Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
07 Out, 2020 - 10:28

Mau cheiro na canalização: descubra a origem e veja as soluções

Mónica Carvalho

É um problema comum a várias casas: o mau cheiro na canalização pode ter diversas causas, que podem ser prevenidas e até mesmo resolvidas.

mau cheiro na canalização

O mau cheiro na canalização é um problema desagradável, incomodativo para quem lida com ele diariamente, mas também desconfortável na hora de receber visitas, por exemplo. Afinal isto é mesmo algo que pode acontecer em qualquer habitação.

O ideal será perceber a origem e colmatar o problema o quanto antes.

Daremos algumas dicas que vão terminar com o mau cheiro na canalização, de forma muito prática e simples.

O que provoca o mau cheiro na canalização?

Este problema não tem uma única origem, mas sim várias, o que o torna numa questão bastante complexa e, por vezes, até mesmo difícil de resolver. Confira os mais frequentes.

pia cozinha

Entupimentos

Os entupimentos são um problema comum que não provoca apenas mau cheiro na canalização, mas também prejudica o próprio funcionamento da canalização. Os ralos entupidos, nomeadamente com matéria orgânica, podem apresentar odores fortes e bastante desagradáveis.

Sifões secos

Em locais pouco utilizados, por que vezes acontece com casas que possuem, por exemplo, mais do que uma casa de banho, ou em segundas habitações, a água que existe no sifão pode evaporar-se, o que provoca mau cheiro.

Uma forma simples de contornar este problema, se for ligeiro, é deixar a água correr durante alguns segundos apenas.  

Vedação de tubagem

A vedação dos tubos da sanita, das torneiras e das pias pode degradar-se por causa da humidade e do mofo. Além do mau cheiro, poderá ter outro problema: infiltrações indesejadas.

Tubagem antiga

Nada dura para sempre e, neste tema, os canos velhos e antigos poderão já não estar a cumprir com a sua função, estando, pelo contrário, a providenciar o ambiente perfeito para o crescimento das leveduras e bactérias.

Material orgânico

Deve sempre manter os ralos a funcionar adequadamente, o que passa por evitar deitar pelas pias das cozinhas restos de alimentos e óleo e, nas casas de banho, restos de produtos de higiene, cabelos e maquilhagem.

Determinados detergentes

Tratando-se de produtos químicos, ainda que necessários à limpeza e desinfeção do local, é natural que o seu uso liberte componentes que podem aderir à canalização e que, consequentemente, provoque mau cheiro. Deve, por isso, usar produtos de boa qualidade.

Água parada

Os locais de água parada são habitats perfeitos para o aparecimento de bactérias e de mofo. Limpe, como tal, esses locais frequentemente.

Como se pode livrar do mau cheiro na canalização?

Para evitar ter de recorrer a um profissional para resolver o problema quando este assumir maiores proporções, nada melhor do que ter alguns cuidados no dia a dia, no sentido de efetuar um manuseamento e uma manutenção corretos.

Produtos à venda

Berner

Este produto ajuda a desentupir tubos de lavatórios, banheiras, sanitas, tubos em PVC, entre outros materiais, permitindo, igualmente, a redução do mau cheiro.

Siga as instruções à risca, porque o Berner é um químico de uso direto e a sua eficácia pode ser afetada quando usado de forma desadequada.

Destop Turbo

Num qualquer supermercado, encontrará este desentupidor concentrado em gel, que poderá usar tanto na casa de banho como na cozinha. é essencial para uso em WC ou cozinha.

Topeira

O Topeira Extra Forte promete acabar de vez com todo o tipo de entupimentos, mesmo os mais difíceis em diferentes locais como os sifões das cabines de duche, bidés, lavatórios, lava-loiças, instalações sanitárias, pequenas canalizações e esgotos, grandes tubos de drenagem e até fossas sépticas, sem danificar as instalações.

Ecodoo

O Pipe Cleaner Gel da Ecodoo é um produto mais amigo do ambiente que possui na sua composição óleo essencial de eucalipto.

Truques caseiros

Borras de café

Se gosta de café, há mais uma forma curiosa, mas útil, de utilizar este produto, mais propriamente o que para si já não serve, que são as borras do café. Pontualmente, poderá despejar pelo ralo dos tubos, para ajudar a eliminar os maus cheiros.

Bicarbonato de sódio com vinagre

Uma mistura de sucesso com dois produtos que já são usados com frequência na limpeza da sua casa. Quando combinados, ajudam a eliminar os fungos, a gordura acumulada e outras substâncias que liberam maus odores na canalização.

Mas não pode usar como bem entender. Deve misturar 100gr de bicarbonato de sódio, 200ml de vinagre branco e 500ml de água quente. Despeje lentamente pelo ralo e verá que se irá formar uma reação de efervescência. Tape e não use esse local durante, pelo menos, uma hora.

Fragrâncias

Por que não apostar nos clássicos métodos para perfumar a casa, como sticks perfumados, velas, difusores, incensos, para ajudar a camuflar os maus odores provenientes da canalização?

Não resolvem o problema é certo, mas ajudam também a perfumar o ambiente envolvente.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].