Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
22 Mai, 2019 - 12:02
Nazaré: o Sítio, as ondas gigantes e muito mais a descobrir

Nazaré: o Sítio, as ondas gigantes e muito mais a descobrir

Mónica Carvalho

Um labirinto de ruas estreitas de paralelepípedos que desce até uma ampla praia rodeada de penhascos. Viaje connosco até à imponente Nazaré.

O artigo continua após o anúncio

Uma vila costeira e pesqueira famosa por todo o mundo parece uma descrição demasiado abreviada para a Nazaré, mas esta é a base perfeita para falar de um dos cantinhos mais bonitos de Portugal.

É certo que, muitas vezes, a Nazaré apenas é falada pelos recordes estabelecidos pelos surfistas, que enfrentam, muitas vezes, ondas absolutamente monstruosas na Praia do Norte. E tal acaba por catapultar para a vila para a fama e isso mal não faz. Afinal, é uma forma do mundo ter conhecimento daquela que é considerada por muitos como a mais típica praia de Portugal, que encanta qualquer visitante pela sua beleza natural.

A isso, alia-se o clima ameno, uma povoação simpática, afável e hospitaleira. Não é, por isso, de estranhar que seja procurado por tantos, sejam turistas, surfistas e até pintores e artistas, que vêm na Nazaré o cenário perfeito para obras de arte.

Enquanto vila pesqueira, há outro fator que contribui para o encanto da mesma: a qualidade da gastronomia, muito marcada pelo peixe fresco e marisco. Afinal, a Nazaré é, também, uma verdadeira estância de veraneio repleta de cor – não só do sol dourado e mar azul, mas também dos guarda-sóis que ocupam o areal.

Praia da Nazaré: pesca, surf e aventura

Nazaré

Esta enseada de areal longo e formato de meia-lua é um dos pontos mais atrativos da Nazaré, famoso pelas cores vivas, areia branca, água de um forte azul e, claro, as ondas gigantes que impõem respeito –  quer aos surfistas que as vêm como um desafio, quer aos pescadores, que as devem ultrapassar, dia após dia, para partir em buscar do sustento do dia.

Todos os dias, deparamo-nos com as peixeiras, que ainda usam as sete saias – como manda a tradição –, e que apregoam palavras de ordem que nos despertam a atenção.

Esta suposta harmonia um dia foi alterada. Mais propriamente em 2011, altura em que a lenda mundial do surf, Garrett McNamara, surfou uma onda avassaladora de 30 metros – a maior do mundo. E todos os olhos se abriram para prestar atenção a este pequeno cantinho português.

Na Nazaré existe um canhão…

Nazaré

As ondas gigantes têm uma razão de existir: o canhão da Nazaré. Trata-se de um intrigante fenómeno geológico com cinco mil metros de profundidade e uma extensão de 230 km, de origem desconhecida, que produz algumas das ondas mais (in)surfáveis do mundo, principalmente de novembro a fevereiro.

O artigo continua após o anúncio

Hoje, a Nazaré é um destino de surf de renome mundial, procurada por muitos, mas dominada por poucos.

A presença do canhão cria condições únicas e especiais para a formação de ondas grandes. O fenómeno divide a onda em duas, aumenta a velocidade e faz com que posteriormente se reencontrem, numa espécie de livro que abre e fecha e quer guardar para si todos os momentos.

O que visitar na Nazaré

Promontório do Sítio

Até ao século XVIII, o mar cobria toda a vila de Nazaré atual e os moradores viviam no topo da falésia, a mais de 100 metros acima do nível da praia. Centenas de anos depois, a vila é maior e tem outra configuração, o que fez com o promontório deixasse de ser local de habitação para local de romaria, cheio de turistas que o procuram pelas vistas incríveis.

Miradouro do Sítio

Ao sair do funicular que o leva até ao Promontório do Sítio, do lado esquerdo encontra o Miradouro do Sítio, que é o ponto ideal para ter uma excelente vista aérea da Nazaré e do sue vasto areal.

Farol da Nazaré

Este pitoresco farol localiza-se no Forte São Miguel Arcanjo e é um lugar encantador para visitar, especialmente ao final do dia, qual o sol se despede.

Igreja de Nossa Senhora da Nazaré

Nazaré

Esta igreja barroca do século XVII deve a sua beleza ao facto de estar decorada com bonitos azulejos holandeses. Localiza-se no Promontório do Sítio e abriga a muito venerada escultura da Virgem, que, reza a lenda, terá sido construída pelo próprio José, quando Jesus era um bebé – o que deu origem ao nome da cidade.

Onde comer na Nazaré: 3 restaurantes para conhecer

Casa Pires

Se gosta de sardinha assada, então este é um dos melhores restaurantes para provar esta verdadeira delícia! Mesmo que não goste ou não seja época de sardinha, saiba que há sempre outras opções marítimas para provar e pedir sempre mais. A fama da Casa Pires deve-se à sua vasta experiência: aberta ao público desde 1930, a Casa Pires não é um restaurante de grandes dimensões, o que lhe permite manter a qualidade e atendimento personalizado que tão bem caracterizam o espaço.

Sitiado

O Sitiado é uma tasca moderna que disponibiliza tapas clássicas de elevada qualidade, além de um cardápio repleto de surpresas portuguesas que vão ser exatamente o que precisa para terminar um dia em beleza. Presunto refogado com ovos fritos, carne com coentros, moelas cozidas de frango, morcela com cebolas caramelizadas… Abrimos-lhe o apetite?

O artigo continua após o anúncio

A Lanterna

A Lanterna é um restaurante muito acolhedor, de decoração confortável e tetos baixos, especializado em cataplana. Um espaço incrível para refeições em família ou com amigos e que via mostrar como a vida, quando bem aproveitada, é realmente boa de viver.

Onde dormir na Nazaré: 3 sugestões de hotéis

Apesar de sugerirmos três hotéis para a sua estadia, saiba que é frequente haver mulheres locais na cidade, com cartazes de quartos para alugar. E aí os preços podem ser negociados, o que, em épocas altas, pode dar bastante jeito.

Miramar Hotel & Spa

Situado a apenas 10 minutos a pé da praia, o Miramar Hotel & Spa situa-se num local privilegiado com vista sobre o mar e sobre toda a vila e é uma excelente opção quando visitar este local. Possui ainda um restaurante, o Mar Aberto, onde poderá saborear tanto os sabores da cozinha internacional, como uma variedade de iguarias portuguesas.

Hotel Praia

Situado no centro da vila da Nazaré e dotado de um ambiente moderno e descontraído com design exclusivo, o Hotel Praia oferece a todos os hóspedes as condições ideais para uma estadia inesquecível. O melhor de tudo é que está a apenas dois minutos da praia e proporciona um ambiente descontraído, contemporâneo e de design.

Hotel Miramar Sul

O Hotel Miramar Sul está um pouco mais afastado do centro da vila de Nazaré, situando no topo de uma colina, como que oferecendo um posto de vigia e apreciação de toda a região. Contempla espaços amplos e luminosos e permite desfrutar de um ambiente tranquilo proporcionado pela mancha verde do Pinhal de Leiria.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp