Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Jul, 2018 - 16:13

10 nomes de molhos que deve decorar, fazer e comer quando apetecer

Helena Peixoto

Saiba os 10 nomes de molhos que deve manter debaixo de olho, a sua composição e com que ligam melhor! Curioso e com água na boca?

10 nomes de molhos que deve decorar, fazer e comer quando apetecer

Se um prato bem temperado já é um verdadeiro prazer, colocando um pouco de molho ele fica realmente divinal. Mas qual escolher? Com o nosso guia de nomes de molhos, composição e suas melhores combinações, não vai mais ter dúvidas.

Os 10 nomes de molhos que apimentam qualquer refeição

nomes de molhos

Fonte: Unsplash / Dennis Klein

Molho de iogurte

O molho de iogurte é um dos nomes de molhos que vão tornar a sua vida bem mais saborosa. Tal como o nome indica, o ingrediente principal é iogurte natural, e pode ter depois variantes com limão, alho, especiarias ou até gengibre. É excelente acompanhamento de carnes grelhadas, mas também pode ser servido como entrada. Um bónus extra é o facto de ser uma opção super saudável, ligando bem também com saladas e massas.

Ver receita de molho de iogurte >>

Molho vinagrete

O vinagrete é um dos molhos clássicos e intemporais. Não vai sair nunca de moda porque a verdade é que combina com quase qualquer coisa! Carne, peixe, grelhados, legumes… À base de azeite, vinagre e limão, é depois temperado com sal e pimenta. Existem ainda versões agridoces para saladas e massas de verão.

Molho teryaki

A palavra Teriyaki é na verdade a junção de dois termos: ‘brilho’ e ‘grelhar’. É por isso que este é um dos nomes de molhos que não deve perder de vista quando pensa em carne ou peixe para grelhar. No entanto, apesar de originalmente este método ser usado apenas para preparar grelhados, atualmente é usado noutras possibilidades.

Ver receita de molho Teriaki >>

Molho de alho

O molho de alho é ótimo para acompanhar pães, massas, carnes ou saladas. Existem várias versões deste molho, tendo como protagonista sempre o alho. Pode depois incluir manteiga, maionese, queijo creme ou até azeite.

Molho cocktail

Sabe aquele famoso molho cor de rosa que acompanha normalmente camarão e marisco? É o molho cocktail e é maravilhoso! À base de maionese e ketchup, apesar de ser muito usado em marisco, acompanha muito bem hambúrgueres e massas frias, por exemplo. Após a base dos dois ingredientes principais, pode acrescentar-se outros para aprimorar o sabor como sumo de laranja, conhaque, ou até um pouco de alho.

Molho barbecue

Ideal para dar aquele toque especial às carnes assadas, especialmente em assadores de jardim, o molho barbecue é muito fácil de fazer e muito saboroso também. Molho inglês, mel, sal, soja e pimentão doce são alguns dos seus ingredientes base.

Molho béchamel

Também conhecido como molho branco, o béchamel tem como ingrediente principal o leite e, ao contrário dos outros molhos que servem mais de acompanhamento, o béchamel entra mesmo na confeção dos pratos (ex: bacalhau com natas, lasanha, etc). Feito em menos de 15 minutos, o único cuidado que exige é que seja sempre mexido para não ficar com grumos da farinha que se mistura com o leite.

Ver receita de molho béchamel >>

Molho de mostarda e mel

Este é outro dos nomes de molhos a guardar bem perto. À base de mostarda, mel e quase sempre um pouco de gengibre também, este molho é delicioso a acompanhar frango, seja em saladas, sandes, massas, frito, grelhado…o limite é a imaginação!

Ver receita de molho de mostarda e mel >>

Molho de tomate

O molho de tomate é o básico dos básicos para ter em casa. E não vale comprar já feito! Até porque é muito simples (e tão mais saboroso). Acompanha muito bem as massas À bolonhesa, mas também carne cozinhada.

Ver receitas de molhos de tomate >>

Molho tártaro

Feito à base de maionese, o molho tártaro é muito utilizado a acompanhar menus de fondue, seja de carne, peixe ou marisco. No entanto, com um bife tártaro acompanha também lindamente (o próprio nome já o indicia)!

Veja também: