Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Jan, 2024 - 14:12

Metas para segunda-feira: sugestões para criar as suas

Catarina Milheiro

Sente que seria uma ajuda começar a definir metas para segunda-feira? Espreite as nossas sugestões e deixe de se martirizar.

Definir metas para segunda-feira irá ajudá-lo a manter a sua saúde física e mental em dia. Não falamos daquelas metas anuais que exigem um maior foco e concentração e que dependem de o trabalho durante todo o ano.

Estamos sim a falar sobre pequenas metas que o consigam ajudar a iniciar a semana de uma forma mais leve e menos pesada. No fundo, tratam-se de metas saudáveis que permitem o seu bem-estar de uma forma em geral.

Independentemente dos seus objetivos a longo prazo, a verdade é que traçar metas para as segundas-feiras pode ajudar e bastante em vários aspetos. Se também faz parte daquelas pessoas que detesta, por norma, o início da semana, este tipo de exercício vai ajudá-lo a melhorar esse sentimento.

6 ideias de metas para segunda-feira

Sente que precisa de traçar pequenas metas para segunda-feira? Estamos aqui para o ajudar nesse processo e queremos ajudá-lo a sentir-se bem consigo mesmo.

Contudo, é importante perceber que tudo depende de onde quer chegar. Ou seja, nem todas as metas se adequam a todas as pessoas.

Para o efeito, recomendamos que reflita um pouco sobre a semana anterior, o que correu bem, o que correu mal e aquilo que gostaria de mudar. Falamos de rotinas e pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença no seu bem-estar físico e mental.

Depois, anote num papel somente aquilo que é mensurável, como melhorar a qualidade do sono ou ingerir refeições mais saudáveis, por exemplo. Lembre-se que esta construção de um estilo de vida saudável deve começar sempre aos poucos – com metas que se transformem em hábitos e hábitos que sejam capazes de construir esse estilo de vida mais equilibrado.

Para se inspirar, listamos algumas ideias. Tome nota.

1.

Ingerir mais legumes e frutas

Se tem por hábito fazer refeições num curto espaço de tempo e sem grande qualidade, então porque não começar a pensar em incluir esta meta para a sua semana?

Ingerir mais legumes e frutas pode ser um ótimo objetivo para permitir o bom funcionamento do seu organismo e afastar doenças. Se preferível, opte sempre por alimentos biológicos.

2.

Beber mais água

Sente que tem dificuldades em beber a quantidade ideal de água por dia? Porque não começar a sua semana com este objetivo? Afinal, o corpo e a mente não são saudáveis sem a hidratação necessária.

Por isso mesmo, o ideal é beber cerca de 35 ml para cada kg (no caso de estar atualmente mais sedentário) e 70 ml por kg para quem gosta de se exercitar. Para ajudar a incluir esta rotina diária, opte por adquirir uma garrafa reutilizável e encha com a água necessária para o dia todo.

No caso de precisar de uma ajuda extra, saiba que atualmente já existem diversas aplicações para nos relembrarem do consumo de água com timings específicos.

3.

Defina o período do dia no qual se sente mais criativo

Quando o assunto é o trabalho, as metas para segunda-feira podem fazer toda a diferença. Por isso, deve olhar para aquilo que foi a sua semana anterior e refletir sobre os horários em que, por norma, é mais criativo.

Por exemplo: se sente que de manhã é quando tem um boost de criatividade e é mais produtivo, então deve escolher esse horário para executar as tarefas que exigem mais de si.

Não precisa de cumprir à regra a mesma rotina todos os dias, até porque não nos sentimos da mesma forma diariamente. Mas tente guiar-se por este caminho, poderá ser uma ajuda valiosa.

mulher com mãos na cara a sofrer de depressão de domingo
Veja também Depressão de domingo à noite: causas e soluções
4.

Colocar o corpo em movimento

Para que se consiga sentir verdadeiramente bem, quer a nível físico como psicológico é necessário colocar o corpo em movimento. E com isto, não estamos necessariamente a dizer que tem de se inscrever num ginásio ou numa atividade física.

Experimente definir horários durante a semana para fazer uma caminhada. Por exemplo: na terça-feira e na sexta-feira, caminhar entre as 18 e as 19 horas.

Se, por outro lado, andar a adiar aquela inscrição numa atividade que pretende há muito praticar, então defina um dia para se dirigir ao local e experimentar.

5.

Planeie o seu tempo de forma inteligente

Sabemos que as tarefas fora do trabalho podem ser várias: desde ir ao supermercado, fazer as refeições da semana ou até ter tempo para limpar a casa.

Para começar bem a sua semana e organizar desde logo a sua mente, defina o melhor dia para organizar e limpar a casa. Depois, pense qual será o melhor horário e dia da semana para tratar das compras e anote.

Quanto à preparação das refeições, que tal reservar cerca de uma hora e meia no final de tarde de domingo para tratar de tudo?

Por exemplo: na quinta-feira antes do jantar limpar o pó da casa; na sexta-feira ao final da tarde aspirar e trocar as roupas das camas; no sábado de manhã, limpar as casas de banho e a cozinha e no domingo por volta das 19 horas, preparar as refeições da semana.

6.

Melhore a qualidade do sono

Uma rotina saudável e equilibrada exige boas noites de sono. Se precisa de melhorar este aspeto, comece a investir nele.

Uma forma para o fazer é evitar o consumo de alimentos que o estimulem à noite, evitar bebidas como o café ou chás com cafeína depois das 15 horas – ou, até, a exposição a ecrãs na hora da cama.

Uma das metas para segunda-feira pode ser “deixar de beber café a partir das 15 horas” ou “evitar olhar para o ecrã do telemóvel depois das 21 horas”.

As metas para segunda-feira podem ser várias e distintas. O importante é que sejam mensuráveis e que se adequem àquilo que pretende mudar ou alterar para adquirir um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Lembre-se que o corpo e a mente funcionam como um todo e não há nada melhor do que o preservarmos.

Veja também

Artigos Relacionados