Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
22 Jul, 2020 - 17:18

Novo Ford Bronco: o SUV que todos queremos ver em Portugal

André Freitas

O emblemático Ford Bronco está de volta e traz consigo muitas novidades, mas o carisma de sempre. Estas são as 10 coisas que deve saber sobre este novo SUV.

Ford Bronco

O novo Ford Bronco vem reavivar memórias daquele que é um dos maiores ícones da fabricante automóvel nos Estados Unidos.

A primeira geração deste modelo foi lançada em Agosto em 1965 e foi o primeiro jipe americano com tração integral, ou seja, o primeiro SUV todo-o-terreno da história dos Estados Unidos, carregando por isso algum simbolismo.

Com cinco gerações já lançadas, cessou a produção em 1996. Desde esse ano que o mundo não conheceu mais nenhum Ford Bronco, e desde então que a sua cotização no mercado de usados tem subido ano após ano um pouco por todo o mundo.

Em 2021, a Ford prepara-se para lançar este renovado SUV emblemático e carregado de história, mas também carregado de novidades e tecnologia.

10 Coisas que deve saber sobre o novo Ford Bronco

1. Família

O renovado Ford Bronco vai chegar ao mercado sob a forma de uma família. Esta família será composta por três versões, que segundo a Ford se podem dividir da seguinte forma:

  1. Duas portas: feita para terrenos e aventuras mais exigentes;
  2. Quatro portas: ideal para experiências ao ar livre;
  3. Sport: para reconectar com atividades ao ar livre e ainda mais direcionada para o dia a dia.

As versões distinguem-se essencialmente pela carroçaria e também por outras características que apresentaremos mais à frente.

De acordo com a apresentação realizada pela fabricante americana, o novo Ford Bronco foi inspirado e criado com a dureza e resistência típica da F Series e com o espírito de um Mustang.

O objetivo é devolver aos americanos o lado mais explorador e aventureiro com uma gama completa que se adequa da forma perfeita aos objetivos e necessidades de cada um.

2. Tração Integral (4×4)

Um carro que pretende dominar e conquistar todos os tipos de terreno tem de ser um todo-o-terreno, ou seja, tem de contar com tração integral (4×4).

Para conseguir cumprir a sua missão e elevar a fasquia neste segmento, o novo Ford Bronco vai contar com tração às quatro em todos os carros, independentemente da versão ou dos extras.

Assim, qualquer pessoa que pretenda adquirir um Bronco não terá de se preocupar em escolher uma versão superior ou ter de pagar esta característica como uma extra, uma vez que será equipada de série em todos os modelos.

3. GOAT Mode

Apesar de existirem três versões do modelo, qualquer uma delas é bastante versátil e permite explorar todos os tipos de terreno. Claro que há versões mais adequadas para uns fins e outras para outros.

No entanto, tendo em conta a natureza e poder do novo “monstro” da Ford, todas as versões do Bronco serão equipadas com sete modos de condução que a Ford apelidou de GOAT Mode (Greatest Of All Times), ou seja, o melhor de todos os tempos.

Os sete modos de condução são os seguintes:

  1. Normal
  2. Eco
  3. Sport
  4. Slippery e Sand: para caminhos escorregadios (ex: neve) ou com muita areia (ex: dunas)
  5. Baja: ideal para percursos e modos de condução semelhantes aos da corrida em Baja, na Califórnia
  6. Mud: ideal para os momentos em terrenos lamacentos
  7. Rock Crawl: adequado para superar trilhos rochosos

Assim, apenas com um clique e a escolha do modo certo, o carro vai-se adaptar, escolhendo as características e potência adequadas para oferecer o melhor desempenho de acordo com o tipo de terreno, seja eles: água, lama, terra, areia, neve, pedras / rochas.

4. Motorizações

Apesar de um menino destes requerer muita potência e, como tal, uma máquina capaz de gerar esta potência há ainda espaço para algumas opções.

Para as versões de duas e quatro portas, o motor standard é 2.3 litros a gasolina, com quatro cilindros e turbo, que produz um total de 270 cavalos. 

