ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
22 Abr, 2021 - 09:16

Mobiliário de escritório: o essencial ao seu conforto

Sara Cristóvão

Atualmente sabemos como é bom ter um home office e a falta que nos fazem alguns elementos. Conheça o mobiliário de escritório essencial ao seu bem-estar.

mobiliário de escritório

A conjuntura atual e o teletrabalho mostraram-nos a importância de ter um espaço de trabalho em casa, o que levou a um consequente aumento da procura por mobiliário de escritório. Assim sendo, sabe o que é essencial para poder montar um espaço confortável e com boas condições para trabalhar? 

É importante ter em conta a ergonomia e o conforto do mobiliário de escritório, uma vez que este pontos estão ligados à saúde e produtividade de quem os utiliza. Além da decoração, é essencial pensar na forma como os diferentes objetos são utilizados.

Quando estiver a montar o seu escritório em casa é muito importante que tenha em conta quatro fatores: iluminação, mobiliário, arrumação e organização.

Fizemos uma pesquisa e reunimos algumas ideias para si.

Escritório em casa: mobiliário de escritório e companhia

Se está a equipar o seu home office tenha em conta alguns dos elementos listados. Acredite que eles trarão conforto e produtividade para a realização do seu trabalho.

Escolha apenas aquilo que realmente lhe faz falta. Não vale a pena adquirir coisas que no final não terão qualquer utilidade para si.

Mesa

De todo o mobiliário de escritório, este é o elemento mais básico. No entanto, é essencial que escolha bem a sua mesa, uma vez que esta está diretamente relacionada com a postura e a saúde da coluna.

Quando escolher uma mesa, é importante que já tenha em conta a cadeira que gostava de utilizar, uma vez que a relação destes dois elementos deve estar alinhada.

A mesa ideal deve estar próxima dos 75 centímetros de altura, permitindo assim uma boa posição para quem usa o computador. 

Para escolher o melhor modelo é essencial que pense como será utilizada. Se será necessário um módulo de gavetas, qual o formato ideal. Por exemplo, o formato em “L” permite criar zonas de trabalho diferentes, já as mesas redondas facilitam a comunicação em reuniões.

Cadeira

A escolha desta peça deve ser exigente, uma vez que vai ter um forte impacto na saúde da coluna do seu utilizador. Uma cadeira desadequada pode influenciar a postura e  produtividade.

Assim, na escolha deste item, o conforto e a ergonomia devem ser essenciais no momento de decidir. A cadeira deve ser confortável e favorecer uma boa postura. Idealmente deverá ter um encosto acolchoado, apoio para braços e uma altura e inclinação ajustáveis.

Prateleiras e estantes

Dentro do mobiliário de escritório essencial não nos podemos esquecer da arrumação. As prateleiras e estantes ajudam-nos a manter a organização. Além disso, podem ajudar a colocar elementos decorativos, a armazenar materiais e a manter o ambiente mais clean.

Para que o seu escritório seja um local harmonioso, a organização é um fator determinante.

Apoio de pés

Pode parecer algo inútil, no entanto, acredite que pode fazer maravilhas.

Imagine que tem uma mesa alta e precisa de ajustar a cadeira. Deverá ter em conta que os antebraços devem formar um ângulo de 90º quando apoiados na mesa. Caso verifique que apenas a ponta dos seus pés toca no chão, é sinal que vai precisar de um apoio de pés. 

Não hesite, o apoio de pés ajuda a manter a sua postura correta e confortável. 

Iluminação

A escolha da iluminação no local de trabalho é um dos fatores mais importantes. Uma boa iluminação poderá ajudar a evitar dores de cabeça ou cansaço visual.

Se não tiver a possibilidade de ter uma boa iluminação natural, invista em candeeiros de secretária que reforcem a luminosidade do ambiente. 

Posicione a mesa perto da janela de forma a aproveitar o máximo de luz.

Decoração

Na escolha do mobiliário de escritório é essencial que aposte em cores e elementos decorativos que lhe agradem. No entanto, tenha em conta que cores mais fortes às vezes podem não dar o ambiente confortável desejado. Aposte em tons mais claros e neutros e complete com elementos decorativos tais como plantas, fotografias da família ou um quadro que goste.

Escolher parece fácil, no entanto é importante definir aquilo que realmente precisa. Existem elementos fundamentais e outros opcionais. A escolha é sua.

Veja também