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Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
05 Jan, 2018 - 10:41

As melhores e piores saladas para a saúde

Tatiana Carvalho

Saber o que utilizar para criar uma refeição saudável é essencial. Saiba quais ingredientes escolher para fazer as melhores e piores saladas para a saúde.

As melhores e piores saladas para a saúde

As melhores e piores saladas para a saúde podem variar no ranking, isto porque escolher saladas para uma refeição é sempre uma boa alternativa, certo? Nem sempre. Dependendo dos acompanhamentos e molhos, pode acabar por escolher uma salada com mais calorias ou gorduras do que um prato de bife com bacon e batatas.

Quando pedir salada num restaurante, para evitar comer uma salada menos saudável, peça os acompanhamentos e molhos à parte. Assim consegue comer apenas o que deseja e na quantidade que pretender.

As melhores e piores saladas para a saúde

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Melhores saladas

Azeite e vinagre

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Faça o seu próprio molho para evitar consumir produtos pouco saudáveis. Comece pelo azeite, que é uma gordura natural saudável, e um pouco de vinagre balsâmico ou vinagre de vinho tinto. Adicione sumo de lima ou limão e, se quiser diversificar os sabores, experimente utilizar mostarda Dijon, mel, e temperar com sal e pimenta.

Frango ou peixe grelhados

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Se a intenção é adicionar alguma proteína animal à refeição, opte sempre pelos grelhados de carne magra, peixes e frangos. A proteína animal demora mais a ser digerida e pode mantê-lo saciado por mais tempo. A opção de grelhar, cozer ou assar é sempre melhor para evitar adicionar gorduras saturadas.

Espinafre e couves

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Optar por vegetais de coloração verde-escura é sempre uma boa aposta. Ricas em antioxidantes e vitaminas A e C, couves, rúcula e alguns tipos de alfaces podem ajudar a montar saladas muito nutritivas.

Diversidade de vegetais e leguminosas

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A diversidade de vegetais e legumes ajuda não só com a saúde: quanto mais ingredientes  mais saborosa será a salada, com variações de sabores doces e amargos e muitas texturas diferentes.

Frutas naturais e frutos secos

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Para saber quais são as melhores e piores saladas, é essencial o foco na frescura dos ingredientes. Para isso, evite sempre as frutas desidratadas ou açucaradas, como uvas passas e damascos cristalizados. Dê preferência aos frutos secos como nozes e amêndoas, assim como as frutas naturais: morangos, uvas e maçãs. São ótimos acompanhamentos para saladas frescas.

Piores saladas

Molhos cremosos

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Os molhos cremosos, principalmente os industrializados, são ricos em calorias, gordura saturada e sódio. Como a maioria das pessoas utiliza mais de meia chávena de molho, acaba por consumir tanta gordura como se comesse um cheeseburger com batatas fritas.

Molhos sem gorduras

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Molhos livres de gorduras estão permitidos? Mais ou menos. Existe um tipo de gordura que faz bem para o corpo e os molhos sem gordura costumam exceder no açúcar e no sódio para compensar e melhorar o sabor dos molhos.

Frango crocante

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A palavra crocante é uma bandeira vermelha quando utilizada na descrição de saladas. Isto porque o frango crocante normalmente foi frito e se a intenção é comer uma salada para ser mais saudável, os fritos devem estar fora da lista de ingredientes.

Croutons e queijos

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Os croutons comprados prontos possuem muito sal e não acrescentam nada em termos de nutrição. Se gosta do crocante experimente trocá-los por cenouras e frutos secos, por exemplo. No caso dos queijos, opte por qualidades pouco calóricas, como os queijos feta e parmesão, e evite exagerar na dose.

Saladas de maionese

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Não é porque o nome salada aparece na descrição do prato que ele pode ser considerado saudável. Atum, batata, frango e ovos cozidos com certeza são itens saudáveis, porém, todos os seus benefícios são anulados quando eles se misturam com maionese. Rica em sal, gordura saturada e calorias extras, experimente trocá-la por iogurte natural.

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