No entanto, se este motor ainda não o deixa completamente animado, existe a versão do motor V6, também a gasolina, de 2.7 litros com duplo turbo, que lhe concedem 310 cavalos de potência.

Estas versões podem ser equipadas com a primeira caixa de 10 velocidades automática ou uma caixa manual de 7 velocidades.

Relativamente à versão Sport, que tem como objetivo servir as necessidades do quotidiano e oferecer novas experiência ao ar livre, o motor base que a equipa é um de 1.5 litros EcoBoost que gera 181 cv de potência e conta com a tecnologia Start-Stop. 

Ainda na versão Sport, para quem procura uma solução mais potente, existe um outro motor de 2.0 litros, também EcoBoost que gera 245 cv de potência e que também com a tecnologia Start-Stop.

Ambos os motores são a gasolina e contam com uma caixa automática de 8 velocidades.

A fabricante americana falou ainda na possibilidade de lançar uma versão híbrida deste modelo. Porém, não adiantou mais detalhes.

VersãoMotorPotênciaCaixa de velocidades
2 portas ou 4 portasGasolina
4 cilindros de 2.3 litros
270 cv7 manuais ou 10 automáticas
2 portas ou 4 portasGasolina
6 cilindros em V de 2.7 litros bi-turbo
310 cv7 manuais ou 10 automáticas
SportGasolina
3 cilindros 1.5 litros 
181 cv8 velocidades automáticas
SportGasolina
4 cilindros 2.0 litros 
245 cv8 velocidades automáticas

5. Tecnologia todo-o-terreno

O novo modelo da Ford e as suas versões irão estar equipadas tecnologias avançadas para oferecer o melhor desempenho, independentemente do tipo de caminho que irá enfrentar.

Bloqueio de diferencial

Para isso, a versão de duas e quatro portas vão contar com um sistema de bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro. Com isto, pretende garantir ao máximo a tração integral em todos os momentos.

A versão sport irá contar com um bloqueio de diferencial traseiro para obter melhores prestações fora da estrada.

Estabilizador hidráulico

O sistema estabilizador hidráulico vai permitir que o carro se torne “flexível”. Basicamente, este sistema irá atuar em momentos mais difíceis, exigentes e desafiantes, como por exemplo, subidas em rochas íngremes. 

Este sistema irá equipar as versões de duas e quatro portas, uma vez que estas são as mais indicadas para este tipo de aventuras. O objetivo deste sistema é fazer com que este SUV ultrapasse praticamente qualquer obstáculo para facilitar a vida ao condutor.

Suspensão

Segundo a Ford, o Bronco irá ser equipado com a melhor suspensão do segmento, a suspensão HOSS (High-Performance Off-Road Stability Suspension), que lhe irá providenciar conforto e segurança em todos os momentos de condução.

Contudo, para os condutores mais exigentes e para as versões de duas e quatro portas, existe a possibilidade de equipar e escolher uma suspensão ainda mais evoluída. 

Esta suspensão é semelhante à dos carros que correm Baja e à dos carros que correm na “King of the Hammers” – prova de todo o terreno, que combina corrida no deserto com a superação de caminhos rochosos. 

Assim, de acordo com a Ford, o Bronco poderá ser equipado com uma suspensão dianteira independente, que permite conduzir a altas velocidade de forma segura e suave

6. Capacidades Off-Road

Todos as versões do novo Ford Bronco, incluindo a Sport, possuem excelentes ângulos de entrada, e saída. Os amantes de todo-o-terreno facilmente compreenderão o que isto quer dizer. 

Se este não é o seu caso, de forma direta e prática, estas expressões revelam a capacidade que o carro terá de lidar com os obstáculos que irão surgir durante os percursos off road, como por exemplo: entradas em rochas, buracos, cursos de água, entre outros.

Como tal, quanto melhor for os ângulos destes veículos, melhor será o seu desempenho em todo-o-terreno.

Para as versões de duas e quatro portas são anunciados ângulos de entrada e saída de 29º e 37,2º, respetivamente. Na versão Sport, os valores são de 30,4º e 33,1º para ângulo de entrada e de saída, o que fazem deste automóvel um excelente aliado para os momentos fora da estrada.

7. Infoentretenimento 

Todas versões do Bronco serão equipadas com o novo sistema de conectividade Sync 4 da Ford.

As versões de duas e quatro portas estarão equipadas com um ecrã touch de 12 polegadas. Por sua vez, a versão Sport irá contar igualmente com um ecrã touch, mas de 8 polegadas.

A conectividade com os smartphones poderá ser realizada via cabo USB ou Bluetooth. Tal como já vem sendo regra nos automóveis mais recentes, poderá encontrar Android Auto e Apple CarPlay.

Uma novidade bastante interessante é a possibilidade de descarregar mapas de trilhos, ou seja, caminhos todo-o-terreno. 

Estes mapas podem ser úteis para os condutores iniciantes, bem como para os avançados. Por exemplo, caso queira iniciar uma aventura, mas não sabe por onde começar, estes mapas poderão ser uma excelente fonte de informação para o guiar.

Caso já tenha experiência e lhe faltem ideias para explorar novos horizontes, os mapas podem fornecer-lhe informação para descobrir novos caminhos e aventuras.

E o melhor de tudo isto é que o novo Ford Bronco vai-lhe permitir a partilha da experiência. De forma resumida, esta funcionalidade documenta a sua experiência de condução, ou seja, através do vídeo e do mapa.

E como é que isto funciona? É muito simples. O carro recorre ao sistema de câmeras 360º e regista em vídeo a sua aventura, como se fosse uma câmera de ação. Para além disso, e tal como referido, através do mapa também regista o percurso para que possa partilhar com que desejar.

No entanto, esta funcionalidade está equipada de série nos modelos de duas e quatro portas.

8. Segurança

Tal como todos os veículos recentes, o novo SUV da Ford também será equipado com as mais recentes tecnologias para maximizar a segurança de todos.

Alguns dos principais sistemas de segurança do renovado Ford Bronco são:

  • Sistema de travagem automática em caso de colisão;
  • Sistema de manutenção na faixa de rodagem;
  • Sensores de ângulo morto;
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus:
  • Câmera de marcha atrás ou 360º para as versões de duas e quatro portas;
  • Bloqueio de diferencial para as aventuras off-road.

9. Acessórios

A nova família de SUV da Ford poderá ser equipada com vários acessórios, que irão tornar a vida do condutor e dos passageiros bastante mais fácil e produtiva durante as suas aventuras.

Para as versões de duas e quatro portas, no total, irão existir mais de 200 acessórios para o equipar o seu carro ou para o ajudar em diversas situações. Na versão Sport irá encontrar mais de 100 acessórios para que nada lhe falte nas suas aventuras. Alguns destes acessórios estarão incluídos no preço inicial, outros serão opcionais.

Estes acessórios podem ser suportes para telemóveis, barras superiores, sistemas para carregar as bicicletas dentro do próprio carro, escadas para parte traseira ou lateral, ou, imagine só, um abridor de latas e garrafas embutido no pilar C.

A versão Sport conta ainda com um bastante espaço de arrumação e uma mesa na parte traseira para preparar o equipamento ou até quem sabe fazer umas refeições.

10. Data de lançamento e preços

A nova família Ford Bronco será lançada nos Estados Unidos no próximo ano – 2021.

O intervalo de preços irá ser bastante amplo, uma vez que existem várias versões e motorizações. No entanto, apresentamos-lhe os principais intervalos de preços:

  • Versão de duas portas: a começar nos 28.500$;
  • Versão de quatro portas: a começar nos 33.200$;
  • Versão sport: a começar nos 26.660$;

Até agora, ainda não há nenhuma informação oficial que confirme a chegada deste modelo a Portugal, nem tampouco a qualquer país europeu. No entanto, e o facto da Ford estar a estudar motorizações híbridas para o novo Ford Bronco, pode ser um sinal de que este modelo possa vir para o continente europeu em meados do próximo ano.

A ser verdade, este será um concorrente direto do Jeep Wrangler, ou quiçá até do novo Land Rover Defender, devendo por isso ter um preço a condizer (mais de 50 000€).

Veja também