Controle a luz e irrigação

Tal como a água é crucial para um jardim saudável, a luz também. Por isso, esteja atento às luzes e sombras que estão presentes no seu jardim para conseguir proteger as suas plantas.

O ideal é identificar quais as plantas ou flores que não requerem muita luz ou calor e procurar espaços com maior exposição solar para aquelas que precisam de luz constante.

Além disto, lembre-se que a água é essencial para manter os nossos jardins saudáveis, verdes e brilhantes. Assim, o objetivo é regar com frequência, mas sem abundância.

Se pretender, poderá optar por instalar um sistema de irrigação eficiente, programá-lo e mantê-lo durante todo o ano em funcionamento.

4.

Solo rico

Para obter um solo saudável, o ideal é alimentá-lo com matéria orgânica como folhas, aparas de relva ou pedaços de madeira das árvores até. E quando for necessário, adicione também terra.

Relativamente ao uso de fertilizantes, é crucial ter cuidado para não exagerar nas doses. Caso contrário poderá prejudicar os nutrientes do solo.

Outra dica importante para fazer uma boa manutenção do jardim é controlar periodicamente o estado do solo com a ajuda de um kit de medição do pH: desta forma saberá sempre se o solo precisa ou não de fertilizante.

5.

Cuidado com o corte da relva

Para obter uma relva bonita, verde e brilhante é necessário cortar com frequência. Para tal, recomendamos o uso de uma máquina de cortar a relva.

Mas recorde-se: quando estiver a utilizá-la no seu jardim, não faça um corte muito rente. Se o fizer estará a provocar uma enorme tensão à relva podendo torná-la seca e castanha.

No verão, aconselhamos a manter ainda mais alto o seu relvado, para que as raízes fiquem mais profundas e as ervas daninhas não apareçam com muita frequência.

crianças no jardim

Manutenção de jardim: empresas no Porto e em Lisboa

Se preferir deixar a manutenção do jardim para um profissional, saiba que existem algumas empresas com este tipo de serviço disponível. Confira.

No Porto

Like Garden

Esta empresa tem disponíveis 4 tipos de serviços: construção de jardins, manutenção de jardins, sistemas de rega e jardins de condomínios.

Se procura a ajuda de um profissional, esta pode ser a solução. Relativamente aos preços, pode entrar diretamente em contacto através dos meios disponibilizados ou optar por preencher um formulário no website.

Planta&Corta

Se vive no Porto, esta é mais uma sugestão. A Planta&Corta constrói jardins e faz também manutenções que incluem:

  • Limpeza de terrenos;
  • Corte de relvados;
  • Poda e abate de árvores;
  • Adubação e tratamento fitossanitário;
  • Poda de sebes e arbustos;
  • Limpeza e recolha de lixo,
  • Gestão e acompanhamento técnico especializado.

Quanto aos preços, tudo depende da dimensão do jardim e do tipo de trabalho que será necessário. Para um orçamento detalhado, poderá contactar a empresa através do website.

Em Lisboa

Di Jardins

Esta empresa disponibiliza diversos tipos de serviços associados a jardins e espaços exteriores. Fazem a manutenção de jardins e relvados, poda e tratamento de árvores, instalação e manutenção de sistemas de rega e muito mais.

O melhor de tudo é o facto de contarem com uma linha de SOS serviço imediato, a qualquer hora. Para obter um orçamento adequado às necessidades do seu jardim, pode aceder ao website e optar por um dos vários meios de contacto.

Xpress Garden

Com várias soluções para cada cliente, a Xpress Garden vai com certeza ajudá-lo a manter o seu jardim sempre saudável.

Para garantir um serviço de qualidade, deverá fazer um pedido de orçamento online ou por via telefónica, depois a empresa irá fazer uma visita e análise do espaço, enviar o orçamento e preparar tudo para a manutenção.

Em qualquer localidade

Caso prefira contratar um profissional de forma direta, saiba que pode sempre procurar em plataformas como o YourHero ou no Zaask.

Basta que insira o tipo de serviço que pretende, a localidade e a data prevista para o trabalho e verá quais os profissionais disponíveis para o fazer.

Neste tipo de plataformas pode ainda receber vários orçamentos, sendo que muitas vezes consegue logo ter uma ideia do custo total (há profissionais que estipulam de imediato um preço por hora).

Veja também