Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas Com: Marvin Tortas
09 Out, 2020 - 14:40

Novo Cupra Formentor: a afirmação da marca espanhola?

André Freitas Com: Marvin Tortas

Com um design destemido e desportivo, o Formentor é o novo SUV Coupé da marca espanhola. Chega em Outubro, traz 7 motorizações e uma delas será diesel.

Cupra Formentor

Tal como muitos modelos, o Cupra Formentor começou por ser um concept car, apresentado ao público em 2019, no Salão de Genebra, altura em que a marca celebrava o seu primeiro aniversário.

O impacto, a aceitação e a admiração deste SUV desportivo por parte do público foi tal que a recém criada marca espanhola não teve outra saída se não meter mãos à obra e passar o conceito do Cupra Formentor para as estradas.

Fique com uma visão detalhada de um dos mais recentes e cobiçados SUVs de 2020, e que deverá chegar às estradas ainda durante este ano. Estas são as 10 coisas que deve saber sobre o novo Cupra Formentor.

10 Curiosidades sobre o novo Cupra Formentor

Cupra Formentor

1. Fabricante

A fabricante do novo Cupra Formentor, tal como o nome indica, é a Cupra. Provavelmente, já terá ouvido falar deste nome, mas enquanto modelo ou variante de automóveis da SEAT.

A Cupra tornou-se uma marca no dia 22 de fevereiro de 2018, deixando assim de ser apenas uma divisão desportiva da SEAT para ser uma marca totalmente independente, tal como aconteceu com a DS e a Citroen.

A fabricante tem conseguido provar o seu valor no mercado. No primeiro ano, a marca conseguiu vender 14.400 unidades, atingindo assim 40% de crescimento.

2. ADN 100% Cupra

O Formentor marca o início de uma geração independente e de ADN “verdadeiro” da marca.

A Cupra já conta com alguns modelos no seu portefólio. No entanto, este é o primeiro modelo da marca que é realizado sem recorrer como base a um modelo da SEAT.

Assim, para além dos modelos ganharem uma identidade muito própria e desportiva, também ganham componentes únicos.

3. Design Exterior

Cupra Formentor

Uma marca desportiva como a Cupra teria de começar a marcar a diferença pelo exterior.

O Cupra Formentor é constituído por linhas leves e suaves, que o tornam fluido e elegante. Mesmo sendo um SUV, o Formentor não tem aqueles elementos característicos deste tipo de veículo porque é um SUV coupé.

O novo Cupra assegura a sua robustez através das dimensões físicas e não dos elementos estéticos. Mesmo com estas dimensões, este modelo encontra-se perto do solo para lhe assegurar uma silhueta dinâmica e desportiva.

A sua frente é destemida e agressiva. Aliás, esta frente faz mesmo lembrar um carro desportivo. Relativamente à traseira, podemos dizer que esta transmite confiança, robustez e velocidade. 

Sim, mesmo com um aspeto tão grande e maciço este carro é associado a velocidade e agilidade. Provavelmente, porque a barra de luz que une as extremidades lhe confere este ar mais arrojado.

4. Design Interior

Cupra Formentor

A excelência e elevada qualidade deste veículo estende-se a cada centímetro do mesmo, desde o exterior até ao interior.

O interior do novo Cupra Formentor é visualmente confortável. O que queremos transmitir é que é um interior amplo, minimalista e ao mesmo tempo tecnológico.

O tablier é enorme e une as duas extremidades do carro, desde a porta do condutor até à porta do passageiro. Este “pequeno” detalhe faz com que o espaço “cresça”.

Os acabamentos em cromado negro e preto brilhante são para transmitir a qualidade premium. O design e ergonomia dos bancos também transmitem as mesmas sensações.

De resto, somos contemplados com uma consola central clean e minimalista. Sem dúvida, um interior invejável.

5. Tecnologia

A auge da tecnologia deste modelo é encontrado maioritariamente no seu interior: o sistema de infoentretenimento e o cockpit digital são a prova disso.

Assim, o carro é composto por dois ecrãs de dimensões bastantes generosas.

No ecrã que faz de painel de instrumentos, temos as informações relativas ao carro e algumas configurações. Um painel totalmente digital e desportivo, bastante personalizável.

