ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Miguel Pinto
Miguel Pinto
03 Jun, 2022 - 11:41

Monsieur Cuisine: ligue o robot e liberte o chef que há em si

Miguel Pinto

O Monsieur Cuisine é o robot de cozinha do Lidl de que toda a gente fala. Fomos testá-lo e o resultado está neste artigo.

Robot de cozinha Monsieur Cuisine

O ato de cozinhar está sempre ali numa ténue fronteira entre o gosto e a obrigação. Há quem não hesite em passar horas em frente ao fogão a confecionar “aquele prato”, como há quem faça cara feia à ideia de que é preciso fazer uma simples refeição. Ora bem, quer para uns, quer para outros, o robot de cozinha Monsieur Cuisine Connect, um exclusivo do Lidl, pode ser uma ajuda providencial.

O modelo que o Ekonomista testou conta com um ecrã tátil de sete polegadas, balança incorporada e ligação wifi. Cozinha a vapor, refoga, amassa, bate, mistura e esmaga, ou seja, parece fazer tudo sozinho. Pelo menos é o que garantem as especificações, lidas antes de deitarmos mãos à obra.

O desafio foi ambicioso: um dia inteiro com as principais refeições confecionadas no Monsieur Cuisine. Obviamente que isso causou alguma apreensão e havia já quem estivesse munido de diferentes números telefone para os take-away das redondezas. Dando já um spoiler, não foi preciso telefone, nem ninguém se lembrou de encomendar comida.

Monsieur Cuisine: um mundo de receitas

Uma das características mais úteis do Monsieur Cuisine é, sem sombra de dúvida, a ligação à internet, o que permite, a partir da própria máquina, pesquisar um mundo de receitas de todas as formas e feitios.

Para o pequeno almoço, a decisão passou por fazer um prato pacífico e popular: panquecas de maçã e amêndoa. Trata-se de uma receita low carb e que demorou cerca de 45 minutos a fazer.

Com parte dos ingrediente no copo misturador (que tem uma capacidade de três litros, permitindo cozinhar para mais gente), foi só esperar que a massa se tornasse homogénea, fritar os gomos de maçã e verter a massa por cima.

Escusado será dizer que após polvilhadas com açúcar e canela, as panquecas desapareceram a tal velocidade que foi preciso solicitar nova intervenção do Monsieur Cuisine. O primeiro teste estava ultrapassado e com toda a facilidade.

Monsieur Cuisine do Lidl
O Monsieur Cuisine traz todos os apetrechos para cozinhar a vapor

Almoço e jantar sem espinhas

Claro que o almoço seria toda uma outra exigência. Ao correr pelo menu de receitas do Monsieur Cuisine, encontramos algo que nos chamou a atenção: um bacalhau lascado com legumes e puré de grão. Pode parecer um prato algo complicado, mas a verdade é que se fez de forma fácil, principalmente graças à funcionalidade Cooking Pilot.

No ecrã tátil surgem todas as indicações, passo a passo, sobre como fazer esta receita, permitindo, desta forma, acertar nos tempos que cada tarefa exige, o peso correto de cada ingrediente ou a cozedura ideal.

Ao jantar a escolha recaiu sobre um delicioso chili de carne, que a Monsieur Cuisine apurou de forma extraordinária, vencendo todas as resistências dos comensais. Afinal, um robot de cozinha pode mesmo ser um aliado fundamental não só para descomplicar a vida no dia a dia, mas também para servir de auxiliar a quem sempre teve o gosto da cozinha, sem ter a tradicional mão para confecionar os pratos preferidos.

Obviamente que o golpe de misericórdia surgiu na sobremesa, com um arroz doce que desapareceu dos pratos antes que se pudesse dizer Monsieur Cuisine. No dia seguinte, para drenar o corpo, nada como avançar para uma sopa portuguesa. Uma coisinha leve, portanto.

Receita de arroz doce na Monsieur Cuisine (35 minutos)

Ingredientes

1 chávenaarroz carolino
2 Chávenaságuas
1 Lleite de soja
1pau de canela
2casca de limão
1 pitadasal  Kania
1 chávenaaçúcar mascavado
q.b.canela

Preparação

  • Coza o arroz na água.Quando toda a água for absorvida, adicione o leite de soja, o pau de canela, a casca de limão e o sal
  • Deixe cozer em lume brando, mexendo frequentemente
  • Quando o arroz estiver cozido, junte o açúcar e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando, mexendo continuamente
  • Retire o pau de canela e as cascas de limão e coloque o arroz numa travessa ou em tacinhas
  • Decore com canela em pó.

Conclusão

Os robots de cozinha têm vindo a suscitar muitas discussões sobre a sua real utilidade. A verdade é que são um complemento cada vez mais importante nestes dias em que o tempo é fundamental.

O Monsieur Cuisine, do Lidl, é uma das propostas mais estimulantes do mercado, com um preço imbatível, e provou ao longo de todo o teste que fizemos que não defrauda as expetativas.

As inúmeras receitas disponibilizadas resultam sempre bem e as possibilidades são inúmeras. Até as caipirinhas saem deliciosas. E só demoram cinco minutos a preparar!

Veja também