ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Assunção Duarte
Assunção Duarte
09 Fev, 2021 - 10:17

Animais de estimação: as 10 melhores apps para tutores‬‬

Assunção Duarte

Conheça as melhores apps para tutores de cães, gatos e outros animais. Cobrem tudo, desde cuidados de saúde até ao entretenimento do seu melhor amigo.

Melhores apps para tutores de animais

As melhores apps para tutores colocam a tecnologia móvel ao serviço do bem estar do seu animal de estimação. O objetivo é facilitar-lhe a vida enquanto tutor, permitindo-lhe aceder rápida e eficazmente a informação pertinente que melhora o seu dia-a-dia

São aplicações que podem ser cruciais num momento de emergência e que não esquecem o factor entretenimento, para si e para o seu animal de estimação. São maioritariamente gratuitas e existem para iOS e Android.

Melhores apps para tutores

1. Petable: veterinário online

A Petable é uma aplicação baseada em medicina preventiva que ajuda os tutores a cuidar o melhor possível da saúde do seu pet. Fundada por veterinários portugueses, esta app funciona como uma espécie de portal destes profissionais.  Os veterinários entram na Petable mediante pagamento, mas para os utilizadores o acesso é gratuito. 

A aplicação oferece apoio médico e permite a criação de um diário que funciona como um boletim de saúde digital para o seu animal. O utilizador passa a receber notificações e lembretes para datas de vacinação, consultas ou desparasitações. Os tutores de todos os animais podem beneficiar com esta aplicação, embora muito do conteúdo nela disponibilizado seja mais direcionado para cães ou gatos.

2. Pet First Aid: um guia de primeiros socorros

Cães, gatos e até roedores são abrangidos por esta aplicação. Criada pela Cruz Vermelha Americana, Pet First Aid disponibiliza no seu telemóvel conselhos veterinários para as emergências que exigem uma intervenção imediata. A aplicação não se substituiu aos cuidados veterinários. Apenas pretende garantir que o tutor tome a ação certa quando é preciso fazer manter o animal seguro até à ida ao veterinário.

Utilizando vídeos e questionários interativos (em inglês), aappdevolve conselhos simples e passo a passo, com informação importante sobre medicamentos, alimentação, respiração e pequenos curativos. 

3. 11pets: a agenda completa para o seu animal 

A 11pets é uma das melhores apps para tutores e oferece mais de 50 recursos para cobrir todas as necessidades dos seus animais de estimação. Pode receber alertas para tudo o que precisa lembrar, desde vacinas a comprar comida, e manter um registo médico completo que pode partilhar com seu veterinário.

Apoiada numa tecnologia colaborativa de partilha entre famílias que têm animais de estimação, gestores de abrigos e profissionais da área, esta appfaz parte do grupo das melhores appspara tutores há já alguns anos. Vale a pena experimentar até porque a grande maioria dos recursos que disponibiliza são gratuitos.

4. Zooplus: compre tudo o que precisa

A Zooplus tem sede na Alemanha, mas distribui para toda a Europa. A loja entrega tudo o que o seu animal precisa, quer ele tenha asas, guelras ou 4 patas. Desde alimentos aos acessórios, passando pelos brinquedos tradicionais ou gadgetstecnológicos que contribuem para melhorar o seu bem estar. 

A loja faz entregas a partir do valor mínimo de encomenda de 29 € (valor em artigos, ao qual acrescem taxas de envio) e utiliza como parceiros de distribuição  a DHL e a GLS. Só não fazem entregas na Madeira e Açores ou em apartados.

5. Puppr: educar o seu cão com reforço positivo  

Com a Puppr os tutores podem aprender as principais ferramentas de treino para cães. As lições vão desde os comandos mais básicos aos treinos de agilidade mais elaborados.

Cada lição é dada com vídeos, imagens e instruções fáceis de seguir e o utilizador pode recorrer a um chat live para pedir conselhos mais específicos. Todas as aulas incluem o método do reforço positivo e existe um plano flexível de aulas gratuitas e pagas, dependendo dos objectivos que pretenda atingir com o seu cão. 

Cão São Bernardo deitado
Não perca Raças de cães gigantes: conheça o top 10

6. BringFigo: encontre os hotéis que recebem o seu amigo 

A BringFigo permite-lhe explorar hotéis, restaurantes e atrações que aceitam animais em mais de 100 países diferentes, inclusive Portugal. Pode obter informações sobre as suas políticas para os animais de estimação, ler as avaliações e comentários dos outros hóspedes e fazer a sua reserva online.

Tudo é tratado de forma a que a reserva seja efetivamente feita para um quarto ou local que aceita o seu animal, de forma a não ter surpresas desagradáveis no check-in. Muito importante para os tutores de cães que não querem deixar o seu amigo em casa, mas igualmente útil para os donos de outros animais poderem avaliar as chances de viajar com o seu amigo.

7. PetCube: a rede social dos tutores babados

A PetCube está associada a uma câmara desenvolvida especialmente para filmar animais. O tutor pode observar o seu animal, falar com ele à distância e até jogar com um laser. Mas a aplicação existe independentemente da câmara, mesmo para os utilizadores que não a tenham comprado. 

Funciona como uma espécie de rede social, onde é possível encontrar e partilhar vídeos e fotos de animais de estimação. É uma das melhores apps para tutores e o utilizador pode seguir as atualizações dos seus animais preferidos e pode permitir que os seus amigos ou outros amantes de animais conheçam o seu petespecial.

8. Dog Scanner: identifica raças com inteligência artificial

A Dog Scanner foi desenvolvida pela Siwalu Software GmbH, uma empresa especializada em reconhecimento facial de animais através da inteligência artificial. Para além da Dog Scanner, existem ainda a Cat Scanner e a Horse Scanner.

O objectivo é que os tutores obtenham informações fidedignas sobre as várias características e traços do seu animal de estimação, identificando a sua raça ou raças mistas. Basta carregar uma fotografia  ou um vídeo do seu animal e deixar a appfazer o resto. Apesar de poder falhar, o objetivo é ir melhorando para desenvolver um reconhecimento animal universal sobre a biodiversidade daquela espécie.

9. Cat Fishing 2: o jogo virtual para gatos

O Cat Fishing é o mais famoso dos jogos virtuais criados pela Purina para a marca Friskies. Mais fácil de jogar pelo seu gato se for carregado para um tablet e colocado numa superfície horizontal, este jogo oferece um lago digital cheio de peixes em movimento para ele perseguir. 

É gratuito e capaz de manter o seu bichano ativo durante bastante tempo. Oferece recompensas visuais e de áudio sempre que o seu bichano dá uma patada no ecrã e outros sons que mantêm o seu gato interessado. Também pode personalizar os peixes que aparecem no lago. 

10. RelaxMyDog: o momento zen do seu pet

Com uma free trial, a Relax My Dog permite-lhe encontrar os melhores sons e músicas para ajudar o seu cão a descontrair. Maioritariamente inspirados no meio ambiente, estes sons podem ajudar o seu animal se ele for ansioso ou stressado ou em momentos mais complicados como viagens ou mudanças de casa.

Veja também