No sistema de infoentretenimento temos um ecrã de 10 polegadas. Através deste ecrã será possível controlar bastantes aspetos do Formentor, tais como: luzes, abertura de portas e janelas e entre outros (algo semelhante ao que se passa na Tesla, apesar do Formentor ter mais botões físicos).

Este sistema irá permitir elevadas funcionalidades de conectividade com vários dispositivos e internet. A tendência global dos carros é aumentar a conectividade, e este modelo não é uma exceção.

Destaque ainda para o retrovisor digital que lhe irá conceder uma condução mais confortável.

6. Motorizações

O posicionamento da Cupra é claro: automóveis desportivos do segmento premium.

Como tal, um automóvel tão desportivo, agressivo e ao mesmo tempo elegante, merece ter um “coração” que lhe faça jus, ou no caso, 7 corações que lhe façam jus, pois serão 7 os motores disponíveis, incluíndo uma motorização diesel.

Para já, com o lançamento do Cupra Formentor para o mercado, chegará o mais potente 4 cilindros 2.0 com 310cv de potência. O Cupra Formentor VZ terá um motor que debita 400Nm de binário e que é suficiente para levar os quase 1700kg deste SUV dos 0 aos 100km/h em 4,9 segundos.

Mais tarde, a Cupra lançará uma versão com motor híbrido Plug-in, o Cupra Formentor VZ e-Hybrid, que segundo a fabricante, o terá autonomia para 50km em modo exclusivamente elétrico.  Este motor será constituído por um bloco a gasolina 1.4 TSI e um motor elétrico, no eixo traseiro, que lhe dão a capacidade de produzir 245cv de potência combinada.

Mais tarde, chegará o Cupra Formentor e-Hybrid, que será também ele híbrido, mas vê a sua potência reduzida para uns mais modestos 204cv de potência combinada.

As restantes motorizações contarão exclusivamente com motores a combustão, nomeadamente o 1.5TSI de 150cv, e os 2.0TSI com 190 ou 245cv, ou nas versões diesel o 2.0TDI com 150cv.

A opção diesel e a opção menos potente a gasolina serão as únicas que poderão ser equipadas com caixa manual. Todas as restantes irão contar com uma caixa automática de dupla embraiagem DSG de 7 relações.

7. Segurança

Cupra Formentor

Apesar de ser um SUV, o novo Cupra é um carro mais próximo do chão quando comparado com a sua concorrência, e a grande maioria dos SUVs.

Esta característica dá-lhe um ar mais desportivo, como uma maior segurança devido ao centro gravítico. Mas, para além disto, há outros factores e características que contribuem para uma maior segurança durante a condução. 

O Formentor também conta com diversos sistemas tecnológicos que têm como objetivo aumentar a segurança do condutor e passageiros, tais como:

  • Câmaras 360
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Assistente automático de estacionamento
  • Assistente de faixa de rodagem
  • Assistente de ângulo morto
  • Sistema de monitorização de condução “Front Assist”
  • Cruise Control Adaptativo
  • Sistema de direção progressiva
  • Suspensão adaptativa
  • Para-brisas aquecido

Estas são algumas das funções e características disponíveis. Certamente, poderá encontrar outras que lhe sejam mais convenientes.

8. Bagageira

Para quem procura um automóvel familiar e espaçoso, geralmente, esta é característica a ter em consideração.

Apesar de ainda não existirem valores oficiais, há imagens que nos transmitem a capacidade de carga deste modelo. 

Sendo este um “primo” do Ateca (baseado na mesma plataforma), espera-se que a capacidade ronde os 510 litros e que possa atingir os 2150 litros com os bancos rebatidos.

9. Lançamento

Ainda não se sabe qual será a data exata de comercialização do novo Cupra Formentor. No entanto, o seu lançamento oficial deverá ocorrer ainda durante Outubro de 2020.

Relativamente à comercialização, há rumores para que o veículo seja comercializado entre o final deste ano ou inícios de 2021.

10. Preço

Sem data de lançamento anunciada, os preços ou valores estimados também ainda não foram anunciados. Ainda assim, e apontando à concorrência no segmento SUV premium desportivo, os valores deverão rondar os 50 000€.

A marca tem como objetivo vender 30 mil unidades/ano deste modelo durante um período de 3 a 5 anos.

Veja também