Luís Vicente
Luís Vicente
15 Out, 2019 - 14:25
Vista aérea de são martinho do porto

São Martinho do Porto: ideal para uma escapadinha em família

Luís Vicente

São Martinho do Porto é um excelente destino para um fim de semana em família. Conheça os encantos desta localidade.

O artigo continua após o anúncio

A única baía de Portugal continental, na praia de São Martinho do Porto, situa-se na zona oeste, distrito de Leiria, a uma hora e meia de Lisboa e a duas do Porto.

São Martinho do Porto: vista privilegiada para o mar

são martinho do porto

Para os fãs de águas calmas e ligeiramente mais quentes do que o comum na costa oeste, esta praia é provavelmente a melhor escolha. Prova disso mesmo é, por exemplo, ter sido distinguida em 2015 como a praia ideal para férias em família.

Como destino de verão, conta com uma boa rede de comércio local, bem como de restaurantes, tendo opções gastronómica para todos os gostos. Ao longo do ano, São Martinho do Porto é um destino excelente para uns dias de descanso acompanhado de toda a família.

Mas para abrir o apetite o melhor mesmo é encher a vista com os vários miradouros da vila.

Sugerimos que espreite o Miradouro do Facho, o Miradouro do Cruzeiro, ou o Miradouro Salir do Porto, já fora de São Martinho do Porto.

Por outro lado, numa expedição com um certo travo histórico, pode fazer uma curta incursão até às Ruínas da Capela de Santana.

Onde Ficar

São Martinho do Porto ainda não é um destino de tal forma afamado que requeira grande investimento de alojamento; por isso, a variedade de opções para pernoitar não é muito elevada, como mostra uma rápida pesquisa na plataforma especializada Booking.com.

Ainda assim, há soluções a ter em conta, e uma delas até é o Parque de Campismo Baía Azul. Situado mesmo em frente à Avenida Marginal, é possível ficar a dormir com o mar no horizonte, dependendo, claro, do local onde escolhe para acampar. Está a 50 metros da praia e tem blocos de campismo para tendas, caravanas e auto-caravanas.

O artigo continua após o anúncio

Para uma escolha de alojamento mais tradicional, pode ser interessante verificar as ofertas nos Hotel Santo António da Baía, a 11 minutos a pé da praia, e Hotel Concha, em terceira linha de mar.

Nazaré: o Sítio, as ondas gigantes e muito mais a descobrir
Não perca Nazaré: o Sítio, as ondas gigantes e muito mais a descobrir

Onde comer

Como dito anteriormente, a oferta gastronómica supera a de alojamento. E não é só de pescado fresco que se compõe as especialidades dos restaurantes em São Martinho do Porto. Uma pizzeria e um restaurante indiano são dos mais recomendados nos sites especializados.

  • Nova Caravela

Uma das boas opções para comer o tradicional e saboroso peixe e marisco frescos. Delicie-se, por exemplo, com as ameijoas, linguado ou uma salada de polvo. A apresentação dos pratos e o serviço atencioso fazem deste o melhor restaurante segundo as avaliações dos utilizadores.

  • Pizzaria Portobello

Com vista para a Baía de São Martinho do Porto, esta pizzeria apresenta-se como uma boa aposta para uma pequena viagem à gastronomia italiana não saindo da Oeste português. Entre as especialidades da casa está a calzone em forma de peixe. Para os mais fortes, há que provar o azeite picante da casa.

  • Kinara Indian Restaurant

Surpreendentemente (ou não), o restaurante indiano Kinara surge como um dos melhores de São Martinho do Porto. Os elogios vão desde o sabor da comida até ao preço acessível, passando, pois claro, pelo serviço prestável. A vista aqui também não deixa nada a desejar: em plena Avenida Marginal, em frente ao mar.

  • Gelatomania

Depois de provar as deliciosas iguarias salgadas que São Martinho do Porto tem para oferecer, nada melhor do que deixar na boca o sabor doce da Gelatomania, uma casa muito conhecida na vila. Alem de gelados, pode (e deve) provar ainda os crepes e o chocolate. Ainda por cima, tem esplanada mesmo à frente da baía.

Como chegar

A partir do Porto

O melhor trajecto é feito saindo do Porto direcção a Lisboa/Ponte da Arrábida/Gaia, pela A1, depois seguir para sul pela A17 até que muda para A8, onde se faz a maior a parte do trajecto: 1h53. Na saída da A8 é optar pela que diz S. Martinho do Porto / Alfeizerão e continuar sempre em direcção a oeste até chegar à vila.

O artigo continua após o anúncio

A partir de Lisboa

O caminho mais curto, de 1h30, faz-se saindo em direcção à A8, para norte, até à saída de S. Martinho do Porto /Alfeizerão.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp