Luísa Santos
Luísa Santos
27 Ago, 2019 - 11:41
Há mudanças no WhatsApp: uma só conta, vários dispositivos

Há mudanças no WhatsApp: uma só conta, vários dispositivos

Luísa Santos

A empresa ainda não confirmou, mas tudo indica que estão a chegar mudanças no WhatsApp que vão permitir usar uma só conta em vários dispositivos.

O artigo continua após o anúncio

Era a mudança que faltava: usar o mesmo login do WhatsApp em diferentes aparelhos em simultâneo. A aplicação não pára de surpreender, tendo já implementado uma série de alterações desde o final de 2018. A confirmar-se, este update será um dos mais relevantes para os utilizadores. Estas mudanças no WhatsApp estão para breve.

Mudanças no WhatsApp: um só login para telemóvel, tablet e PC

whatsapp no telemovel e pc

Era (mesmo) a mudança que faltava: poder utilizar a mesma conta do WhatsApp em mais do que um dispositivo em simultâneo. Parece algo simples e “óbvio” de acontecer, certo? Mas a verdade é que esta funcionalidade nunca esteve disponível no serviço de conversas.

Para utilizar a aplicação no computador, por exemplo, era necessário linkar a mesma de cada vez que a app era aberta. A forma mais comum de o fazer era mesmo através de um QR Code, que tinha de ser lido e sincronizado com o telemóvel de cada vez que se abria a app no PC. O mesmo acontece com os tablets. Ora, com as mudanças no WhatsApp que se avizinham, tudo vai mudar.

Aplicação não vai precisar de um número de telemóvel

A razão pela qual uma conta no WhatsApp só poder ser utilizada num dispositivo de cada vez é o facto de, essa, estar conectada a ao número de telemóvel do utilizador. Tal fator permite, por isso, que o serviço seja utilizado num smartphone sem qualquer dificuldade.

Um computador, como não tem um contacto telefónico associado, carece dessa facilidade. É verdade que há tablets que podem ser comprados com entrada de cartão de telemóvel, mas, uma vez mais, só permitem que o WhatsApp seja utilizado aí, sem poder ser sincronizado com outro aparelho.

É precisamente aqui que vai acontecer a grande mudança. Quem avançou com a notícia foi a WABetaInfo, que garante que a alteração está mesmo em curso.

whatsapp no telemovel

Fonte da Imagem: WhatsApp/Divulgação

WhatsApp vai funcionar como o Facebook

O facto de a empresa ter sido comprada pelo Facebook é um dos motivos pelos quais a uniformização das funcionalidades vai acontecer. Nessa rede social, o utilizador pode entrar com o mesmo login em mais do que um dispositivo, nunca perdendo aquilo que fez anteriormente e nunca precisando de sincronizar contas através de links ou códigos.

O artigo continua após o anúncio

A confirmarem-se estas mudanças no WhatsApp, a mesma conta poderá ser utilizada num telemóvel, tablet ou computador a qualquer altura. Só assim se percebe o porquê de o WhatsApp para iPad não ter sido efetivamente lançado, uma vez que a aplicação já estava pronta para ser colocada no mercado.

Ora, da mesma forma que facilmente acede à sua conta do Facebook, Instagram ou Messenger, também poderá aceder à do WhatsApp. Assim, todas as mensagens recebidas são atualizadas e sincronizadas em tempo real, algo que nunca aconteceu até aqui – já que existiam vezes em que era necessário esperar que as conversas, quando abertas noutro dispositivo, mostrassem todas as mensagens recebidas até então.

A WABetaInfo também garante que a segurança da aplicação deverá ser aumentada, sobretudo no que diz respeito à encriptação ponta-a-ponta. Por outras palavras, este método permite que todas as mensagens trocadas sejam encriptadas em códigos muito complexos desde o segundo em que são enviadas até àquele em que são recebidas – tornando-se impossível de alguém aceder às conversas e perceber o que está a ser falado.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp